Carregando

Edital de Residência Médica na UFPR: saiba mais!

Fala, moçada! Todo mundo está acompanhando os processos seletivos e editais de 2022? A gente espera que sim! Hoje vamos falar do edital de residência médica na UFPR que está no ar, então se você pensa em entrar para essa, que é uma das principais instituições de Medicina do país, não dá para perder tempo: é hora de se informar!

Saiba mais sobre o edital de residência médica na UFPR
Saiba mais sobre o edital de residência médica na UFPR

O processo seletivo para esse ano não é tão extenso, mas é repleto de detalhes e prazos importantes que farão a diferença para quem busca mais tranquilidade e organização. Tão essencial quanto estudar e manjar do conteúdo é se preparar para o dia da prova e demais orientações relacionadas à segunda fase, para não dar bobeira e perder essa ótima oportunidade.

Para te ajudar nessa, a gente reuniu aqui alguns pontos que valem a pena repassar com mais dedicação. Mas não se esqueça de conferir também o documento completo, combinado? Agora, é hora de conferir alguns pontos do edital de residência médica na UFPR!

Edital de residência médica na UFPR: inscrições

  • Quando: de 16/08/2021 até as 12h do dia 29/09/2021
  • Taxa de inscrição: R$ 455,00
  • Onde: site do NC/UFPR

Para validar sua inscrição na prova de residência médica na UFPR, o pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 29/09/2021, via boleto bancário. Muita atenção para não deixar passar esse prazo e perder a inscrição!

Não se esqueça de, depois disso, conferir a confirmação no próprio site, que pode acontecer em até 48 horas. Assim, se rolar qualquer problema, o que é difícil de acontecer, ainda dá tempo de correr atrás.

Vagas das especialidades de acesso direto

Mas será que a especialidade dos seus sonhos é oferecida no processo seletivo da UFPR 2022? Para esse edital, as vagas e especialidades disponíveis são as seguintes!

ProgramaDuração Vagas
Anestesiologia3 anos4
Cirurgia Geral 3 anos6
Clínica Médica2 anos22 vagas
Dermatologia 3 anos2
Ginecologia e Obstetrícia3 anos10
Medicina de Família e Comunidade2 anos19
Medicina Intensiva3 anos3
Neurocirurgia5 anos1
Neurologia4 anos5
Otorrinolaringologia3 anos3
Ortopedia e Traumatologia3 anos7
Patologia3 anos2
Pediatria3 anos12
Psiquiatria3 anos5
Radiologia e Diagnóstico por imagem3 anos6


Antes de falarmos sobre a prova de 2022, saiba que você pode começar a direcionar os seus estudos para a UFPR 2023 conferindo o nosso Guia Estatístico da UFPR.

Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar quando o grande momento chegar. Que tal? Não perca tempo e baixe-o gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!


Prova de residência médica na UFPR

Mas e então, o que rola na prova de residência médica na UFPR? Bom, por causa da pandemia, esse ano não tem prova prática, mas isso não é motivo para relaxar. A cobrança na prova objetiva é alta e nem é preciso falar sobre a concorrência, não é mesmo? Agora, se ligue nessas dicas!

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha

A prova objetiva acontece no dia 02/11/2021, às 14h, e tem duração máxima de 4 horas, em Curitiba. É muito importante chegar com antecedência ao local: o edital aconselha no mínimo 20 minutos. Se você tiver tempo, faça o trajeto até o local da prova no dia anterior, calcule quanto tempo leva para chegar lá, como é o trânsito, entre outros detalhes para evitar surpresas.

Antes da prova, acontece a leitura das instruções. Mesmo que você já esteja por dentro do esquema, é bom prestar atenção para caso algo tenha mudado de última hora.

A prova conta com 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta certa. Serão 20 questões para cada uma das cinco grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.

Essa etapa tem peso 9, então é muito importante mandar bem. A prova da UFPR apresenta um nível de dificuldade considerável. Algumas questões são consideradas bem difíceis, daquelas que só um especialista domina.

Outras contam com enunciados que permitem várias interpretações. Em contrapartida, a banca não tem o costume de alterar o gabarito com frequência, então é bom não se apegar a questões controversas, porque elas dificilmente mudarão sua classificação.

Mais um detalhe para ter ideia do que você precisa para ir para a análise curricular: na prova anterior a essa, a nota mais baixa de corte foi em Medicina de Família e Comunidade: 34. E a mais alta, em Dermatologia e Otorrinolaringologia: 69. Sendo que a prova é pontuada de 1 a 100.

Se você vai prestar a prova de residência médica da UFPR este ano e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que dá sim para chegar ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado – só que para isso você precisa fazer TUDO certo, e isso inclui estudar com foco e direcionamento para as instituições em que você quer ser aprovado.

Para isso, a Medway fez o Intensivo Paraná! Lá você vai ter aulas focadas nos assuntos que mais caem na AMP e na UFPR, incluindo guias estatísticos completos para direcionar os seus estudos! Ainda tem dúvidas se o curso é pra você? Então inscreva-se para testar o Intensivo Paraná grátis por 7 dias!

De volta ao edital, em relação aos materiais permitidos na sala, leve apenas caneta esferográfica com corpo transparente e escrita grossa, de tinta preta, lápis, apontador e borracha. Não se esqueça de conferir todos os documentos que precisam ser apresentados. Documentos eletrônicos, inclusive, não são aceitos.

O gabarito sai no dia 03/11/2021, no próprio site da NC/UFPR. A princípio, ele é provisório, mas dentro de alguns dias, no mesmo local, você terá acesso às respostas oficiais da prova.

E para passar para a segunda etapa? Bem, o ranking acontece em ordem decrescente de pontuação, para candidatos que estiverem incluídos na classificação igual a três vezes o número de vagas mais três para cada especialidade. A convocação acontece no dia 26/11/2021, também no site da NC/UFPR.

Segunda fase: análise curricular

A segunda fase da prova de residência médica na UFPR consiste na análise curricular. Será preciso enviar pelo site todos os documentos obrigatórios, como diploma, currículo e documentos comprobatórios.

Não deixe de turbinar bastante seu currículo. Coloque todas as experiências e vivências relevantes que você já teve na Medicina ao longo dos anos. Vale também acrescentar trabalhos voluntários e conhecimento de língua estrangeira.

Organize tudo muito bem e revise o português, porque a banca valoriza muito a apresentação visual do documento, que deve ser salvo em PDF. Além disso, o edital passa outras orientações sobre o conteúdo do currículo e demais regrinhas que serão avaliadas.

Esse processo deve acontecer a partir das 12h do dia 26/11/2021 até as 11h59 do dia 29/11/2021. É um tempo curto, então foque na ideia de deixar tudo mais ou menos engatilhado para não perder tempo assim que confirmar sua classificação.

A segunda etapa tem peso 1 e as notas serão divulgadas no dia 09/12/2021. Depois rola aquele período de praxe para questionamentos de notas e recursos. Assim, o resultado oficial e definitivo sai no dia 07/01/2021.

Se por acaso acontecer algum empate de candidatos na classificação, o desempate ocorre por idade. Nesse mesmo dia, a lista geral de aprovados também é divulgada. E, se seu nome estiver por lá, pode comemorar! O próximo passo é fazer a matrícula.

Ela ocorre a partir das 12h do dia 10/02/2022 até as 12h do dia 13/02/2022. O edital detalha os documentos necessários para apresentar e postar no site, porque esse processo também é feito totalmente online para facilitar e agilizar a organização das coisas.

Os residentes começam a exercer suas atividades no dia 01/03/2022. Todos terão uma bolsa assegurada de R$ 3.330,43, com o primeiro recebimento agendado para o fim do primeiro mês de trabalho.

Portanto, não relaxe e verifique no edital todas as exigências e documentos pedidos para a matrícula. Imagina só ir tão longe para escorregar na reta final? Nem pensar!

Atenção aos protocolos de segurança para a prova

Muita coisa tem mudado por causa da pandemia, certo? E para as provas de residência, isso não poderia ser diferente. Novas regras estão estabelecidas.

A começar pelo uso de bebedouros, que está vetado. Você pode levar uma garrafa de água própria, com frasco transparente e sem rótulo. Esse já era um procedimento comum nesse tipo de processo seletivo, mas agora mais do que nunca a ação está proibida.

Você também deverá permanecer de máscara durante todo o tempo da prova. É provável que tenha a aferição de temperatura já que esse é um sintoma, então cuide de sua saúde para garantir que está bem nesse dia tão importante.

Aproveite os pontos de higienização que estarão disponíveis pela propriedade e use e abuse do álcool em gel. Essas são as orientações básicas para toda prova de residência, portanto, não deixe de cumpri-las corretamente para o bem de todos os presentes e o seu próprio.

Pronto, agora você já se atentou aos principais pontos do edital de residência médica na UFPR

E aí, acha que está pronto para encarar a prova de residência médica na UFPR? Pode acreditar, ela está equiparada com as provas de São Paulo em termos de concorrência, então além de ter o edital na ponta da língua, será fundamental estudar muito.

Tem aquela dica impecável e praticamente infalível: puxar as provas de edições passadas da prova e estudar por questões, porque a estrutura da prova não costuma mudar muito. Mas nada de parar por aí, porque tem muito mais que você pode fazer para ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Para começar, se você precisa de material de qualidade para se manter informado e guiar seu cronograma pessoal, aproveite o que a gente tem divulgado na Academia Medway! Sem dúvida alguma você encontrará muito conteúdo bom e esclarecedor por lá.Outra dica poderosa: nossos Extensivos são ótimas opções para estudar com foco e bons resultados. Você pode optar pelo Extensivo São Paulo, voltado para as provas do estado, Extensivo Programado, com 4 cursos em 1 ou Extensivo Base, se ainda está no 5º ano mas quer começar a se dedicar.

E pra finalizar: que a Medway é um sucesso em todo estado de São Paulo, você já sabe. Mas chegou a hora de ir além e ajudar alunos de todo o Brasil que sonham com a residência médica. Por isso, apresentamos a você os nossos Intensivos Estaduais, que vão ser direcionados para quem quer estudar fora de São Paulo. Você já sabe qual é o padrão Medway, certo? Então, inscreva-se na nossa lista de espera para ser avisado de todas as novidades sobre o lançamento. Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.