Hobbies para estudantes de residência médica: confira os principais!

Conteúdo / Residência Médica / Hobbies para estudantes de residência médica: confira os principais!

Fala, pessoal! Beleza? Está chegando a metade do ano e agora é hora de se trancar em um cômodo e estudar até desmaiar, certo? Não! Se isolar do resto do mundo não vai te trazer bons frutos. Assim, hoje vamos explicar quais são os hobbies para estudantes de residência médica para você se inspirar. 

Algumas pessoas acreditam que vale a pena sacrificar a saúde mental para conseguir ser aprovado na residência dos sonhos, mas será que não é importante ter uma estabilidade emocional para conseguir sucesso nessa jornada? Vamos tirar essa dúvida ao decorrer do texto! 

Qual é a importância dos hobbies para estudantes de residência médica?

Parece besteira colocar os hobbies como um elemento importante no estudo para a residência médica, mas não é da boca para fora. Até porque a rotina dos estudantes é extremamente intensa, então é difícil manter a saúde mental em dia. Por isso, os hobbies servem para nos lembrar que existe um mundo fora dos estudos. 

Em outras palavras, as tensões e o estresse diário causado pelo cansaço são aliviados pelo lazer. Sejamos sinceros, ninguém aqui tem como hobbie favorito estudar para a residência médica, não é? Com a ajuda de diferentes atividades, podemos ter melhora no aprendizado quando estamos recarregados pela serotonina vinda da diversão e do prazer.

Quer dizer que tenho que dedicar um longo tempo do meu dia fazendo o que gosto? Não exagere. Para ser aprovado na residência, é necessário ser eficiente no seu longo período de estudo, e a consequência da produtividade é poder usar o tempo livre para viver algo fora da Medicina.

A quais hobbies você pode aderir?

É comum que os estudantes de Medicina transformem a vida em estudar, então, vamos apresentar algumas opções que você pode colocar na sua listinha de afazeres na semana. 

Evite qualquer coisa relacionada à Medicina, beleza? Mesmo que seja um filme sobre médicos, evite o perigo de não desligar a mente do futuro e ambições, já que o objetivo é aprender a focar em outra coisa e conseguir aproveitar. Vamos para o que interessa?

Esportes e exercícios físicos

Se você largou aquele futebol de quarta-feira à noite para estudar, tenho uma boa notícia para você! Já tá na hora de adaptar seu cronograma de estudo para abrir um tempo livre em algum dia para voltar a praticar seu esporte favorito. Não é só um hobbie super válido para distrair a mente como também traz ótimos resultados para os estudos.

A diminuição da ansiedade, alívio do estresse, melhora no foco e na memória são alguns dos benefícios dos exercícios físicos. Incrível, não é? A disposição e a vontade de estudar aumentam, e os impactos disso são melhores resultados no seu desempenho. 

Portanto, toda vez que você for à academia ou sair para jogar vôlei de praia com seus amigos, saiba que você não está sabotando a sua aprovação, muito pelo contrário! É uma etapa importante a caminho da residência médica.

Música

A música tem uma importância geral para o desenvolvimento humano. Existem muitas emoções que não conseguimos colocar em palavras e, sem dúvida alguma, estudar para a residência médica é uma montanha russa de sentimentos. Por meio das artes, o estudante pode se encontrar na letra e utilizá-la como desabafo.

Carolina Octaviano, mestre em cognição e filosofia da música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica a forma que atividade musical chega ao cérebro humano, envolvendo quase todas as regiões dele e liberando dopamina (conhecido como hormônio da felicidade).

“Quando uma música emociona, são ativadas estruturas que estão nas regiões instintivas do verme cerebelar (estrutura do cerebelo que modula a produção e liberação pelo tronco cerebral dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina) e da amídala (principal área do processamento emocional no córtex)”, explica Carolina.

Assim, quando sua amiga te chamar para um festival musical ou show do cantor de que você gosta, organize sua agenda e libere aquele horário e dia para curtir. É bem provável que a música seja a dose de animação e motivação para sobreviver a mais um mês de estudos.

Pois é como disse Platão: “primeiro, devemos educar a alma através da música e, a seguir, o corpo através da ginástica”.

Artes

Sabemos que a música também é arte, mas agora vamos focar em outras formas de expressão. Como dito anteriormente, as artes têm o poder de expor aquelas emoções que não podem ser explicadas de outra forma. Assim, se você é amante da arte, saiba que ela pode te ajudar a obter sucesso. 

Existem 7 tipos de artes, são elas:

  • Pintura;
  • Escultura;
  • Música;
  • Literatura;
  • Dança;
  • Arquitetura;
  • Cinema.

Não só a contemplação da arte tem bons benefícios a nossa mente, como a produção dela também. O autoconhecimento a partir da produção artística é a forma de identificar e soltar a dor de uma maneira serena e calma. Resultado disso: diminuição da tensão, da ansiedade e do estresse emocional e físico.

Esse é mais um hobbie para estudantes que pode salvar sua saúde mental e evitar um burnout. E esse é um problema que não cresce do nada — serão dias em que o desânimo vai prejudicar o seu desempenho. 

Passar um tempo com os amigos

Todos os hobbies que falamos aqui são melhores aproveitados com amigos e pessoas queridas. Além da motivação para sair e manter uma rotina com eles, o momento de descontração diminui os níveis de estresse e ansiedade. 

Lembre-se de que Medicina é uma área coletiva, ser lobo solitário não é bom para o desenvolvimento de simpatia e comunicação. Estudar sem companhia por muito tempo tem resultados negativos na saúde, como níveis elevados de colesterol, depressão, diminuição da habilidade cognitiva e surgimento do Alzheimer. 

Pesquisadores da Universidade Brigham Young estudaram sobre os efeitos da solidão, e o grupo concluiu que a consequência é o aumento de 50% de chance de morte prematura.

Assim, você tem mais motivos para evitar o isolamento e a intensidade exagerada de estudo, porque, além dos problemas de saúde física e mental, os seus resultados finais podem não ser satisfatórios.

Esses são bons hobbies para estudantes de Medicina!

Demos alguns exemplos, mas você pode praticar o hobby que quiser. O importante é entender que é importante equilibrar o tempo de estudos com outras atividades, beleza? 
Depois de ler mais sobre hobbies para estudantes, eu te pergunto: está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway