Edital de residência médica da USP-RP 2022: tudo que você precisa saber

Quer ser R1 na USP-RP no ano que vem? Então se prepara, pois o edital de residência médica da USP-RP 2022 chegou! Como prometido, aqui estamos para te contar as principais novidades e já te adianto uma importante: vai ter prova prática!

E não se esqueça de que é fundamental ler o edital completo, hein? Você pode acessá-lo clicando AQUI.

Agora bora saber tudo sobre o edital de residência médica da USP-RP 2022?

Inscrições para a residência médica na USP-RP 2022

  • Quando: De 7 de outubro, a partir das 16h, até 27 de outubro (até às 16h)
  • Taxa de inscrição: R$ 770,00
  • Onde: Site da USP-RP

Como é padrão, só poderão se inscrever para a prova de residência médica da USP-RP aqueles alunos formados por escolas médicas reconhecidas do Brasil ou os formados no exterior (brasileiros ou não) com o diploma revalidado. O pagamento deverá ser realizado por boleto bancário, emitido no momento da inscrição. A compensação desse pagamento pode ocorrer em até 72 horas e, só então, a inscrição será efetivada.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagasReserva das forças armadasVagas credenciadas
Anestesiologia310+2*15
Cirurgia Cardiovascular513
Cirurgia Geral38+3*16
Clínica Médica218+14*436
Dermatologia366
Genética Médica334
Infectologia355
Medicina de Emergência34*4
Medicina de Família e Comunidade215*26
Medicina Física e Reabilitação322
Medicina Intensiva34+2*6
Neurocirurgia52+1*13
Neurologia38+5*514
Obstetrícia e Ginecologia35+6*116
Oftalmologia34+4*12
Ortopedia e Traumatologia310+2*14
Otorrinolaringologia367
Patologia348
Pediatria311+4*520
Psiquiatria36+5*115
Radiologia e Diagnóstico por Imagem310+2*12
Radioterapia4*2
*Bolsas do Ministério da Saúde

Prova de residência médica da USP-RP 2022: o que muda

Se em 2020 a USP-RP deixou de aplicar a tradicional prova prática na segunda fase do processo seletivo, este ano essa etapa está de volta do jeitinho que você conhece. Além disso, algumas especialidades vão contar com arguição do currículo. Mas, antes de chegar lá, dá uma olhada em como está a primeira fase:

Primeira fase: Prova objetiva de múltipla escolha 

  • Quando: 15 de novembro de de 2021 (segunda-feira), às 13h
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 4 horas

A primeira fase da prova será de múltipla escolha. O candidato deverá responder 100 questões, divididas igualmente pelas 5 grandes áreas — tudo isso em 4 horas. O gabarito de respostas será liberado no dia 15 de novembro após as 20h. Os selecionados para as próximas fases da prova serão divulgados no dia 22 do mesmo mês, após a análise dos recursos em relação ao gabarito, bem como as notas de corte.

Vale lembrar que o critério para a definição das notas de corte está baseado em uma proporção de candidatos por vaga diferente para grupos de especialidade. Segundo o edital, Genética Médica, Infectologia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Patologia e Radioterapia vão contar com 4 candidatos por vaga aprovados para a segunda fase. Para todas os demais programas, serão 3 candidatos por vaga.

Segunda fase: Prova prática e arguição curricular

Prova prática

  • Quando: 4 de dezembro de de 2021 (sábado), às 11h
  • Onde: Ambulatório Geral do HCFMRP, no Campus Universitário

A prova prática contará com situações referentes às 5 grandes áreas da Medicina. Serão 5 estações, portanto, ao menos uma para cada área. Segundo o edital “as cinco estações serão igualmente aplicadas a todos os candidatos, e não divergirão entre si na aplicação do exame. Cada candidato passará por somente uma estação por ambiente”.

Nessa etapa, será avaliada a conduta do médico na situação simulada, assim como o seu conhecimento técnico. E fica esperto! O edital aponta que está vedada qualquer peça de identificação do candidato ou de sua instituição, isso vale desde jalecos até bottons. O documento ainda aponta que é necessário estar convenientemente trajado para a prova.

Para as seguintes especialidades, o processo seletivo termina na prova prática:

  • Anestesiologia
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Neurocirurgia
  • Oftalmologia
  • Patologia

Para os programas citados acima, o peso de cada uma das fases é o mesmo, de 0,5 cada

Arguição curricular

  • Quando: 3 de dezembro de de 2021, às 11h
  • Onde: Presencial ou por videoconferência – a depender da especialidade

Para as demais especialidades, o processo seletivo ainda contará com a arguição do currículo. Ela poderá ocorrer presencialmente ou por vídeo chamada, e cada especialidade possui uma especificação de dia e horário.

A etapa de análise e arguição do currículo possui a seguinte pontuação, descrita no edital:

ItemTemasNota máxima
1Histórico escolar2
2Atividades assistenciais extracurriculares1
3Atividades científicas1
4Atividades de ensino extracurriculares1
5Atividades estudantis1
6Coerência com o curriculum vitae apresentado1
7Postura, clareza e objetividade1
8Apresentação e comunicabilidade1
9Capacidade de autoavaliação1

As residências médicas que contarem com a fase de arguição curricular tem distribuição do peso de cada etapa diferente. Nesse caso, o exame escrito tem peso 0,5, a prova prática peso 0,4 e a arguição peso 0,1.

Vale lembrar que muita gente não se prepara adequadamente para a prova prática. Histórias de pessoas que são classificadas em ótimas posições na primeira fase, mas acabam desclassificadas na segunda não são lendas. Isso acontece mesmo. Se você quer estar seguro dos checklists, aprender a controlar o tempo e o nervosismo, a dica amiga é pra você correr para o CRMedway, nosso curso que vai te dar a melhor preparação possível para a segunda fase. Como bônus, o CRMedway também tem curso de entrevista e de currículo. Não dorme no ponto e se inscreve agora mesmo clicando aqui embaixo!

Preparado para a prova de residência médica da USP-RP?

Se você quer aumentar suas chances de aprovação, vem com a gente! Acha que está tarde demais para se preparar? Larga dessa! Dá tempo de sobra para se preparar e chegar à primeira fase da prova de residência médica da USP-RP com chances reais de aprovação se você estudar do jeito certo e com direcionamento, e nisso o Intensivo São Paulo vai te ajudar muito! Lá você conta com 40 aulas direcionadas com foco na prova de residência médica da USP-RP, além de contar com um Guia Estatístico Avançado com todos os temas e assuntos que mais caem em cada grande área na prova de residência médica da USP-RP – assim vai poder direcionar bem melhor os seus estudos com questões! Clique AQUI e inscreva-se agora ou clique no botão abaixo!

Bora conquistar a vaga na residência, a hora é agora! Vem com a Medway PRA CIIIMA!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.