Edital de residência médica da USP-RP 2023: tudo que você precisa saber

Conteúdo / Residência Médica / Edital de residência médica da USP-RP 2023: tudo que você precisa saber


A concorrência da residência médica na USP-RP 2023 acabou de sair, clique aqui e confira!

Baita dia para quem quer ser R1 em uma das principais instituições de Ribeirão Preto no ano que vem: saiu o edital de residência médica da USP-RP 2023! Como de costume, estamos aqui para te trazer as principais novidades e te deixar por dentro de tudo.

Como sempre ressaltamos, te trazemos um apanhado, mas é fundamental que você leia o edital completo para não deixar nada passar, hein?

CONFIRA O EDITAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA USP-RP 2023 NA ÍNTEGRA

Antes de continuarmos, tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2024: Intensivo São Paulo, o ÚNICO totalmente direcionado para as instituições de SP, está com inscrições abertas!

Lá você vai conferir 40 aulas específicas para cada uma das principais instituições de SP, como USP, Unifesp, Unicamp, SUS-SP e outras, além de contar simulados autoraisquestões inéditas comentadasguias estatísticos e muito mais! Clique AQUI e faça já sua inscrição!

Lembrando que você ainda vai contar com o MedBrain, a inteligência artificial da Medway, para guiar seus estudos rumo à máxima performance, espelhando a trajetória daqueles que tiveram sucesso. Você pode ter tudo isso gratuitamente por 7 dias clicando AQUI.

Agora bora saber tudo sobre o edital de residência médica da USP-RP 2023?

Edital de residência médica da USP-RP 2023: tudo que você precisa saber
Edital de residência médica da USP-RP 2023: tudo que você precisa saber

Cronograma do processo seletivo de residência médica da USP-RP 2023

Período de inscrições05/10/2022 a 27/10/2022, terminando às 16h
Valor da taxa de inscriçõesR$770,00
Prova objetiva15/11/2022
Divulgação dos gabaritos15/11/2022, após às 20h
Prova prática03/12/2022
Arguição curricular02/12/2022
Resultado final12/12/2022

Inscrições para a residência médica da USP-RP 2023

  • Quando: 05/10/2022 a 27/10/2022, terminando às 16h
  • Taxa de inscrição: R$770,00

Como é padrão, só poderão se inscrever para a prova de residência médica da USP-RP aqueles alunos formados por escolas médicas reconhecidas do Brasil ou os formados no exterior (brasileiros ou não) com o diploma revalidado. As inscrições devem ser feitas no site da USP-RP. O pagamento deverá ser realizado por boleto bancário, emitido no momento da inscrição. A compensação desse pagamento pode ocorrer em até 72 horas e, só então, a inscrição será efetivada.

Vagas das especialidades de acesso direto

EspecialidadeDuraçãoVagas abertasReservas forças armadasVagas credenciadas
Anestesiologia3 anos8 + 2(*)215
Cirurgia Cardiovascular5 anos13
Cirurgia Geral3 anos7 + 3(*)616
Clínica Médica2 anos19 + 14(*)336
Dermatologia3 anos516
Genética Médica3 anos34
Infectologia3 anos415
Medicina de Emergência3 anos4*4
Medicina de Família e Comunidade2 anos15(*)26
Medicina Física e Reabilitação3 anos22
Medicina Intensiva3 anos3 + 2(*)16
Neurocirurgia5 anos2 + 1(*)3
Neurologia3 anos8 + 5(*)114
Obstetrícia e Ginecologia3 anos6 + 8(*)216
Oftalmologia3 anos3 + 4(*)212
Ortopedia e Traumatologia3 anos6 + 2(*)414
Otorrinolaringologia3 anos517
Patologia3 anos48
Pediatria3 anos8 + 8(*)420
Psiquiatria3 anos6 + 5(*)115
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos9 + 2(*)112
Radioterapia4 anos2*2
(*) bolsas provenientes do Ministério da Saúde

Prova de residência médica da USP-RP 2023: confira os detalhes

O processo seletivo de residência médica da USP-RP 2023 vai ser composto por duas fases: a primeira, composto de prova objetiva de múltipla escolha, e a segunda, composta de uma prova prática de habilidades e de arguição curricular – a tradicional entrevista!

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha 

  • Quando: 15 de novembro de 2022, às 13h
  • Onde: locais divulgados a partir do dia 08 de novembro de 2022
  • Duração: 4 horas
  • Resultado: a partir das 18h do dia 21/11/2022

Como falamos, a primeira fase é composta de uma prova de múltipla escolha. Segundo o edital de residência médica da USP-RP 2023, o candidato vai ter que responder 100 questões, dividida igualmente pelas 5 grandes áreas. A etapa tem duração de 4 horas.

Essa fase tem peso 5 na nota final do processo seletivo, então é pra caprichar, hein? Se seu objetivo é conquistar uma vaga nessa instituição, nesta reta final de preparação não dá pra ficar perdendo tempo estudando o que não cai na prova de residência médica da USP-RP.

E para direcionar bem os seus estudos para os assuntos que mais caem, dê uma olhada no nosso Guia Estatístico da USP-RP, que traz os cinco focos e temas que mais caem em cada grande área.

O gabarito da prova de residência da USP-RP 2023 vai ser liberado no dia 15 de novembro de 2022, após às 20h. Os selecionados para a próxima fase vão ser divulgados no dia 21 de novembro, após a análise dos recursos.

Vale lembrar que o critério para a definição das notas de corte está baseado em uma proporção de candidatos por vaga que está detalhada lá no edital. Aproveita e dá uma olhada nas notas de corte da residência médica da USP-RP em 2022.

E se você quer mandar bem nessa prova no fim de 2023 ou 2024, temos uma dica de ouro: os nossos Extensivos 2023! O Extensivo é o curso que vai te preparar ao longo de 1 ou 2 anos para você ser aprovado nas residências mais concorridas de São Paulo. Quer se juntar às mais de 2.000 aprovações Medway no estado? Então corre lá e faz já sua inscrição clicando AQUI!

Segunda fase: Prova prática e arguição curricular

Prova prática 

  • Quando: 03 e dezembro de 2022, às 11h
  • Onde: Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

A prova prática da USP-RP conta com 5 estações com situações referentes às 5 grandes áreas da Medicina. Nessa etapa, é avaliada a sua conduta na situação simulada, bem como o seu conhecimento técnico. 

E fica esperto! O edital aponta que é vedada qualquer peça de identificação do candidato ou de sua instituição, isso vale desde jalecos até bottons.

A prova prática tem peso 4 para os programas que contam com entrevista no processo seletivo, já no caso dos que não têm entrevista, o peso desta etapa é 5. 

As especialidades que não possuem arguição curricular como etapa são Anestesiologista, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Oftalmologia e Patologia. 

Por conta de seu peso, a prova prática é muito relevante na sua nota final, independentemente da especialidade que você escolher. Então, nada de deixar para estudar só quando souber que foi classificado para a segunda fase! 

No nosso e-book Como Brilhar nas Provas Práticas de Residência Médica, a gente mostra como dominar esse tipo de prova, trazendo checklists comentados das estações que são frequentemente cobradas nas principais instituições do Brasil. Vale a pena conferir!

Agora, se você quer mesmo é estar seguro dos checklists e aprender a controlar o tempo e o nervosismo, a dica de ouro é o CRMedway, nosso curso de preparação para a prova prática. 

São mais de 40 estações simuladas para você imergir dentro da prova prática, mais de 300 checklists na íntegra para você treinar exaustivamente e muito mais! Aproveita que, como bônus, o CRMedway vem com um curso de entrevista e currículo para você mandar bem em todas as etapas envolvendo a segunda fase!

Assim como temos várias histórias de pessoas que foram classificadas em ótimas posições na primeira fase, mas acabaram desclassificadas na segunda fase (não são lendas, pessoal), também temos aqui na Medway, entre os nossos alunos, muita história de quem ficou passou para a segunda fase em posições não tão boas e, graças à preparação que tiveram com o CRMedway, foram lá pra cima na classificação final! #ficaadica

Arguição curricular

  • Quando: 2 de dezembro de 2022
  • Onde: presencialmente ou por videoconferência

Para as especialidades que contam com entrevista no processo seletivo, a etapa tem peso 1 na nota final. Segundo o edital de residência médica da USP-RP 2023, cada especialidade possui uma especificação de dia e horário para realizar a entrevista. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como preparar seu currículo como “um mestre”, dá uma olhada aqui no nosso e-book Como ter um currículo padrão-ouro.

O resultado da segunda fase da prova de residência médica da USP-RP sai no dia 05 de dezembro de 2022. Já o resultado final e a convocação para matrícula saem só no dia 12 de dezembro de 2022.

Preparado para a prova de residência médica da USP-RP 2023?

Tudo pronto para mandar bem nessa prova e garantir sua vaga na residência médica dos sonhos? Independente se seu sonho seja ser R1 na USP-RP ou em qualquer outra instituição do País, estamos aqui para te apoiar, então continue de olho aqui no blog, pois ainda há vários editais pela frente e vamos te dar todas as novidades em primeira mão.

Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway