Novo edital de residência médica da USP-RP 2021: Tudo o que você precisa saber

As informações sobre o edital de residência médica da Unicamp 2022 já estão disponíveis! Para acessar, CLIQUE AQUI.

E fomos surpreendidos novamente! Na tarde desta quinta-feira (07/01/2021), a USP de Ribeirão Preto divulgou um comunicado relatando a necessidade de revisar o edital de residência médica da USP-RP divulgado no fim do ano passado devido ao aumento dos casos de Covid-19 no estado de São Paulo.

Mas, calma, a prova de residência médica da USP de Ribeirão Preto vai acontecer sim e não é hora de desanimar, pois o novo edital já foi lançado, e estamos aqui para trazer todas as informações que você precisa saber para não ser pego de surpresa (de novo!) nesse processo seletivo, que agora promete ser bem diferente!

Para começar, a USP-RP anunciou que, diante da insegurança da prova escrita presencial, vai fazer uma prova objetiva online, que vai contar com monitoramento individualizado de cada candidato. Além disso, segundo o edital, agora a seleção vai contar com apenas uma fase para todas as especialidades de acesso, incluindo Medicina Física e Reabilitação e Otorrinolaringologia, que anteriormente teriam uma segunda fase composta de entrevista e análise curricular.

Vem com a gente saber mais detalhes do novo edital de residência médica da USP-RP 2021! Ah, mas não deixe de ler o edital completo, hein? Você pode baixá-lo na íntegra aqui.

Inscrições para a residência médica da USP-RP 2021

  • Quando: De 7 de janeiro de 2021 a partir da 15h00 a 11 de janeiro de 2021 até as 12h00
  • Taxa de inscrição: R$ 600,00

Calma, não se desespere! Se você já se inscreveu com base no primeiro edital de residência médica da USP de Ribeirão Preto, sua inscrição está automaticamente confirmada por meio do novo edital, independentemente de qualquer ação específica ou nova inscrição. Então, se você já está inscrito e pretende continuar no processo seletivo, pode sossegar!

Agora se você não pretende continuar no processo seletivo, a hora de pular do barco é agora. Durante o período de inscrições, quem se inscreveu no processo seletivo com base no edital de residência médica da USP-RP que foi publicado em novembro de 2020 pode manifestar desistência de participação por meio do envio de e-mail para desistenciaprocessoseletivo2021@hcrp.usp.br. No edital novo você encontra todas as informações para enviar esse e-mail, que deve ser enviado até o dia 11 de janeiro. A taxa de inscrição vai ser restituída em até 90 dias contados da data de recebimento do e-mail.

As novas inscrições para o processo seletivo de residência médica da USP-RP 2021 vão ser feitas pelo próprio site da FMUSP-RP, e é lá também que você vai achar o boleto bancário que precisa ser pago pra que sua inscrição seja confirmada.

Apenas lembrando que os candidatos que tiverem cumprido, até a data de início do programa de residência médica, o PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) ou a residência em Medicina da Família e Comunidade vão receber uma pontuação adicional de 10% – mas pra isso, tem que fazer a inscrição até o dia 11 de janeiro, hein?

Fase única: prova escrita online

  • Quando: 31 de janeiro de 2021 (domingo) às 13h
  • Onde: Online
  • Duração: 5 horas

A prova escrita online da USP-RP vai ser composta de 120 questões, com 24 questões para cada grande área. A prova, como já falamos, vai ser feita online, e a gente já te explica como vai funcionar isso.

Para começar, a prova vai ser feita por meio de um browser seguro que o candidato vai ter que instalar no computador “em modo e momento oportunos”, segundo o edital. Além disso, para a realização da prova, vai ser necessário contar com câmera e microfone em pleno funcionamento e um computador que atenda a uma série de requisitos técnicos, como Windows 8.1 ou superior (não vai ser permitido Apple devido à incompatibilidade técnica com o sistema), processador Core i3 ou superior, memória RAM 4GB ou superior, câmera frontal de 1.0 Mega Pixel ou superior, microfone, fonte de energia com capacidade para 5 horas de preferência conectado à rede elétrica e espaço de armazenamento mínimo em disco de 500MB.

O novo edital de residência médica da USP-RP 2021 também afirma que o candidato precisa ter internet com velocidade mínima de 10 Mbps, facultado ao candidato, se desejar, providenciar rede reserva de internet com as mesmas condições.

E fica esperto, pois não vai ser permitido o uso de nenhum equipamento móvel, incluindo fone de ouvido, hein?

Esses equipamentos vão permitir que a prova escrita online ocorra com monitoramento remoto! É isso mesmo: da sua casinha, você vai ser acompanhado ao vivo pelo fiscal, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone), e sua imagem vai ser gravada em áudio e vídeo durante toda a prova. Não deixe de ler o edital completo para saber mais detalhes de como isso vai funcionar, tá certo?

Essa fase equivale a 100% da nota do processo seletivo, então é pra caprichar, hein? E se você tá preocupado com tanta mudança, pelo menos uma coisa é bem difícil que mude: o conteúdo da prova, que é conhecida por ser bem difícil. Pra sua sorte, a gente tem um Guia Estatístico da USP-RP prontinho, em que contamos os 6 focos mais cobrados da prova. Confere lá!

Os resultados vão sair no dia 5 de fevereiro de 2021, depois das 18h – mas isso pode mudar, então fique atento às novidades no site da FMUSP e, claro, aqui no nosso blog também!

E pra segurar a ansiedade enquanto espera pelo resultado, que tal ir descobrindo como é a residência no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto? É só clicar abaixo!

Edital de residência médica da USP-RP: saiba tudo sobre a instituição

Pronto pra próxima?

E agora que você ganhou um tempinho a mais para estudar para a prova de residência da USP de Ribeirão Preto, tem que aproveitar direito, já que a concorrência não deixa barato. O que mais temos visto das provas que passaram e que fizemos a correção ao vivo, como da USP e da Unifesp, é que o Intensivo São Paulo tem feito muita diferença na preparação até de quem teve poucos dias para se preparar, tendo previsto vários dos temas que caíram! Não vai perder essa chance de se diferenciar nessa prova, né? Aproveita que as vagas estão abertas e faça já sua inscrição AQUI.

Se você chegou aqui só pra conhecer melhor a prova e ainda está escolhendo a especialidade que quer seguir, dá uma olhada nos nossos artigos em que entrevistamos residentes da USP-RP de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria e Radiologia.

Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.