É comum que com o início do ano metas de todos os tipos sejam estabelecidas. Sejam elas relacionadas à saúde, comportamento ou estudos, é uma ideia normal buscar estipular objetivos para hábitos positivos. Caso você tenha estipulado uma meta de leituras para o este ano, talvez uma lista de livros médicos atualizada para 2023 sirva bem aos seus propósitos.
Aqui, a ideia é trazer algumas ideias de leituras complementares para aqueles que estão no processo de estudos para a residência médica ou já tenham entrado na especialização. Livros sobre diversos temas dentro do universo da medicina vão contribuir para o estudo direcionado que futuros ou atuais residentes já estão fazendo; seja em cursos preparatórios para residência ou nela mesma.
E mais: em alguns casos, essas leituras podem ter tudo a ver com a especialidade desejada ou em curso. Nesse caso, a ideia não é apenas contribuir na preparação para as provas de residência, mas aguçar os conhecimentos e estimular a busca por conteúdos em que você tenha curiosidade.
Uma ótima ideia, certo? Então vamos conferir melhor essa lista de livros médicos atualizada para 2023!
Nós sabemos que a rotina de quem está na preparação para a residência também pode envolver graduação, plantões, cursos livres e muito mais. Então, não leve essa lista como uma obrigação. Na verdade, são sugestões, e você pode fazer adaptações aos seus gostos e rotina. Isso para não falar dos próprios residentes.
Naturalmente, livros de ficção e não-médicos certamente fazem parte do seu planejamento. Diversão e estudo de outras disciplinas é sempre interessante — e muito importante. Então, se para você um livro médico já é o suficiente para bater a meta do ano, escolha o que melhor se adequar e caia de cabeça. Agora, se você é daqueles que devoram o que aparece pela frente, não deixe de aproveitar as quatro opções abaixo!
Esta é uma organização desenvolvida por otorrinolaringologistas que atuam na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, com atuação em medicina do sono.
Trata-se de uma área que compartilha temas de diversos currículos e especialidades, e por isso pode ser tão interessante. As pesquisas sobre medicina do sono, bem como espaços de atuação nessa área, vem crescendo muito. Não à toa, cada vez é mais importante para médicos que não sejam especialistas desse tema tenham contato com conteúdos atualizados, uma vez que o impacto da qualidade do sono se dá em diversas esferas.
Com capítulos sobre fisiologia do sono, distúrbios respiratórios, insônias, hipersonias, parassonias e muito mais, esse livro de 416 pode também se tornar um importante material de consulta para futuros atendimentos. O livro é uma organização com a participação de diversos especialistas sobre o tema.
Editores: Fernanda Louise Martinho Haddad e Luis Carlos Gregório
Coeditores: Danilo Anunciatto Sguillar, Fábio de Azevedo Caparroz, Milena de Almeida Torres Campanholo, Rafael de Andrade Balsalobre, Renato Prescinotto, Renato Stefanini, Rodrigo de Paiva Tangerina e Tatiana de Aguiar Vidigal.
Não há como fugir de discussões sobre os avanços científicos promovidos nos últimos tempos e como eles vêm impactando a medicina. Mas não para por aí. O perfil dos médicos, das faculdades e a própria interação dos novos profissionais com hospitais e pacientes também se alterou.
“As novas faces da Medicina” busca fazer uma ampla avaliação sobre esses diversos aspectos. A ideia é tratar não apenas das rápidas atualizações científicas a que o médico de hoje está submetido, mas também o aspecto prático e pessoal que também é significativo para a prática médica.
No livro, o autor busca falar com médicos recém-formados e em formação acerca de questões quentes. Escolha da profissão, formação, ensino, relação com os pacientes, a história do conhecimento e opções de áreas e formas de exercer a profissão são apenas algumas questões abordadas.
Autor: Protásio Lemos da Luz
“Prevenção do Câncer” é um livro que busca lançar luz a dois aspectos fundamentais da medicina: saúde e educação. Com a contribuição de grandes autores e pesquisadores da área, o título tenta evocar discussões sobre a chamada “cultura da antecipação”. Como forma de abordar a prevenção e tratamento, o livro fala sobre ações educacionais na infância com o objetivo de colher frutos no futuro.
O livro tem 240 páginas e é fruto da contribuição de especialistas gabaritados da área. Ele conta com capítulos sobre a importância do manejo multiprofissional no tratamento do câncer, tabagismo, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de mama, câncer infantil, hereditariedade e nutrição.
Editor: Ricardo César Pinto Antunes
Editores associados: Antônio André Magoulas Perdicaris e Roberto Gomes
Este livro é uma excelente ideia para aqueles especialistas de diversas áreas que buscam compreender as manifestações cutâneas que podem ser apresentadas nas reações adversas a drogas. Não se trata apenas de um livro de consulta para dermatologistas, mas para especialistas de diversas especialidades, como a Pediatria, a Clínica Médica e diversas outras.
Com 49 capítulos, “Reações adversas às drogas: o espectro dermatológico na prática clínica” traz imagens ilustrativas coloridas em suas páginas. Essa é uma forma de compreender ainda melhor os aspectos visuais associados a esse tipo de reação. Com 816 páginas, o título é de autoria de um dermatologista e uma pediatra.
Autores: Paulo Ricardo Criado e Roberta Fachini Jardim Criado
Ok, essa lista de livros fez a diferença para o seu planejamento anual? Porque nós esperamos ter ajudado! Mas, como conhecimento nunca é pouco, ainda temos mais uma dica para dar.
Estamos falando sobre a Academia Medway, nossa página de conteúdos exclusivos sobre residência médica e medicina de emergência para você aproveitar gratuitamente. Por meio da academia, basta procurar o conteúdo — ou, é claro, os conteúdos — que mais tem a ver com a sua necessidade e fazer os downloads.
E-books sobre AVC, choque, PALS, ACLS, infarto e crises de asma são apenas algumas das opções segmentadas para medicina de emergência. Agora, se o assunto é preparação para a residência, por lá você também conta com guias estatísticos e treinamentos para algumas das principais instituições de residência do País.Não vai perder, certo? Então acesse agora mesmo a Academia!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway