Desânimo de estudar para a residência: como recuperar o ânimo e as energias

Conteúdo / Residência Médica / Desânimo de estudar para a residência: como recuperar o ânimo e as energias

Algumas pessoas acreditam que o desânimo de estudar é uma consequência natural da imersão à prova, afinal, ninguém gosta dessa fase. Entretanto, em meio a tanta motivação e organização, o tempo acaba piorando a mentalidade do candidato e diminuindo o seu desempenho.

Recuperar o ânimo e as energias durante o estudo é, além de ajudar com o seu estado de espírito, um planejamento para buscar resultados melhores. E é por isso que estamos aqui. Acompanhe esse texto para te contar nossas dicas

Identifique o que está te cansando

Pode ser um ou vários motivos, mas sabemos que o estudo para residência médica é muito cansativo. Seja pela pressão ou pela tentativa de equilibrar os estudos com a vida profissional/acadêmica, essa fase leva os candidatos à loucura, ou até um burnout. Vamos olhar um pouco mais aprofundado sobre esses motivos.

Estudando por tempo demais

É sempre aconselhado que o estudante encontre lugares silenciosos e calmos para poderem desenvolver um bom estudo. Mas olhando em conta do excesso de conteúdo por um estudante para a prova de residência médica, ficar dentro de um ambiente fechado por tanto tempo, pode causar um desânimo de estudar.

Consequência pode ser várias, como ansiedade e estresse. E a verdade é: seu desempenho também sofrerá impacto, afinal, uma pessoa com a cabeça mais limpa e saudável vai raciocinar de maneira mais clara.

Falta de resultado

Seja por um método de estudo ineficaz ou por falta do comprometimento pedido pela prova de residência médica, a falta de resultado acaba por cansar a mente do candidato. A pressão exercida por si mesmo vai começar a sabotar os próprios resultados ainda mais.

Em outros casos, a pressão pode começar cedo na jornada do futuro residente, que ele vai exigir um resultado impossível de alcançar em simulados sem um certo período de estudo. Precisa ter paciência e resiliência para identificar as mudanças certas para melhorar seu desempenho.

Imersão desnecessária

A falta de equilíbrio com a vida pessoal e os estudos pode causar cansaço mental. Acredite, sair com os amigos ou com a família uma vez por semana não deve atrapalhar seus resultados como você acredita. 

Com bom direcionamento e um plano de estudos sólido, você vai entender que não precisa aprender todos os conteúdos. Assim, sobra um tempo para sair e recarregar as energias com as pessoas que você ama. 

Como posso recuperar o ânimo

Agora uma boa notícia: tudo o que comentamos aqui tem uma solução bem viável. São problemas que vários outros estudantes passam e conseguem contornar mudando a rotina e a maneira de olhar os estudos para a residência médica. Afinal, o desânimo de estudar é de pessoa para pessoa.

Mude a maneira de estudar

Se você sente que está estudando muito e ganhando pouco resultado, é hora de identificar alguns furos no seu plano de estudo. Ao longo do tempo, você percebe que nem tudo o que você estuda vai cair na sua prova (durante os simulados).

Por isso, você precisa começar a estudar com o devido direcionamento para as instituições que você pretende se inscrever. O Intensivo SP tem um plano de estudo com direcionamento e aulas focadas nas principais instituições de São Paulo. É o curso perfeito para você que precisa mudar a chavinha! Por isso, não deixe de se inscrever na nossa lista de espera. Garanta sua chance de se preparar para a residência com a gente!

Escolha um curso híbrido 

Existem casos onde o candidato está com bom desempenho e em um bom curso, mas a rotina está cansando e suas notas começam a cair por conta disso. Ficar o dia todo dentro de casa estudando ou o dia todo indo para o cursinho é com certeza bem cansativo.

Com o pouco tempo e o excesso de conteúdo médicos, o curso on-line é muito mais vantajoso para o estudante. Por isso, para dar uma lavada na alma, o curso Extensivo SP Presencial veio para trazer o que tem de melhor no curso Extensivo SP com o ar fresco da presencialidade.

Se organize para voltar a fazer o que gosta

Nesse momento, nossa vida parece depender do nosso esforço e estudo duro, mas não é a única coisa que temos em nossas vidas. Como já falamos, o apoio da nossa família e o conforto dos nossos amigos podem recarregar suas energias e tirar todo esse desânimo que está nas suas costas. 

Por isso, divida um tempo no final de semana, ou no final da sexta-feira, e vá se divertir um pouco! Te garanto que não vai ser uma saidinha que te arruinará nas provas finais.

Além disso, se você desistiu das suas rotinas de exercícios físicos, recomendamos a sua retomada. Isso porque existem diversos benefícios à mente e corpo que, inclusive, vão te beneficiar durante seus exercícios na residência médica. 

Tenho certeza que seu desânimo de estudar vai embora!

Essas foram nossas dicas para você não perder a motivação para estudar. Nem tudo precisa ser tão chato, podemos deixar a jornada um pouco mais leve! Lute contra o desânimo de estudar e vamos te esperar nas melhores instituições!

E, além de usar bastante essas dicas, fica mais uma vez o lembrete para se cadastrar na lista de espera do Intensivo SP da Medway. Esse é o curso que tem tudo o que você precisa para reforçar seu aprendizado e ajudar na conquista da aprovação nas instituições mais renomadas do país. Pra cima!

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt