Edital de residência médica da Unesp 2022: tudo que você precisa saber

Demorou, mas chegou! O edital de residência médica da Unesp 2022 finalmente foi divulgado hoje (09/11) no Diário Oficial de São Paulo e, como de costume, estamos aqui para te contar as novidades sobre a prova deste ano.

De cara, já te adianto que não vai ter prova prática e nem entrevista. O processo seletivo de residência médica da Unesp 2022 vai ser composto de duas fases: a primeira, com uma prova escrita objetiva, e a segunda, com análise curricular – “só”!

Pronto para saber tudo sobre como vai ser a prova de residência da Unesp este ano? Por enquanto, a Vunesp, empresa responsável pelos processos seletivos da Unesp, ainda não publicou o edital no site, mas, assim que estiver no ar, você vai poder acessá-lo aqui no blog. Enquanto isso, você pode conferir o edital completo no Diário Oficial mesmo, clicando aqui. Seja no site da Vunesp ou no Diário Oficial, lembre-se de que é fundamental ler o edital na íntegra, hein?

E não deixe de acompanhar aqui no blog a cobertura completa das provas de residência 2022, incluindo as apostas dos nossos professores, dicas de última hora, lives de correção, relação candidato/vaga, entre outros! Clica AQUI e já coloca nos seus favoritos!

Agora bora para as novidades?

Inscrições para a residência médica na Unesp 2022

  • Quando: De 22 de novembro, a partir das 10h, até 1º de dezembro às 16h
  • Taxa de inscrição: R$ 590,00
  • Onde: via internet, por meio do site da Vunesp

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Vunesp e o pagamento deve ser realizado em qualquer agência bancária até 1º de dezembro. Dois dias úteis depois do pagamento, é possível acessar o site e verificar se a inscrição foi efetivada no link “status das inscrições”. Se aparecer qualquer problema, corre pra entrar em contato e ver o que ocorreu!

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas previstas
Anestesiologia3 anos7
Cirurgia Cardiovascular5 anos1
Cirurgia Geral3 anos7
Clínica Médica2 anos30
Dermatologia3 anos6
Ginecologia e Obstetrícia3 anos8
Infectologia3 anos3
Medicia de Família e Comunidade2 anos1
Medicina Esportiva3 anos1
Medicina Intensiva3 anos1
Neurocirurgia5 anos2
Neurologia3 anos6
Oftalmologia3 anos7
Ortopedia e Traumatologia3 anos5
Otorrinolaringologia3 anos3
Patologia3 anos3
Pediatria3 anos16
Psiquiatria3 anos6
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos6

Prova de residência médica da Unesp 2022: o que muda

Assim como em 2020, segundo o edital de residência médica da Unesp 2022, o processo seletivo este ano vai contar apenas com uma prova escrita objetiva na primeira fase e análise curricular na segunda fase. Vamos dar uma olhada em como vai ser a primeira fase:

Primeira fase: Prova escrita objetiva

  • Quando: 9 de janeiro de de 2022 (domingo), às 14h
  • Onde: Botucatu e São Paulo, em locais a serem divulgados
  • Duração: 4 horas

Sem prova prática e entrevista na segunda fase, a prova objetiva ganha uma importância maior. E não é pra menos: ela tem peso 9 na nota final. É composta por 100 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada. O conteúdo são as 5 grandes áreas da Medicina.

O local da prova ainda não foi divulgado, mas os candidatos poderão consultar essa informação no site do processo seletivo a partir de 3 de janeiro. É necessário chegar com uma hora de antecedência. No dia, levar lápis preto, borracha e caneta esferográfica de corpo transparente e com tinta preta, além de documento de identidade.

Tanto o gabarito quanto o caderno de questões da prova estarão disponíveis no dia 10 de janeiro de 2022, no site da Vunesp. Os recursos podem ser enviados entre 11 e 12 de janeiro, às 16h. Agora, pra saber se você realmente passou pra segunda fase, só no dia 19 de janeiro, depois das 14h, também no site do processo seletivo.

Segunda fase: Análise curricular

Pois bem, vamos ao currículo! Engana-se quem pensa que não precisa dar atenção porque essa etapa só tem peso 1. Tem gente que vai bem na primeira fase e roda na segunda só por causa de currículo, hein! Por outro lado, você pode aumentar uns pontinhos da sua nota final. Ou seja, atenção total na hora de montar o seu!

Cada especialidade tem a própria banca que será responsável pela avaliação dos currículos. O currículo vai valer de 0 a 10 e os critérios que serão observados constam no edital, então precisa dar aquela lida. E se você ainda tem dúvidas sobre como preparar seu currículo como “um mestre”, dá uma olhada aqui no nosso e-book Como ter um currículo padrão-ouro.

Pra fazer o upload, o arquivo precisa ser um PDF e ter até 5 MB. O site é esse aqui. A inovação está em um vídeo que você vai ter que gravar. Isso mesmo! Você deverá gravar um vídeo de até 2 minutos se apresentando e explicando sua escolha. É necessário fazer o upload do vídeo no Youtube com o link “não listado” e enviá-lo com o arquivo em PDF do seu currículo.

E o resultado final? Anota aí: 3 de fevereiro! Caso algo dê errado, você pode entrar com recurso nos dias 4 e 7 de fevereiro, mas só pessoalmente na Faculdade de Medicina de Botucatu.

Atenção aos protocolos de segurança para a prova

Como ainda estamos vivendo a pandemia e suas consequências, a prova estabelece alguns cuidados com a covid-19. Se você apresentar sintomas da doença, a recomendação é não comparecer. Para quem estiver em condições de fazer a prova, é necessário permanecer o tempo todo de máscara. Lembre também de levar um vidro de álcool em gel e uma garrafa de água, pois não é permitido beber direto dos bebedouros.

Preparado para a prova de residência médica da Unesp?

Se você quer aumentar suas chances de aprovação, vem com a gente! Acha que está tarde demais para se preparar? Larga dessa! A prova é só em janeiro e até lá dá tempo de sobra para se preparar e chegar à primeira fase da prova de residência médica da Unesp com chances reais de aprovação se você estudar do jeito certo e com direcionamento, e nisso o Intensivo São Paulo vai te ajudar muito!

Lá você conta com 40 aulas direcionadas com foco na prova de residência médica da Unesp, além de contar com um Guia Estatístico Avançado com todos os temas e assuntos que mais caem em cada grande área na prova de residência médica da Unesp– assim vai poder direcionar bem melhor os seus estudos com questões! Clique AQUI e inscreva-se agora ou clique no botão abaixo!

Bora conquistar a vaga na residência, a hora é agora! Vem com a Medway PRA CIIIMA!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.