O JAMA acaba de divulgar uma das atualizações mais importantes da terapia intensiva dos últimos anos: a chegada do SOFA-2, nova versão do Sequential Organ Failure Assessment.
O escore, que há quase 30 anos orienta a avaliação de disfunções orgânicas em pacientes críticos, foi revisado para refletir os avanços tecnológicos e terapêuticos que transformaram as UTIs nas últimas décadas.
O novo escore mantém os seis sistemas clássicos (respiratório, cardiovascular, renal, hepático, hematológico e neurológico), mas atualiza faixas, variáveis e critérios clínicos. Confira os principais ajustes:
Além disso, os sistemas imune e gastrointestinal foram excluídos por apresentarem baixa validade preditiva.
Com essas atualizações, o SOFA-2 passa a refletir melhor a gravidade clínica dos pacientes atuais e traz ganhos na padronização internacional, no prognóstico em estudos clínicos e na avaliação diária em UTIs.
Continue acompanhando o blog da Medway para se manter atualizado com as novidades mais importantes da Medicina.
Confira também um artigo completo que fizemos com sobre a atualização do SOFA-2 e os seus impactos na Medicina Intensiva.
Professor da Medway. Formado pela Universidade do Estado do Pará, com Residência em Cirurgia Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Siga no Instagram: @danielhaber.medway