Como se preparar para os desafios da ética médica na residência

Conteúdo / Residência Médica / Como se preparar para os desafios da ética médica na residência

Fala, gente! Já ouviu falar que não é apenas o conhecimento médico é avaliado na sua residência médica? Sua ética médica e comportamental também são observados nos seus anos como residente. E sabemos que existem alguns colegas com problema de relacionamento, então vamos te mostrar como se preparar para isso!

Afinal, existem vários tipos de cursos que nos ensinam a parte teórica e prática da Medicina, mas não preparam para a comunicação do dia a dia. Assim, segue para baixo e leia atentamente o que vamos te falar! 

Avaliação por desempenho de escala de atitudes

Se engana quem acha que só o desempenho relacionado a Medicina é avaliado, Isso porque o médico residente precisa aprender a tratar as pessoas com gentileza e carinho. Cometer um gaslighting pode prejudicar a visão do paciente sobre os profissionais da saúde, evitando de ir se tratar quando for necessário. 

Na avaliação periódica do Médico Residente serão utilizadas as modalidades de prova escrita, oral, prática ou de desempenho por escala de atitudes, que incluam atributos tais como: comportamento ético, relacionamento com a equipe de saúde e com o paciente, interesse pelas atividades e outros a critério da COREME da Instituição. 

Com isso, é necessário prestar atenção nos pacientes de forma humana e utilizar a empatia para entender o que o paciente está sentindo ou o que ele está querendo te passar. Afinal, a comunicação não-verbal também diz muita coisa. 

Se você tem dificuldade em entender isso, vamos te ajudar a se preparar para os desafios de ética médica.

Se prepare para os desafios de ética médica para a residência

Não só pensando no bem do paciente, que é o principal, mas sua continuidade na residência médica também depende do seu comportamento ético. Então, continue com a gente para se preparar para as situações que você pode encontrar durante seus anos como residente médico no programa.

Não se isole durante o estudo da residência

Não queira bancar o lobo solitário durante a sua preparação para a prova de residência médica. Sua formação mental e sua habilidade comunicacional vão ser muito mais úteis no programa do que você imagina.

Sua futura equipe precisa da sua prática e clareza na comunicação para um trabalho em equipe mais competente, principalmente em dias de crises no PS.

Assim, praticar a comunicação médica com seus colegas do Internato ou com outros estudantes de residência médica vai te ajudar a entender a linguagem médica dentro do ambiente de trabalho.

Converse com os médicos no Internato

Falando em Internato, utilize a oportunidade e converse com seus superiores para entender a melhor maneira de falar com o paciente ou com sua própria equipe. 

Sentiu que faltou uma comunicação melhor? Seu paciente ficou desconfortável? Sua equipe achou que faltou mais informação da sua parte? Pergunte para um médico como você pode melhorar nesse quesito. É preciso deixar o orgulho ou vergonha de lado para crescer na sua carreira.

Entenda qual é a função de cada um

Saiba como pedir ajuda para a pessoa certa, afinal, as outras pessoas trabalham com você, e não para você. Dependendo da forma e o que você pedir para outro funcionário, poderá passar a imagem de uma pessoa arrogante. Por isso, peça ajuda com educação e veja se isso faz parte da rotina de trabalho deles.

Não fique delegando suas tarefas para outras pessoas, mesmo que seja simples. Cada tarefa tem sua importância e, se você recusar elas, sua reputação será de alguém preguiçoso. 

Conheça os termos em desuso

Nos últimos anos, a língua portuguesa vem se adaptando aos pedidos da sociedade em incluir todos os tipos de pessoa, sem discriminação. Por isso, muitos substantivos ficaram em desuso com objetivo de não excluir ou ofender ninguém da população. Você, como médico, deve usar os termos ou pronomes certo para cada paciente.

Assim, é muito importante você se atualizar sobre os atuais movimentos sociais e suas reivindicações. Concordando ou discordando, na hora da consulta você deve respeitar e entender o que o paciente precisa no momento para se sentir seguro e confortável.  

Entendeu a importância da ética médica?

Entendemos que você queira ir bem na sua residência, mas a ética médica tem de ser utilizada pelo bem do paciente. Existem dores além da física que devemos evitar a todo custo, certo? Prepare-se para não fazer feio nos seus anos como residente, e por isso, temos uma opção excelente para se dar bem nos processos seletivos! 

Venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

DanielHaber Feijo

Daniel Haber Feijo

Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo