Como lidar com a competitividade na residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / Como lidar com a competitividade na residência médica?

Infelizmente, a competitividade na residência médica é uma realidade. E não dá para julgar: passar nas provas é difícil, especialmente depois de tantos anos na graduação. Mas acredite, é possível lidar com essa questão com inteligência emocional e respeito aos colegas.

Afinal, ninguém chega a lugar nenhum passando por cima do outro! Há espaço para todo mundo e cada profissional pode se destacar por uma prática ou habilidade específica. 

Além disso, contribuições para o aprendizado são sempre bem-vindas e é essencial aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas na residência, sem ter que se preocupar com uma concorrência que nem deveria existir.

Parece algo meio complicado de se fazer, mas não é! E a gente mostra isso a seguir, com algumas dicas importantes. Continue a leitura!

Afinal, como lidar com a competitividade na residência médica?

Deixe a competitividade na residência médica para trás! Essa jornada tem tantas coisas positivas, que é melhor se dedicar a elas. Com esse passo a passo, você se afasta dessa noção de concorrência e ainda ajuda a criar um clima mais agradável na instituição na qual trabalha.

Mas antes de te contar mais sobre o assunto, tenho uma pergunta importante a fazer: está na residência médica e quer materiais gratuitos para estudar? Conheça a Academia Medway! Por lá, você encontra e-books e guias que te auxiliam no dia a dia e tornam a sua prática médica ainda melhor!

Conheça seus colegas

Não alimente a competitividade na residência médica. A melhor alternativa é sempre ter uma boa relação com todos que estão ao seu redor, inclusive seus colegas.

Lembre-se de que cada pessoa tem experiências, aptidões e habilidades diferentes. Ou seja, você pode aprender um pouco de tudo com as pessoas que trabalham com você todos os dias.

Conheça seus colegas, aproxime-se daqueles com os quais mais se identifica e contribua da forma que puder. Aceite as vivências que eles podem compartilhar também e mantenha um ambiente harmônico e leve.

O dia a dia no hospital já apresenta muitos desafios, e a convivência não precisa ser mais um, concorda? Sem dizer que a sua atitude pode ser um ótimo exemplo para todo mundo.

Foque em seu próprio progresso

Cada residente tem um ritmo diferente. Uns demoram mais para aprender algum procedimento, enquanto outros apresentam mais facilidade em outras atividades. Por isso, não se compare!

Foque sempre em seu próprio progresso. Atente-se aos impasses que consegue superar e para tudo aquilo que você pode continuar a fazer mais, e melhor. A intenção é sempre sair de uma vivência mais preparado do que quando entrou, certo?

Concentre-se na sua evolução e no seu aprendizado, seja com seus preceptores, seja com os pacientes, ou também com os outros profissionais da instituição. Aproveite cada oportunidade para ter experiências novas e candidate-se espontaneamente para práticas que são de seu interesse.

Assim, você estabelece metas de desenvolvimento contínuo e sai da residência totalmente preparado para o mercado de trabalho. Quem perdeu tempo com distrações que lute!

Busque orientação

Jamais tenha medo de tirar dúvidas e fazer perguntas. Especialmente nos primeiros meses de residência, em que tudo é novidade e que você estará finalmente colocando a mão na massa para valer.

Os preceptores e supervisores estão lá para ajudar, assim como aqueles colegas que contam com mais experiência. Se não sentir segurança para algum procedimento, informe a quem entende do assunto e peça auxílio.

Tenha em mente aquele ditado: “ninguém é melhor do que ninguém”. Simplesmente algumas pessoas são mais desenvoltas e se interessam mais por alguma atividade do que você, mas se você tem que passar por ela, encare e absorva tudo o que puder de quem consegue ensinar.

Essa disposição em enfrentar algo diferenciado inclusive faz com que você se destaque. A proatividade é uma característica extremamente valorizada no meio médico, então invista!

Mantenha-se atualizado

Ainda no papo de focar no que importa, bora se manter sempre atualizado? A todo momento novas tecnologias, procedimentos e tratamentos surgem na Medicina. As especialidades não param de se transformar e apresentar melhorias para a qualidade de vida dos pacientes e o trabalho dos profissionais de saúde.

Sendo assim, nada melhor do que continuar a estudar para implementar todas essas inovações em sua atuação. Participe de congressos e eventos, faça cursos e, nessas ocasiões, amplie seu networking.

Fale com profissionais que tenham uma carreira como a que você deseja, e que sejam especialistas nos assuntos que mais gosta. Troque ideias e estabeleça relações saudáveis, porque no futuro isso faz muita diferença.

E, é claro, faça da formação continuada um hábito. Mesmo depois da residência, é muito importante que você continue a aprender e a se atualizar para acrescentar mais à sua expertise como médico.

Cuide de si mesmo

Para completar, cuide de si mesmo! Pratique exercícios físicos sempre que puder, alimente-se bem, durma boas noites de sono, fique de olho em sua saúde mental e leve uma vida saudável na medida em que seus compromissos permitirem.

Essa é uma maneira simples, mas efetiva, que reduz o estresse gerado pela rotina hospitalar e ainda ajuda você a focar somente em si, sem dar atenção à competitividade. Com o humor melhor e a saúde em dia, você também se torna uma pessoa muito mais produtiva.

E, como consequência, aprende mais, mergulha de cabeça na vivência da residência médica, e se desenvolve como pessoa e profissional. Além disso, não será visto como um concorrente, mas como uma pessoa que tem muito a oferecer para a equipe e os colegas.

Esse destaque vale ouro, inclusive para conseguir um emprego mais tarde, dentro do próprio hospital em que é residente. Nada melhor do que colher os frutos de suas ações, com a tranquilidade de que sempre fez o melhor que podia.

Agora você já sabe como lidar com a competitividade na residência médica!

Pronto! Agora você sabe exatamente como lidar com a competitividade na residência médica. Repasse essas dicas para quem é residente como você e coloque todas elas em prática para começar a perceber como seus relacionamentos e seu desempenho na prática da Medicina podem melhorar.

Mas se você ainda não é residente e está na fase das provas das melhores instituições do Brasil, é hora de se preparar. Aí sim você tem uma concorrência para deixar para trás, então não perca tempo e venha estudar com os melhores! Saiba mais sobre o Pré-Intensivo SP e os Extensivos Medway e faça sua inscrição. Pra cima!

MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway