Neste momento, muitas coisas passam pela mente. “Perdi um ano da minha vida?” “Eu não sou capaz?” “Não sei qual caminho seguir.” E realmente a situação mexe com a mente, mas posso te falar uma coisa? Você é muito capaz! Desta vez, vamos te mostrar como ter motivação para continuar estudando para a residência médica!
É seu sonho? É sua maior vontade? Então, não desista, porque estamos aqui para te ajudar a mudar um pouco da sua forma de estudar e te ensinar a viver esse ano de modo leve para chegar com a mente mais tranquila à hora da prova. Acredite, isso faz uma diferença enorme.
Nem sempre o mesmo método que dá certo com seu amigo é o que combina com você. Todos nós temos manias, tempo e horários que são mais confortáveis e produtivos. Além disso, você pode estar insistindo em um lugar com metodologia de ensino que não combina com o que você precisa.
Se você ainda não usa o estudo direcionado, chegou a hora de usar. Comece escolhendo as instituições que você deseja ou que se encaixem com seu momento. Pegue os assuntos que mais caíram nas provas dessas instituições e crie escalas de prioridades de conteúdo.
Parece cansativo, né? Ter várias provas em mãos e tirar todos os assuntos para estudar… mas fique na paz. Existe um jeito mais fácil para resolver isso. Nós preparamos Guias Estatísticos das principais instituições brasileiras, com base nas provas dos últimos 6 anos.
Os Guias Estatísticos mostram quais assuntos mais caem na instituição de sua preferência por cada grande área. Assim, fica mais fácil se basear e saber que temas priorizar na hora de mandar ver nos estudos. E o melhor de tudo isso é que eles são totalmente gratuitos! Baixe agora e aproveite todos os benefícios!
Falando em saúde mental, um bom psicológico é indispensável para um ano de estudos proveitosos. Mas falar é fácil, não é? A pressão vem de todos os lados, seja pelo excesso de conteúdo, grande concorrência, medo de decepcionar a família, etc. É muito difícil, ainda mais quando bate aquele sentimento de “não estou indo pra frente”.
Claro, sempre vamos te aconselhar a passar por um profissional da Psicologia para ajudar, mas existem formas para aliviar a mente e evitar o burnout. Um dos conselhos já foi explicado: mudar a forma de estudar e torná-la mais eficiente pode tirar um problemão da cabeça. Afinal, é desesperador estudar tanto e não ver evolução.
Então, aproveite o tempo livre na semana. Se matar de estudar, virar a noite lendo, não tirar um tempo para se divertir… tudo isso vai refletir no seu psicológico e, consequentemente, no seu resultado final.
Caso tenha dificuldade de se organizar certinho, contrate uma mentoria alinhada com seus interesses de estudo para te ajudar a organizar sua rotina, beleza?
É sério! Não é qualquer um que chega onde você chegou, vestibular, anos de faculdade com ciclo básico, clínico e internato… Por que não a residência médica?
Confie em si mesmo e vamos para seu último ano estudando para passar na instituição que tanto deseja, estamos aqui para te apoiar sempre que for necessário!
Essa pergunta é muito recorrente na mente, né? Mas em algum momento você já perguntou isso para alguém? Se a resposta for não, faça isso!
Claro, nem todos os métodos, conteúdos e estratégias funcionam com a mesma pessoa. Por isso, o objetivo é perguntar para várias pessoas que tiveram bons resultados na prova da residência médica, até achar algo diferente do que já fez e que te agradou.
Sabemos que você é capaz! Não dá para falar que não é difícil, mas se apegue em quem te apoiará nessa jornada! Pegue as dicas dos professores e faça que esse ano seja o último, fechado?
Para te acompanhar nessa jornada da aprovação, quer achar um lugar com estudo direcionado, conteúdo médico da qualidade e mentoria? Não tem jeito, os Extensivos Medway são a melhor opção para você! Clique aqui e se inscreva. A residência médica está te esperando!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor