A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou, em julho de 2025, uma medida que marca uma nova fase para os processos seletivos de residência médica no Brasil: a exigência do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) como pré-requisito para ingresso em programas com exigência de especialidade prévia para áreas clínicas e cirúrgicas. A proposta foi apresentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) durante a 7ª Sessão Ordinária da CNRM, realizada no dia 16 de julho.
Mas o que exatamente muda com essa nova regra? E como ela impacta o caminho de quem busca se especializar ainda mais na Medicina? A gente explica tudo o que você precisa saber!
O Registro de Qualificação de Especialista (RQE) é o número que comprova, junto ao CRM, a especialidade de um médico. Ele é concedido apenas a profissionais que concluíram residência médica credenciada pela CNRM ou que possuem título de especialista emitido por uma sociedade reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Em outras palavras, o RQE é a confirmação oficial de que o médico está legalmente habilitado para exercer uma determinada especialidade.
Até então, os editais de residência médica com vagas que exigiam pré-requisito aceitavam candidatos que ainda estavam em fase de conclusão da residência prévia, desde que a formação fosse finalizada até o início do novo programa.
Não era permitido, porém, o uso de certificados de pós-graduação lato sensu como comprovação, nem havia reconhecimento de especializações fora da via da residência médica.
Com a nova diretriz, isso muda: passa a ser possível se inscrever em processos seletivos apresentando apenas o RQE, independentemente de ele ter sido obtido por residência médica ou por meio de título de especialista emitido por sociedade médica reconhecida pela AMB.
Quer continuar acompanhando todas as mudanças da área médica? Fique de olho no nosso blog!
Cofundador da Medway, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com Residência Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Siga no Instagram: @joaovitorsfernando