Carregando

Edital de Residência Médica no HCPA: saiba mais!

Hoje é dia de saber mais sobre o edital de residência médica no HCPA, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre! Muita gente tem essa instituição no radar, já que ela é repleta de oportunidades para várias especialidades e ainda tem uma ótima reputação nacional e internacional. Deu para sentir o gostinho de muitas experiências vindo por aí, não é mesmo?

Além disso, se preparar em relação a detalhes técnicos e práticos é tão importante quanto ter as disciplinas na ponta da língua. Assim, você não escorrega em relação a nenhuma informação, o que, acredite, é uma ótima maneira de se destacar da concorrência. Ter tudo na ponta da língua ainda ajuda a administrar a ansiedade, porque a organização faz a diferença na hora de separar mil documentos que você vai precisar.

Provas, fases, inscrições… tudo está aqui para você conferir e anotar, mas não deixe de imprimir o edital, marcar partes importantes e realmente conhecer cada parágrafo e demais exigências. Aqui é só um resumão mesmo, certo? Então, bora lá tirar as dúvidas e dar uma revisada nas informações do documento!

Inscrições para a residência médica no HCPA

As inscrições de residência médica no HCPA para o ano de 2022 aconteceram pela internet, do dia 17 de setembro ao dia 20 de outubro. Preste muita atenção para as próximas temporadas de prova, porque esse período é bem curtinho, não é verdade? Então não rola dar mole e perder a chance. Todos os dados precisam ser preenchidos com muita atenção e vale lembrar que só é permitido escolher um programa no ato de cadastro.

Quem tem diploma de conclusão de curso pode participar, assim como quem está no 12º semestre do curso de Medicina. Em ambos os casos, são solicitados os documentos comprobatórios.

A taxa de inscrição custou R$690,00 para o processo de 2022, e pôde ser quitada via boleto bancário ou cartão de crédito em duas vezes. E relaxe, porque pode acontecer de a confirmação de pagamento cair somente 48 horas depois, o que é super normal.

Outro fator para se atentar: as provas serão realizadas tanto em São Paulo quanto em Porto Alegre. Calcule a sua rota e veja o que compensa mais para você, inclusive porque é super importante se organizar para viajar e se hospedar, se for o caso. A escolha é feita pelo candidato também no ato de inscrição.

Mais uma coisa importante: candidatos que participaram do PROVAB ou concluíram residência em programa de Medicina de Família e Comunidade ganham bonificação de 10% na hora da prova. Ela é adicionada diretamente na nota da prova e você deve avisar que cumpriu esse requisito no momento da inscrição. Essa bonificação é válida somente caso não ultrapasse os 90 pontos exigidos na etapa.

Vagas das especialidades de acesso direto

A residência médica na HCPA conta com 25 especialidades, muitas opções em comparação a outros hospitais similares. Confira, a seguir, todas as vagas disponíveis neste edital!

  • Anestesiologia: 12 vagas
  • Cirurgia Cardiovascular: 1 vaga
  • Cirurgia Geral: 3 vagas
  • Clínica Médica: 25 vagas
  • Dermatologia: 6 vagas
  • Genética Médica: 3 vagas
  • Infectologia: 3 vagas
  • Medicina de Emergência: 4 vagas
  • Medicina de Família e Comunidade: 8 vagas
  • Medicina do Trabalho: 4 vagas
  • Medicina Física e Reabilitação: 2 vagas
  • Medicina Intensiva: 7 vagas
  • Medicina Nuclear: 1 vaga
  • Neurocirurgia: 1 vaga
  • Neurologia: 6 vagas
  • Obstetrícia e Ginecologia: 8 vagas
  • Oftalmologia: 4 vagas
  • Ortopedia e Traumatologia: 4 vagas
  • Otorrinolaringologia: 4 vagas
  • Patologia: 4 vagas
  • Patologia Clínica (Medicina Laboratorial): 1 vaga
  • Pediatria: 13 vagas
  • Psiquiatria: 12 vagas
  • Radiologia e Diagnóstico por imagem: 5 vagas
  • Radioterapia: 1 vaga

Prova de residência médica no HCPA 2022

Mas afinal, o que rola na prova de residência médica no HCPA? O processo seletivo como um todo não se difere das principais instituições do Brasil, mas vale a pena conferir os pormenores e saber exatamente o que te espera por lá. Veja só!

Primeira fase: prova objetiva de múltipla escolha

A primeira fase desse processo consiste em uma prova objetiva de múltipla escolha com 100 questões de 4 alternativas, sendo apenas 1 correta.

Edital de Residência Médica na HCPA: tudo que você precisa saber
Prova de residência médica no HCPA 2022

A divisão da prova é bem tradicional: 20 questões para cada grande área da Medicina. Cada questão vale o peso de 0,9, e a nota será calculada considerando o número de acertos vezes o peso da questão.

Aqui fica uma dica valiosa: a prova da instituição tem muitas questões que pedem para assinalar as afirmativas corretas. Todo cuidado é pouco nesse estilo conhecido como “3 em 1”, com 4 afirmativas, porque podem custar um acerto.

A prova aconteceu no dia 07/11/2021, simultaneamente em São Paulo e Porto Alegre. O horário de início é às 9 horas da manhã e a duração é de 5 horas, sendo o tempo obrigatório de permanência mínimo, 4 horas. Os locais são indicados alguns dias antes dessa data.

No dia 9 de novembro de 2021, deu para os candidatos saberem como se saíram por meio do gabarito e do resultado preliminar. 

Para essa prova, não poderia ser diferente. Vale muito a pena estudar por questões de edições passadas dessa prova. A parte de Cirurgia, por exemplo, tem assuntos muito cobrados com frequência, então você pode ter uma excelente base ao descobrir sobre estrutura de questões e temas recorrentes.

Segunda etapa: análise curricular

Nada de prova prática! A segunda etapa dessa residência tem uma análise curricular. Por isso, é muito importante caprichar no currículo, porque a banca é bastante exigente. Aqui estão as pontuações pertinentes a essa fase:

  • Histórico escolar: 1,0 ponto
  • Última nota na faculdade de origem no ENADE: peso máximo 0,8 ponto
  • Participação em teste do Progresso: peso máximo 0,2 ponto
  • Produção científica: peso máximo 2,0 pontos
  • Participação em eventos científicos: peso máximo 1,0 ponto
  • Monitorias: peso máximo 2,0 pontos
  • Domínio de língua inglesa: peso máximo 1,5 ponto
  • Experiências extracurriculares: peso máximo 1,5 ponto

O edital não detalha exatamente sobre o envio do currículo, mas tudo indica que será pela internet, no mesmo site das inscrições. Dessa maneira, é bom acompanhar as retificações e indicações, inclusive para saber em qual formato você deve enviar seu documento, entre outros detalhes.

Caso ocorra algum empate, a banca analisa alguns critérios para classificação. São eles: maior número de pontos na primeira fase, e sorteio, realizado em ato público.

O resultado dessa etapa saiu no dia 20 de dezembro de 2021, e houve a convocação para o sorteio de vagas. No dia 23 de dezembro de 2021 saiu a classificação definitiva.

Seu nome apareceu por lá? Então é só alegria! No dia 03 de janeiro de 2021 dá para conferir a homologação final e a convocação para a matrícula.

No próprio edital há uma lista de todos os materiais e documentos necessários para efetivar sua matrícula. Sendo assim, não se esqueça de ler tudo direitinho, deixar separado com antecedência e continuar de olho nas datas para não perder nada.

Atenção aos protocolos de segurança para a prova presentes no edital de residência médica no HCPA

Nesse edital, não há cláusulas específicas para protocolos de segurança no dia da prova. Entretanto, vale lembrar que sim, a gente ainda está no meio de uma pandemia.

Então, é bom estar com a vacina em dia, usar máscara e levar algumas para trocar ao antes e depois da prova, e aproveitar os pontos de álcool em gel que com certeza estarão disponíveis no local de prova. Mantenha distanciamento e tome todos os cuidados possíveis se tiver que interagir com alguém.

Não custa nada ter empatia e consciência, não é mesmo? Qualquer prova de residência reúne muita gente, e na HCPA não poderia ser diferente, o que torna ainda mais essencial a necessidade de ser responsável.

Pronto, agora você já conhece os principais pontos do edital de residência médica no HCPA

Pronto, agora você já conhece os principais pontos do edital de residência médica no HCPA, que é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul. A instituição presta serviços e atendimentos à população desde a década de 1970 e rapidamente se tornou referência no estado e em todo o Brasil.

Além disso, é um polo de produção e disseminação de conhecimentos, pesquisa e inovação. Por isso, tem reconhecimento internacional. Um monte de gente sai de outros estados para prestar essa prova, então nem é preciso mencionar que a concorrência é pesada, não é mesmo? Todo mundo busca um lugar ao sol para se tornar um ótimo profissional, e poder desenvolver habilidades práticas, técnicas e acadêmicas em um dos melhores hospitais do país.

Portanto, além de estar com o edital na ponta da língua, não se esqueça de mandar ver nos estudos: organize um bom cronograma, faça muitas questões, turbine seu currículo com experiências da graduação e continue focado. A gente, como você já deve saber, pode te ajudar bastante nessa missão.

Acesse a Academia Medway para conferir nossos conteúdos exclusivos e direcionar melhor a sua preparação. Não se esqueça de conferir também nossos Extensivos, com três opções de cursos para encaixar de acordo com seus objetivos: Extensivo São Paulo, para quem quer focar nas instituições do estado, Extensivo Programado, com 4 cursos em 1, e Extensivo Base, para começar a estudar com antecedência e não deixar nada para última hora. Esperamos por você!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.