Confira os assuntos que mais caem na prova de residência médica da SMS-SP

Conteúdo / Residência Médica / Confira os assuntos que mais caem na prova de residência médica da SMS-SP

Hoje é dia de falar sobre os assuntos que mais caem na prova de residência médica da SMS-SP. Essa é mais uma na lista de instituições mais disputadas do estado, então se você pretende prestar o exame, é muito importante se ligar no que vamos falar por aqui.

Afinal, é somente ao priorizar os temas certos que você consegue otimizar os estudos e se direcionar para o que realmente importa. Portanto, concentre-se nesse conteúdo para começar a sua jornada rumo à aprovação!

Vale lembrar que dividimos tudo de acordo com as 5 grandes áreas da Medicina, para facilitar sua visualização e garantir que você saiba realmente tudo de mais fundamental para conquistar sua vaga. Vamos lá?

Quais são os assuntos que mais caem na prova de residência médica da SMS-SP?

No Medway Radar, nossa nova plataforma, você pode encontrar não apenas os assuntos que mais caem na prova da SMS-SP, mas também de outras instituições. Além de muitas informações sobre editais e processos seletivos para que você não se perca em meio a datas e prazos.

Então, depois de dar uma olhadinha no que temos nessa novidade, concentre-se no resumão a seguir. O que será que te espera nesse exame? A resposta está a seguir!

Clínica Médica

A primeira parte da prova traz a Clínica Médica. Seu tema mais recorrente é a Infectologia, sendo seus três focos de destaque os seguintes:

·         infecções do sistema nervoso central;

·         infecção do trato urinário (ITU);

·         pneumonias e síndromes gripais.

Em seguida, é importante que você se dedique à Endocrinologia. Há muitas questões voltadas para tireoide, em especial. A Terapia Intensiva também não fica de fora. Seu subtema frequente é o pneumointensivismo, então se aprofunde bastante nesse campo.

Depois, temos ainda a Gastroenterologia. Nesse caso, você deve se voltar principalmente para a síndrome dispéptica. E, por fim, inclua a Neurologia e suas síndromes neurológicas e fraqueza muscular.

Cirurgia Geral

Agora, vamos tratar da Cirurgia Geral, uma área que muita gente considera a mais complexa, na prova da SMS-SP e, como um todo, pensando nos demais exames. A Gastroenterologia retorna nesse cenário, com dois pontos principais:

·         síndrome dispéptica;

·         afecções pancreáticas.

A própria Cirurgia Geral ganha espaço e aparece em segundo lugar. Dentro dela, as hérnias é que ganham destaque! A Cirurgia do Aparelho Digestivo não deve ser deixada de lado, já que tem dois subtópicos de recorrência:

·         hemorragia digestiva (cirurgia);

·         tumores do aparelho digestivo.

O ranking fecha com a Hepatologia, que abrange cirrose, insuficiência hepática e complicações: parece pouca coisa, mas não é, então, tire um tempo para realmente revisar tudo o que é necessário. E a Nefrologia fica no fim da lista, com muito peso para distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos.

Ginecologia e Obstetrícia

Para a Ginecologia e Obstetrícia, aquela área repleta de detalhes por falar de um tema tão profundo quanto a saúde da mulher, mire primeiramente nas doenças clínicas da gestação. Essa é uma tendência que aparece em praticamente todas as instituições de São Paulo, com foco em:

·         diabetes mellitus na gravidez;

·         outras doenças na gestação.

O sangramento na gestação aparece no exame, entretanto, ao contrário de outras provas, seu direcionamento evidencia o sangramento na primeira metade da gestação. Além disso, as infecções do trato genital feminino se fazem presentes em várias questões, com prioridade para a doença inflamatória pélvica e violência sexual.

O sofrimento fetal é mais um assunto indispensável, e seu subtópico se desdobra para a mesma abordagem, o que reforça sua proeminência mesmo sem maiores segmentações. Assim como a Ginecologia Geral, que aborda inúmeros detalhes sobre anatomia pélvica, tópico que ganha destaque a cada dia. Muita coisa para cobrir, não é mesmo?

Pediatria

Com a Pediatria, você pode iniciar a preparação pela Infectologia. Entre seus subtemas mais recorrentes na prova dessa instituição, estão:

·         doenças exantemáticas;

·         infecções do sistema nervoso central.

Acrescente em seu cronograma uma passada pela Puericultura, que destaca os distúrbios estaturais e puberais. E pode mergulhar de cabeça sem demora na Cardiologia, especialmente em arritmias, síncope e PCR.

É claro que a Pneumologia marcaria presença, com maior importância para os distúrbios obstrutivos, então já passe esse tema na frente dos demais que estão inseridos por aqui. E, enfim, dê atenção para a Oncologia e Hematologia, na parte de anemias e hemoglobinas com mais dedicação para garantir que você esteja alinhado com o que de fato é cobrado.

Medicina Social e Preventiva

Bom, não é novidade para ninguém o que mais cai na Medicina Social e Preventiva! Sim, o Sistema Único de Saúde está em primeiro lugar na SMS-SP também, o que já era de se esperar. Ele inclui os seguintes focos de destaque:

·         aspectos históricos do SUS;

·         a evolução do SUS.

A lista continua com a vigilância em saúde, que abrange epidemias, endemias e pandemias. Nas medidas de saúde coletiva, por sua vez, se aprofunde nos indicadores de morbimortalidade, algo que sempre cai nessa e em muitas outras provas.

E, por último, mas não menos importante, adicione a promoção e prevenção da saúde em seus estudos. Seu direcionamento deve ser para níveis de prevenção, e você estará afiado para finalizar esse exame com confiança.

Agora você já sabe os temas mais cobrados na prova de residência da SMS-SP!

Como você pode perceber, em comparação a outras instituições de São Paulo, talvez a SMS-SP tenha um ranking mais sucinto de temas recorrentes no exame, mas isso se deve a vários fatores, como as preferências da banca e o formato das questões. No entanto, isso não é motivo para relaxar!

A prova de residência médica da SMS-SP continua sendo muito concorrida. E, lógico, tem seu nível de complexidade, que precisa ser avaliado para que você consiga superar os desafios nas questões. Sendo assim, dedique-se à sua preparação para tirar de letra essa etapa da vida acadêmica.

Se precisar de ajuda nesse processo para abordar tudo o que viu por aqui e ainda ganhar mais domínio sobre a prova com materiais atualizados e um super time de professores, estamos aqui para ajudar. Inscreva-se no nosso teste grátis do Intensivo R1 e comece agora mesmo sua trajetória rumo à lista de aprovados!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor