Edital de residência médica da SES-DF 2023: tudo que você precisa saber

Conteúdo / Residência Médica / Edital de residência médica da SES-DF 2023: tudo que você precisa saber

O edital de residência médica da SES-DF 2023 já foi divulgado. E é claro que a gente veio te contar tudo de mais importante sobre ele. Afinal, é no edital que você confere as principais informações sobre um processo seletivo, desde as principais datas até a cor de caneta que deve ser utilizada. 

Por isso, a gente sempre reafirma que é essencial fazer a leitura completa do documento, beleza? Imagine participar de um jogo sem saber as regras dele. É a mesma coisa que prestar um exame sem ter lido todo o edital. 

ACESSE O EDITAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SES-DF 2023

Agora, vamos direto ao ponto: confira as principais informações sobre o edital de residência médica da SES-DF 2023!

Inscrições para a SES-DF 2023 

Quando: 04/11/22 a  27/11/22

Taxa de inscrição: R$ 149,00

Site: Instituto AOCP

Você pode se inscrever para a SES-DF 2023 do dia 04 de Novembro de 2022 até o dia 27 de Novembro de 2022. Tudo deve ser feito por meio do site do Instituto AOCP. Nele, também estarão disponíveis outras informações relativas ao processo seletivo, então, sempre que tiver disponibilidade, dê uma passadinha por lá. 

Tenha cuidado para não se esquecer da data de vencimento do boleto, ok? Ele vai ser gerado automaticamente após a inscrição. Então, planeje-se financeiramente e guarde o comprovante para evitar qualquer dor de cabeça no futuro. 

Ah, e mais uma dica: tire um print da tela quando terminar de se inscrever para poder comprovar essa ação caso seja necessário. 

Primeira fase: prova objetiva

Quando: 17/12/22

Onde: Brasília-DF, Belo Horizonte-MG e São Paulo-SP

Duração: 3h30

Gabarito preliminar: 17/12/2022

Recursos contra gabarito: 19/12/2022

Resultado preliminar: 04/01/2023

Recursos contra Resultado: 05 e 06/01/2023

A primeira fase do processo seletivo é composta por uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova vale 120 pontos e possui um formato um pouco diferente: nas alternativas, em vez das alternativas ABCDE, existem somente as letras C e E, que significam, respectivamente, “certo” ou “errado”. 

Cada questão respondida corretamente soma um ponto na nota do candidato, enquanto cada resposta respondida incorretamente tira 0,5 ponto. São classificados os candidatos que somarem 30 pontos. 

O conteúdo cobrado faz menção às cinco grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Pediatria. Por isso, é muito importante que tudo esteja na ponta da língua para que você mande bem no dia do exame. 

Vai prestar mais provas de residência e quer saber o que mais vai cair em cada uma delas? Então, não perca tempo e baixe os nossos Guias Estatísticos gratuitamente! Com eles, você estuda as cinco áreas de Medicina de forma direcionada e turbina a sua preparação. Não fique de fora e aproveite!

Segunda fase: análise curricular 

Prazo para envio dos currículos: 04/11/22 a  27/11/22 

Onde: através do link “Cadastro e Envio dos documentos da Avaliação de Currículo e PROVAB/PRMGFC” no site do Instituto AOCP

Recursos: 05 e 06/01/2023

Resultado final: 18/01/2023

Como já falamos acima, os currículos devem ser encaminhados virtualmente. Os candidatos precisam fazer o upload dos documentos no mesmo período da inscrição, 04 de Novembro de 2022 e 27 de Novembro de 2022. Portanto, fique atento para não perder o prazo. 

A análise curricular vale 12 pontos e possui caráter classificatório. Confira os critérios que são levados em consideração: 

  • Monitoria em disciplinas regulares da graduação em Medicina;
  • Extensão extracurricular – carga horária mínima de 10 horas;
  • Extensão extracurricular – estágios na área médica em Atenção Primária ou em Hospitais com oferta de Residência Médica;
  • Participação em congressos,  seminários, simpósios, fóruns e jornada científica na área médica;
  • Comunicação em congressos, seminários, simpósios, fóruns e jornada científica, tanto na forma oral quanto na forma de painel, pôster ou banner na área médica;
  • Trabalhos na área médica publicados em periódicos(revista indexada na Medline, SciELO ou Scopus);
  • Trabalhos na área médica  publicados em periódicos (revista não indexada);
  • Iniciação científica, Programa Especial de Treinamento (PET) na área médica ou Ciências sem Fronteiras;
  • Premiação na área médica;
  • Participação no Projeto Rondon.

Atenção aos protocolos da prova

Traga consigo uma caneta esferográfica de tinta preta transparente no dia do exame. Você também precisará de um documento de identidade com foto, então leve-o com você quando sair de casa.

De forma geral, dispositivos eletrônicos não são permitidos durante o exame. Além disso, também estão proibidos: 

  • relógios; 
  • celulares;
  • bonés, chapéus e gorros;
  • óculos de sol e protetores auriculares.

Prepare-se para as provas com a gente!

Se o seu sonho é se tornar R1 em uma instituição renomada, conte com a gente para chegar lá! Aqui, além dos conteúdos gratuitos em nossa Academia, há cursos com metodologias padrão-ouro que vão te ajudar a ter melhor desempenho nas provas de residência médica. 

Uma das opções é o curso Intensivo, disponível nas versões São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Cada um deles conta com aulas exclusivas, focadas em instituições de destaque nessas localidades. Tudo é direcionado pelo nosso time de especialistas, que está pronto para te receber!

DanielHaber Feijo

Daniel Haber Feijo

Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo