Edital de residência médica do IAMSPE 2022: tudo o que você precisa saber

O que sabemos até agora sobre o edital de residência médica do IAMSPE 2022?
Vista aérea do IAMSPE

Demorou, mas chegou! O edital de residência médica do IAMSPE 2022 foi lançado no último sábado, dia 27 de novembro de 2021. Esse documento é fundamental por conter todos os principais dados para quem deseja entrar nesta instituição em 2022. E se você não quer perder nada do que vem por aí para ser aprovado no IAMSPE, vem com a gente!

Mas nós já podemos te adiantar: foram poucas as mudanças. Todo o processo segue ocorrendo em duas fases. Uma primeira de caráter objetivo e de múltipla escolha, bem como uma segunda prova prática com casos clínicos exibidos em multimídia.

Ah, e não vai esquecer de conferir o documento original do edital, em? É só acessar este link!

Inscrições para a residência médica no IAMSPE 2022

  • Quando: entre 10 horas de 2 de dezembro de 2021 até às 23 horas e 59 minutos de 12 de dezembro de 2021
  • Onde: Site da Quadrix
  • Taxa de inscrição: R$ 294,00

Pouca coisa mudou em relação às inscrições para participar do processo seletivo de residência médica do IAMSPE, que continuam sendo realizadas pela internet. Segundo o edital de residência médica do IAMSPE 2022, basta realizar a inscrição pelo site do Instituto Quadrix, empresa responsável pelo processo seletivo.

Seguindo os passos do edital, basta entrar no link correlato ao processo seletivo de residência médica do IAMSPE 2022 (esse que nós colocamos no parágrafo anterior), ler o edital completo, clicar em “Faça sua inscrição”, informar CPF e senha (se você já tiver cadastro) ou clicar em Novo Cadastro (se ainda não estiver cadastrado) e, depois, clicar em “Inscrição”.

Em seguida, selecione o Processo Seletivo, Programa, Especialidade e preencher corretamente os respectivos campos solicitados – bastante atenção nesta etapa, hein? Pronto! Agora é só imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data de vencimento, que é no dia 13 de dezembro de 2021 – obedecendo aos critérios técnicos e de horário limite estabelecidos pelos correspondentes bancários.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasForças Armadas
Cirurgia Geral3 anos151
Clínica Médica2 anos315
Ginecologia e Obstetrícia3 anos7 1
Pediatria3 anos10
Anestesiologia3 anos10
Dermatologia3 anos3 
Infectologia3 anos4
Medicina Esportiva3 anos4
Medicina Física e Reabilitação3 anos2 
Medicina Intensiva3 anos5
Neurocirurgia5 anos1 1
Neurologia3 anos91
Oftalmologia3 anos8
Ortopedia e Traumatologia3 anos8
Otorrinolaringologia3 anos6
Patologia3 anos2
Psiquiatria3 anos12
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos91
Radioterapia4 anos2

Prova de residência médica do IAMSPE 2022: o que muda?

Como dissemos, são poucas as mudanças da prova do IAMSPE 2022 em relação ao último ano. Principalmente no que diz respeito às fases do processo, tudo está bem similar. Então dá só uma olhada em como vai ser tudo isso.

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha

  • Quando: 8 de janeiro de 2022 (manhã)
  • Onde: Cidade de São Paulo (o local exato será disponibilizado no site da Quadrix em 5 de janeiro)
  • Duração: 3 horas e 30 minutos

A estrutura da primeira fase do IAMSPE permanece a mesma em relação ao ano passado: trata-se de uma prova objetiva pontuada de 0 a 10, contendo 80 questões e valendo peso 5 na classificação final.

Apesar de sabermos que a prova vai ser na parte da manhã, o horário e o local não exatos não foram divulgados no edital, então tem que ficar lá de olho no site do Instituto Quadrix, hein? O comprovante definitivo de inscrição e da divulgação do local de provas da primeira e da segunda fase, que trará as informações de dia, horário, local e sala de prova das duas primeira fases do processo seletivo, vai estar disponível no dia 5 de janeiro de 2022!

Mas temos que te lembrar que, em termos de conteúdo da prova, muita coisa não vai mudar. Por isso, vale a pena consultar o nosso post que fala especificamente sobre a prova do IAMSPE, direto ao ponto. Confere lá!

Na Academia Medway, também temos vários materiais gratuitos pra te ajudar na preparação para a prova de residência médica: ebooks, guias, minicursos – é só entrar e devorar!

Segunda fase: Prova prática multimídia (casos clínicos)

  • Quando: 8 de janeiro de 2022 (tarde)
  • Onde: Cidade de São Paulo (o local exato será disponibilizado no site da Quadrix em 5 de janeiro)
  • Duração: 2 horas.

A prova prática de residência médica do IAMSPE seguirá sendo uma prova multimídia com casos clínicos. Para todas as especialidades, exceto Neurocirurgia, essa avaliação vai ter peso 5 na nota final, então bora caprichar, hein? Apesar de o edital não trazer muitos detalhes, já te adiantamos por aqui que nos últimos anos a prova trazia 10 casos clínicos, 4 de cada especialidade, com 4 questões para cada caso clínico (um total de 40 questões). Lembrando que as perguntas são “padrão IAMSPE”: diretas!

Aí você pode estar se perguntando: “ué, mas e para Neurocirurgia? Quanto vai valer essa prova”!

Quem for disputar uma vaga no programa de residência em Neurocirurgia no IAMSPE vai ter que passar não por 2, mas por 3 fases! Diferentemente das outras especialidades, para os candidatos de Neurocirurgia, a prova prática multimídia vai ter peso 4, enquanto a terceira fase, que será uma entrevista com análise curricular, terá peso 1, que vamos detalhar mais daqui a pouco.

Bom, apesar de a primeira e a segunda fase do IAMSPE serem realizadas no mesmo dia, a primeira fase é eliminatória! Então você só vai ter a prova prática multimídia corrigia se for aprovado na primeira fase. A divulgação do resultado definitivo da prova objetiva e da lista dos candidatos habilitados para correção da prova de casos clínicos (multimídia) acontece no dia 25 de janeiro de 2022.

Para as especialidades com 1ª e 2ª fase, a divulgação do resultado final e a convocação para matrícula acontece no dia 10 de fevereiro de 2022. Para a residência médica em Neurocirurgia, neste dia vai ser divulgada a lista de convocados para a entrevista e análise de currículos, bem como a divulgação do local.

Terceira fase: Entrevista e análise curricular (apenas Neurocirurgia)

  • Quando: De 11 a 15 de fevereiro 2022
  • Onde: A ser divulgado

Voltada apenas para os candidatos ao programa de residência em Neurocirurgia, a terceira fase do processo seletivo de residência médica do IAMSPE é composta de entrevista e análise curricular. Esta etapa é avaliada de 0 a 10 e tem peso 1 na nota final.

Para saber direitinho quais vão ser os critérios avaliados, sugerimos que você dê uma boa olhada no edital, pois lá está tudo muito bem detalhado! Porém, de cara, já te adiantamos que você vai precisar ficar de olho lá no site do processo seletivo, pois o local e o horário vão ser divulgados apenas lá. E lembre-se de que, no dia, você vai ter que se apresentar com o seu currículo devidamente documentado com cópias dos comprovantes das atividades extracurriculares.

A divulgação do resultado definitivo da terceira fase acontece no dia 21 de fevereiro, bem como o resultado final e a convocação para matrícula.

Lembrando que o CRMedway é nosso curso preparatório para a prova prática, onde você vai ter contato, entre diversas outras aulas, com conteúdos preparatórios para a prova de multimídia, como essa mesmo do IAMSPE! Entre já na página e se inscreva! Aproveita que as turmas estão abertas – inclusive para o CRMedway Presencial, hein? Clique AQUI para se inscrever ou no botão aqui embaixo!

Agora é com você!

Bom, as informações já estão nas suas mãos. Agora o negócio é seguir com a sua preparação. E pra te ajudar, você pode aproveitar o Intensivo São Paulo, nosso curso completamente focado nas principais instituições do estado. Com ele, você tem acesso a 40 aulas exclusivas de cada um desses grandes centros de residência médica. Não vai perder, certo? Então acesse já a página do Intensivo!

E aí, já tá bom? Então, bora lá!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.