Carregando

Edital de residência médica na FMABC 2022: saiba mais

Quando o assunto é a Faculdade de Medicina do ABC, você provavelmente já deve pensar: “Opa! Essa está na minha lista!”. Acertei? Então, pra quem não aguentava mais esperar pela hora do edital sair, o momento chegou! O edital de residência médica da FMABC 2022 já foi lançado e nós estamos aqui para te trazer tudo o que é mais importante.

Edital de residência médica na UFABC 2022: saiba mais
Edital de residência médica na UFABC 2022: saiba mais

Você com certeza já deve saber, mas não custa relembrar, né? A FMABC é uma instituição super concorrida para se fazer residência médica, e isso significa que você vai se deparar com candidatos extremamente preparados. 

A residência médica da FMABC vai propiciar aos futuros residentes um amplo campo de atuação e estágio para seus alunos. Todos os locais abaixo estão anexados à sua estrutura. Confira:

  • Santo André: Centro Hospitalar de Santo André, Hospital Estadual Mário Covas e Centro de Saúde Escola;
  • São Bernardo do Campo: Hospital de Ensino Padre Anchieta, Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher;
  • São Caetano do Sul: Hospital Márcia Braido e Maria Braido;
  • Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina do ABC, no próprio campus.

Se você já está na área e com os estudos em dia, sabe que agora é a hora de focar em cada detalhe do edital de residência médica da FMABC e saber, tim-tim por tim-tim, tudo o que será exigido de você nessa avaliação. 

Vai ter prova prática? E como será? Qual é a data de inscrição? E as provas? E as datas? São tantas perguntas, não é mesmo? Bom, tudo isso a gente te responde aqui, neste artigo. Vamos lá?

Inscrições para a residência médica na FMABC 2022

Quando: A inscrição foi das 10h00min de 18/11/2021 às 23h59min de 06/12/2021 conforme cronograma previsto e exclusivamente pela internet no site da Fundação VUNESP.

Taxa de inscrição: R$600,00

De acordo com o edital, as inscrições só poderiam ser feitas pelo site da VUNESP. Todos os atos relativos ao edital também serão disponibilizados por lá mesmo ou pelo site da FMABC. 

Para a inscrição ser validada, o pagamento do boleto deve ter sido feito em dia e o envio adequado dos documentos solicitados também. Ao fazer a sua inscrição, o documento para pagamento era gerado no mesmo endereço. 

Se você quiser saber qual é o status do seu pagamento e se ele já foi aprovado, basta ir até a área de “inscrição” e depois clicar em “consulta”. Feito isso, é só aguardar e verificar se está tudo correto. 

Vagas para as especialidades de acesso direto

(*) PROGRAMAS COM VAGAS TRANCADAS PARA AS FORÇAS ARMADAS

ProgramaDuraçãoVagas previstas
Anestesiologia – FMABC (*)3 anos 13 
Anestesiologia – SMS-SBC3 anos 06 
Cirurgia Cardiovascular5 anos 01 
Cirurgia Geral – FMABC 3 anos04 
Clínica Médica – FMABC (*)2 anos 23 
Clínica Médica – SMS-SBC2 anos 06 
Infectologia 3 anos 02 
Medicina de Família e Comunidade – FMABC2 anos 07 
Medicina de Família e Comunidade – SMS-SBC2 anos 10 
Medicina do Trabalho (*)2 anos 02 
Neurocirurgia5 anos 02 
Neurologia3 anos 04 
Obstetrícia e Ginecologia – FMABC (*)3 anos 07 
Obstetrícia e Ginecologia – SMS-SBC3 anos 06 
Oftalmologia (*)3 anos 10 
Ortopedia e Traumatologia (*)3 anos 08 
Otorrinolaringologia (*)3 anos 04 
Pediatria – FMABC3 anos 09 
Pediatria – SMS-SBC3 anos 06 
Psiquiatria – FMABC3 anos 08 
Psiquiatria – SMS-SBC3 anos 06 
Radiologia e Diagnóstico por Imagem 3 anos 02 

Prova de residência médica da FMABC

Por conta da pandemia de Covid-19, havia alguma expectativa em relação às provas que se mantiveram sem alteração, sendo que a prova objetiva foi aplicada na primeira fase a entrevista com análise e arguição do currículo na segunda etapa. 

A prova objetiva foi aplicada na cidade de Santo André e a entrevista, análise e arguição do currículo também, mas nas próprias dependências da FMABC. 

Prova objetiva de múltipla escolha 

Quando: 10 de janeiro de 2022, no período da tarde. 

Onde: O local varia de candidato para candidato. 

Duração: 5 horas para especialidades com acesso direto e 3 horas para especialidades com pré-requisito.

Divulgação do resultado: 21 de janeiro de 2022.

A estrutura da primeira fase da prova da FMABC é composta por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Cada uma tem 5 alternativas, sendo que apenas uma alternativa está correta. 

Ela é de caráter eliminatório e classificatório e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato. Toda essa avaliação é elaborada de acordo com os conhecimentos específicos de especialidades básicas ou especialidades do pré-requisito. 

O horário da prova e o local de aplicação foram divulgados aos candidatos e, por isso mesmo, a gente sempre orienta o aluno a ficar atento ao que sai nos dois sites ali de cima, beleza? Sim, o site da VUNESP e o site da própria instituição. Ficando de olho nas postagens, você não vai perder nenhuma informação importante. 

A divulgação do gabarito pré-recurso acontece no dia 21 de janeiro de 2022 depois das 18h. Os candidatos têm até o dia 29 de novembro às 14h para entrar com os recursos. Então, o gabarito definitivo é divulgado no dia 2 de dezembro. Já a convocação para a segunda fase, por sua vez, vai rolar no dia 7 de dezembro.

Entrevista com análise e arguição do currículo

Entrevista e avaliação do currículo: de 10 a 14 de janeiro de 2022.

Segundo o edital, essa segunda fase, composta pela entrevista com a análise e arguição do currículo, é de caráter classificatório e busca valorizar o perfil e o nível de especialização do candidato, a partir da complementação de sua formação educacional e também de sua experiência profissional.

É válido lembrar que a classificação na primeira fase é obrigatória para que se possa participar desse segundo momento de avaliação. A prova objetiva da primeira fase tem peso de 90% (noventa por cento) e a entrevista na segunda fase, bem como a análise e arguição de currículo têm peso de 10% (dez por cento).

Do mesmo jeito que a prova objetiva e a entrevista foram aplicadas na cidade de Santo André, a análise e arguição do currículo também. Todas elas aconteceram nas dependências da FMABC. 

E como você precisa ficar atento, se liga: o período de envio de informações do currículo é do dia 03 de janeiro ao dia 12 de janeiro de 2022. Basta acessar sua área de inscrição e fazer o upload dos documentos solicitados. 

Sobre a divulgação da nota da segunda fase? Já sabe, tudo é divulgado no site da VUNESP que é a banca organizadora do processo seletivo. Neste ano, as notas saíram no dia 09 de fevereiro e as retificações nos dias 14 e 15 do mesmo mês. 

Os concorrentes que julgaram necessário puderam entrar com recurso da sua nota até 2 dias úteis a partir da publicação e/ou do 1º dia útil subsequente à data da publicação oficial. Logo após isso, já eram divulgados os prazos e as convocações para a matrícula dos aprovados. 

E então? Curtiu saber mais sobre o edital de residência médica da FMABC? A gente viu que não há, nessa instituição, provas práticas, logo, você precisa estar afiado nas questões, ok? Para isso, estudar por questões é uma boa saída. Já falamos sobre isso aqui no blog, então, não deixe de conhecer esse método!

Sobre o edital de residência médica na FMABC 2022, é isso!

Vem se preparar com a Medway! Se você quer ter uma preparação completa, saiba que o Intensivo SP tem várias aulas direcionadas às grandes instituições de São Paulo, além de contar com um app exclusivo com mais de 11 mil questões comentadas das provas dos últimos 6 anos.

Quer mais conteúdo? Que tal dar uma olhada na Academia Medway? Por lá, você vai encontrar centenas de conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições. 

E finalizando o assunto do edital de residência médica na FMABC 2022, aqui vai uma dica de ouro pra quem também prestou provas de residência médica em que a segunda fase é uma prova prática: o CRMedway é nosso curso preparatório para a prova prática. A partir dele, você vai ter contato com conteúdos preparatórios para a prova multimídia. Entre já na página e se inscreva! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MarcosMarangoni Junior

Marcos Marangoni Junior

Paulistano nato, criado nas ruas do Ipiranga, médico ginecologista e obstetra formado na UNICAMP, mestrando em Saúde Reprodutiva pela UNICAMP, e professor da Gineco-Obstetrícia da Medway. Só nasce grande filhote de monstro.