Carregando

Edital de residência médica da UFES 2023 já disponível

Fala, moçada! O edital de residência médica da UFES 2023 acabou de sair. Como prometido, viemos falar sobre as principais informações presentes no documento, pra que você fique antenado e arrase quando a prova chegar.

No edital, você vai encontrar todas as informações de que precisa para fazer a prova de residência médica, desde as datas mais importantes até o valor da taxa de inscrição. Por isso, a gente sempre indica que você faça a leitura completa do documento para não deixar nada passar em branco.

CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

Então, vamos ao que interessa? Bora saber mais sobre o edital da UFES 2023!

Edital de residência médica da UFES 2023
Confira agora as informações do edital de residência médica da UFES 2023

Inscrições para a residência médica na UFES 2023

Quando: de 22/08/2022 a 14/09/2022.

Taxa de inscrição: R$500,00 (quinhentos reais).

De acordo com o edital de residência médica da UFES 2023, as inscrições devem ser feitas no site www.residenciaemsaude.ufes.br. Todos os atos relativos ao edital também serão disponibilizados por meio dele, então, sempre que puder, dê uma passadinha lá.

Depois de fazer sua inscrição, o site vai gerar um boleto pra você fazer o pagamento da taxa. Sendo assim, nada de dar bobeira, beleza?

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas
Anestesiologia3 anos 
Cirurgia Geral3 anos8
Clínica Médica 2 anos13
Dermatologia3 anos2
Ginecologia e Obstetrícia3 anos5
Infectologia3 anos2
Medicina de Família e Comunidade2 anos3
Medicina Intensiva 3 anos3
Neurologia 3 anos2
Oftalmologia 3 anos 3
Patologia3 anos1
Pediatria3 anos4
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos4

Primeira fase: prova objetiva

Quando: 11 de dezembro de 2022.

Onde: Cidade de Vitória (ES), em locais que serão divulgados até o dia 07/12/2022.

Resultado: 23 de dezembro de 2022.

A primeira etapa vai ser composta por uma prova objetiva com peso de cinquenta por cento (50%) da nota total. Os candidatos que não acertarem pelo menos metade das questões vão ser desclassificados dessa fase do processo seletivo, então, é preciso estudar bastante para atingir a pontuação.

Os locais de prova ainda não foram divulgados, então, você precisa ficar de olho no site para verificar em que lugar vai fazer o exame. Por isso, não coma bola e acesse o site sempre que tiver um tempinho livre.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva saem no dia 11/12/2022, após às 14h. Dessa forma, é só esperar um pouquinho depois que finalizar o exame para conferir quais eram as respostas corretas.

Segunda fase: prova prática e avaliação do curriculum vitae

Quando: 11 de dezembro de 2022.

Onde: Vitória (ES), no mesmo lugar da prova objetiva.

A entrega dos currículos também vai acontecer no dia 11/12/2022, no mesmo local em que acontecerão a primeira e segunda etapas.

Resultado final: o resultado final vai estar disponível no site em 20/01/2023.

Pessoal, a segunda fase do processo seletivo também vai ser aplicada no dia 11 de dezembro de 2022. Isso porque todos os candidatos inscritos participam da primeira e da segunda etapa, contudo, apenas as pessoas que foram classificadas para a segunda fase têm suas provas práticas corrigidas. Além disso, os treineiros também não têm direito à correção da prova prática.

Essa etapa do processo seletivo é constituída por questões dissertativas, com componente de avaliação de situações clínicas ou cirúrgicas vistas em treinamentos práticos. Por isso, treine bem a sua escrita e mande ver nas respostas.

Os candidatos devem confeccionar o Curriculum Vitae seguindo todas as regras do processo seletivo, que estão disponíveis em www.residenciaemsaude.ufes.br. Depois de pronto, é preciso entregar o documento ao fiscal no dia da prova, beleza? Por essa razão, é muito importante ter um currículo turbinado e deixar os avaliadores de boca aberta.

É válido ressaltar que a somatória dos tempos da prova objetiva e prática não irá ultrapassar a três horas. Então, estude levando em consideração o fator tempo para que nada dê errado no dia do exame.

Atenção aos protocolos da prova

Galera, na prova de residência médica da UFES o uso de máscaras ainda será obrigatório. Sendo assim, antes de sair de casa, confira se está utilizando ou levando uma máscara com você. Nada de se esquecer dela, beleza?

Não será permitido portar qualquer aparelho eletrônico durante a realização do exame, pessoal. Além disso, também estão proibidos:

  • relógios; 
  • óculos escuros;
  • protetores auriculares;
  • lápis;
  • lapiseiras/grafites;
  • marca-textos;
  • borrachas;
  • chapéus;
  • bonés;
  • gorros; 
  • quaisquer recipientes com rótulos.

Curtiu saber mais sobre o edital de residência médica da UFES 2023?

Se você vai prestar a prova de residência médica da UFES este ano e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que dá sim para chegar ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado – só que para isso você precisa fazer TUDO certo, e isso inclui estudar com foco e direcionamento para as instituições em que você quer ser aprovado.

É por isso que, para te ajudar nesta reta final, lançamos os nossos Intensivos Estaduais, que contam com aulas completas e mais de 17 mil questões que vão te fazer brilhar nas provas de residência médica. Faça já sua inscrição AQUI e ainda teste por 7 dias grátis os nossos Intensivos Enare e Estaduais. Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.