Edital de residência médica da Santa Casa de SP 2022: tudo que você precisa saber

Se você está pensando em prestar residência médica na Santa Casa de São Paulo (ISCMSP), o seu momento chegou! Acabou de ser divulgado o edital de residência médica da ISCMSP 2022 e, como prometido, aqui estamos para contar tudo o que você precisa saber para garantir que tudo dê certo neste momento.

Já te adianto que, assim como no ano passado, a Santa Casa de SP não abriu mão da prova prática, então pode se preparar porque vai ter prova prática da Santa Casa de São Paulo sim!

Como a gente vive dizendo, ler o edital completo é fundamental para não dar nenhuma bola fora agora, então não deixe de acessar o documento na íntegra aqui. Além disso, pra quem quiser acompanhar tudo sobre as principais residências médicas do Brasil, fique de olho no nosso post de cobertura das provas, onde você poderá acompanhar datas, resumos, e todas as nossas lives de dicas, revisão e correção dos exames. Não vai perder, certo? Então acesse já.

Agora bora com a gente pra saber tudo sobre o edital de residência médica da Santa Casa de São Paulo 2022!

Inscrições para a residência médica na Santa Casa de SP 2022

  • Quando: Entre 10h do dia 28 de outubro até 23h59 do dia 22 de novembro
  • Onde: Site da Quadrix
  • Taxa de inscrição: R$ 750,00

Vagas das especialidades de acesso direto

EspecialidadeVagas previstasDuração do programa
Anestesiologia083 anos
Cirurgia Cardiovascular025 anos
Cirurgia Geral143 anos
Clínica Médica462 anos
Dermatologia23 anos
Infectologia2 3 anos
Medicina de Família e Comunidade32 anos
Medicina Física e Reabilitação23 anos
Medicina de Emergência33 anos
Medicina do Trabalho22 anos
Medicina Esportiva23 anos
Medicina Intensiva33 anos
Neurocirurgia35 anos
Neurologia63 anos
Obstetrícia e Ginecologia193 anos
Oftalmologia43 anos
Ortopedia e Traumatologia113 anos
Otorrinolaringologia43 anos
Patologia13 anos
Pediatria243 ano
Psiquiatria123 anos
Radiologia e Diagnóstico por Imagem113 anos
Treineiro

Prova de residência médica da Santa Casa de SP 2022: o que muda

Assim como em 2020, a Santa Casa de SP vai contar com, além de uma primeira fase com prova teórica objetiva, uma segunda fase composta de prova prática de habilidades e entrevista com análise curricular. Mas, vamos dar uma olhada em como vai ser a primeira fase primeiro.

Primeira fase: Prova objetiva de múltipla escolha 

  • Quando: 4 de dezembro de 2021 às 14h
  • Onde: São Paulo-SP (os locais de prova serão disponibilizados no site da Quadrix)
  • Duração: 4 horas (para programas de acesso direto)

A primeira fase da prova da Santa Casa será de múltipla escolha, no modelo de 5 respostas, sendo que uma deve ser escolhida. O exame contará com 100 questões distribuídas entre as 5 grandes áreas da Medicina, e o candidato terá um total de 4 horas para para responder tudo isso. Os candidatos deverão se apresentar no local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência ao horário. Ele poderá se retirar apenas decorrido 75% do tempo total do exame. O peso dessa fase na nota final do processo seletivo é de 50%.

E se você estiver afim de saber os principais temas cobrados pela Santa Casa na sua prova teórica, a gente pode te ajudar. Com o Guia Estatístico da Santa Casa que nós fizemos, você vai poder contar com um levantamento baseado em estatísticas dos últimos 5 anos sobre o que mais caiu nesse processo seletivo.

Segunda fase: Prova prática de habilidades e entrevista

Prova prática de habilidades

  • Quando: 18 de dezembro (turnos de manhã e de tarde)
  • Onde: São Paulo (os locais de prova serão disponibilizados no site da Quadrix)

A prova prática de residência médica vale 40% do total do que um aluno pode alcançar na sua nota final. O formato desta prova prática é bastante tradicional para as provas de habilidade. Serão 5 estações, uma para cada grande área: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Preventiva e Social. Os convocados da primeira fase serão alertados sobre qual dos dois turnos eles deverão comparecer à prova, se pela manhã ou tarde.

Segundo o edital, os alunos não poderão entrar nas provas após as 7h30, para os matinais, e 12h30, para os vespertinos. Isso não significa que necessariamente essas provas começarão nesse momento, já que o documento não aponta exatamente o momento de início.

Entrevista e análise curricular

  • Quando: Entre 20 e 23 de dezembro
  • Onde: Os locais de prova serão disponibilizados no site da Quadrix

Essa fase do processo seletivo vale 10% da nota final do aluno. Os candidatos poderão conferir seus horários no site da Quadrix e deverão comparecer com 30 minutos de antecedência ao local, portando um documento de identificação original, seu histórico escolar, contendo as notas do curso de Medicina, e o seu currículo, com uma foto 3×4 recente e colorida. Ah, e se você tiver querendo saber todas as melhores dicas para bombar o seu currículo para a residência médica, clique aqui e conheça o nosso e-book Como ter um Currículo Padrão-Ouro.

Segundo o edital, os critérios avaliados pela banca na análise do currículo serão:

  • Duração do internato
  • Internato realizado em Hospitais Universitários próprios
  • Carga horária da graduação
  • Atividades extracurriculares
  • Iniciação científica, com ou sem bolsa de instituição de fomento à pesquisa, com publicação em editais nos anais de congresso ou publicação em periódicos
  • Prêmio acadêmico recebido
  • Cursos, congressos e palestras frequentadas
  • Trabalhos completos publicados em periódicos ou em anais
  • Trabalhos voluntários extracurriculares realizados, com duração mínima de um ano
  • Línguas estrangeiras

Vale lembrar que muita gente não se prepara adequadamente para a prova prática. Histórias de pessoas que são classificadas em ótimas posições na primeira fase, mas acabam desclassificadas na segunda não são lendas. Isso acontece mesmo. Se você quer estar seguro dos checklists, aprender a controlar o tempo e o nervosismo, a dica amiga é pra você correr para o CRMedway, nosso curso que vai te dar a melhor preparação possível para a segunda fase. Como bônus, o CRMedway também tem curso de entrevista e de currículo. Não dorme no ponto e se inscreve agora mesmo clicando aqui embaixo! Ah, além disso também dá pra contar com o nosso e-book Como Brilhar nas Provas Práticas de Residência Médica, onde nós damos as principais dicas para quem quer detonar nas provas de habilidade.

Clique aqui e inscreva-se no CRMedway!

Pronto para mandar bem na prova de residência médica da Santa Casa de SP?

Se você quer aumentar suas chances de aprovação, vem com a gente! Acha que está tarde demais para se preparar? Larga dessa! Dá tempo de sobra para se preparar e chegar à primeira fase da prova de residência médica da Santa Casa de SP com chances reais de aprovação se você estudar do jeito certo e com direcionamento, e nisso o Intensivo São Paulo vai te ajudar muito!

No Intensivo São Paulo você conta com 40 aulas direcionadas com foco na prova de residência médica da Santa Casa de SP, além de contar com um Guia Estatístico Avançado com todos os temas e assuntos que mais caem em cada grande área na prova de residência médica da ISCMSP – assim vai poder direcionar bem melhor os seus estudos com questões! Clique AQUI e inscreva-se agora ou clique no botão abaixo!

Bora conquistar a vaga na residência, a hora é agora! Vem com a Medway PRA CIIIMA!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.