Com 36 votos a favor e nenhum contra, a Congregação da Escola Paulista de Medicina aprovou a inclusão de reserva de vaga para o processo seletivo da Unifesp para o ano de 2024/2025. A votação ocorreu no dia 04 de julho, no Auditório Leitão da Cunha.
Com isso, pessoas pretas, pardas, indígenas, PPI (pessoas com Percepção de Incapacidade) e PCD (pessoas com deficiência) são as populações com a reserva de vagas. Em outros ambientes, como as universidades, existem propostas semelhantes a essas, com objetivo de diminuir as disparidades econômicas, educacionais e sociais entre os habitantes.
Assim, O debate da vez girou em torno da necessidade de discutir as melhores formas de realizar a seleção com a reserva de vaga para o processo seletivo da Unifesp de 2025. Os membros da Congregação procuraram estabelecer critérios que garantam a inclusão de forma ampla de acordo com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional — PDI e Projeto Pedagógico Institucional — PPI.
Por fim, essa política de afirmação de comunidades menos privilegiadas é um marco para os concursos de residência médica. Mais uma vez, a Unifesp abraça a oportunidade de ser pioneira na história da inclusão social.
Se você ainda vai prestar residência médica, saiba que a gente pode ajudar da mesma forma. Aproveite que está por aqui e conheça o Intensivo Medway, um curso direcionado especificamente para as provas de residência médica de São Paulo.
Vocês podem encontrar diversos outros assuntos abordados na mesma pegada que fizemos aqui! Se ainda não conhecem a Academia Medway, basta clicar aqui para acessar! Com e-books e com diversas outras dicas gratuitas que vão te ajudar muito na preparação para a residência médica!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway