Escolher onde fazer o R3 de Clínica Médica não é tarefa fácil. Existem inúmeras instituições competentes por todo o país, que oferecem uma formação de qualidade e muitas experiências positivas para você como profissional.
Mas também é indispensável avaliar questões pessoais, financeiras e suas expectativas em relação ao futuro. Somente assim você poderá fazer uma escolha inteligente e colher bons frutos quando, enfim, completar a sua residência e começar a atuar em hospitais efetivamente.
Mas calma! Se você tem muitas dúvidas sobre o assunto, podemos ajudar. Continue a leitura deste artigo para conferir as 9 perguntas que você deve se fazer para tomar a decisão certa!
Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 10 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!
Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.
É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!
Antes de descobrir onde fazer o R3 de Clínica Médica, lembre-se de que uma nova prova te espera. Então, nada de deixar para se preparar de última hora! Inscreva-se no Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway para melhorar seu desempenho e focar ainda mais nos estudos.
Feito isso, as perguntas abaixo esperam por você. Leia cada uma delas com atenção e reflita sobre os pontos principais para chegar a uma conclusão satisfatória. Vamos lá?
Para decidir onde fazer o R3 de Clínica Médica, o primeiro fator que deve ser analisado é: você consegue ficar longe de casa? Se a resposta é não, a melhor alternativa é procurar uma instituição na cidade em que você mora, ou pelo menos em uma região próxima.
Mas se você acha que consegue e gostaria de enfrentar o desafio de morar fora, aproveite para expandir seus horizontes. Considere outras instituições em seu estado e ao redor do Brasil, e veja quais delas têm o programa na especialidade que você quer fazer.
A segunda pergunta é: o que você procura? Mais experiência de vida? Focar exclusivamente na residência? Fazer mais contatos profissionais? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de escolher o local de sua residência.
Assim, você consegue visualizar melhor suas oportunidades, e se planejar para um futuro que não está tão distante. Além de conseguir organizar seus próximos passos em relação aos estudos e o lugar que ocupam em sua vida.
A maioria dos programas de residência médica oferece uma bolsa. Mas é preciso ter certeza de que esse dinheiro será suficiente para suas finanças, ou se você precisará de ajuda externa para se manter.
Na hora de analisar o que você precisa durante o período de residência, inclua moradia, alimentação, transporte, saúde e até mesmo os gastos extras. Afinal, imprevistos podem acontecer e passar aperto não é nada legal.
Outra questão para decidir onde fazer o R3 de Clínica Médica é se você pretende morar só ou dividir apartamento. A segunda opção é ideal para minimizar as despesas e ter uma companhia com objetivos similares aos seus.
Em contrapartida, a jornada de residência é pesada, especialmente a essa altura do campeonato. Ter privacidade e espaço pode ser importante para estudar e aproveitar os momentos de descanso.
Existem dezenas de programas de Clínica Médica bem conceituados em todo o país. Se você sonha em fazer o R3 em algum lugar específico, vale a pena começar a pesquisar o que é preciso para enfim estudar por lá.
Dessa maneira, para além de se concentrar na preparação para as provas, você pode elaborar um roteiro que envolva também outros aspectos dessa mudança. Como a necessidade de ir para outra cidade, se você vai morar em apartamento, o que precisará para se deslocar até a instituição e assim por diante.
Quem quer seguir carreira acadêmica precisa estar em um lugar que fomente a pesquisa científica e disponibilize boas oportunidades para que os residentes se aprofundem nesse campo. Então, não deixe de priorizar essas instituições em sua lista de possibilidades!
Caso ainda não tenha certeza, escolha aquela que pode contribuir mais com esse objetivo, por via das dúvidas. Lá na frente, você não se arrependerá e ainda terá mais uma forma de ingressar no mercado de trabalho com sucesso.
Mais um ponto fundamental para sua decisão é a preferência por uma instituição pública ou particular. A concorrência é forte em ambas, especialmente se a qualidade de ensino for referência por todo país.
Mas aí, entra novamente a necessidade de observar suas questões financeiras e o que você precisará para se manter fora. A instituição pública costuma contribuir com vários tipos de auxílio para os residentes, enquanto as particulares são um pouco mais rígidas nesse sentido.
Faz mesmo diferença para seu futuro se aprofundar em uma subespecialidade de Clínica Médica? Com o que você quer trabalhar, e em que tipo de instituição ou centro médico?
Muitas vezes, completar o R2 é suficiente para ter uma carreira de sucesso ou preencher suas expectativas em relação à profissão. Contudo, se você busca algo a mais e tem mesmo pretensão de ir além na especialização, adicionar mais alguns anos de estudo é essencial.
Por último, mas não menos importante: o que você realmente quer? Pode ser que você esteja com vontade de ir para uma determinada instituição, mas esteja refreando o desejo porque outra tem uma reputação melhor.
Ou considerando ingressar em uma subespecialidade mais para frente porque tem uma remuneração mais atrativa, quando na verdade se interessa por outra. O que você pretende, de verdade, deve vir em primeiro lugar. Do contrário, seu R3 será repleto de dificuldades que você nem mesmo precisaria enfrentar.
E então, depois de responder a essas perguntas, já sabe onde fazer o R3 de Clínica Médica? Se não, ainda há tempo para repensar, mas cuide para fazer a escolha com antecedência e evitar maiores transtornos.
E se sim, melhor ainda! O próximo passo é mergulhar na preparação e fazer a sua inscrição no Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway. Conte conosco nessa jornada!
Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt