Médicas brasileiras que fizeram história: confira alguns nomes

Conteúdo / Residência Médica / Médicas brasileiras que fizeram história: confira alguns nomes

Fala, galera! Como muitos de vocês devem saber, hoje, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E já que estamos em clima de comemoração, vamos falar sobre médicas brasileiras que fizeram história. 

Temos certeza de que todos os médicos, ao decorrer de sua carreira, fizeram história e marcaram muitas vidas. Esse texto tem o intuito de falar de algumas trajetórias e ressaltar a importância da participação feminina na Medicina. E aí, bora falar mais sobre o assunto? 

Médicas brasileiras que deixaram sua marca 

Que tal conferir alguns nomes que fizeram a diferença? 

Carlota Pereira de Queirós 

Carlota Pereira de Queirós foi a primeira médica eleita deputada federal no Brasil. Antes de exercer a Medicina, Carlota era professora e estava insatisfeita com a profissão. Por isso, optou pela carreira médica e se formou na Universidade de São Paulo em 1926. 

Carlota era membro da Academia Nacional de Medicina. Ela também é a responsável pela fundação da Academia Brasileira de Mulheres Médicas. 

Zilda Arns Neumann 

Zilda criou uma mistura que parece simples, mas que foi capaz de salvar milhares de crianças da diarreia e desidratação: unindo água, açúcar e sal, a mulher desenvolveu o que chamamos de soro caseiro. 

Além de ter inventado, a médica divulgou fortemente a importância do uso do soro, o que diminuiu as taxas de mortalidade infantil da época. 

Zilda também fundou e coordenou a Pastoral da Criança, onde são fornecidas a milhares de mães informações sobre higiene, saúde e aleitamento. E não para por aí: a mulher foi, inclusive, indicada ao Prêmio Nobel da Paz por conta de seus feitos. 

Maria Odília Teixeira 

1909: momento em que a Lei Áurea completava 21 anos e Maria Odília Teixeira se formava na faculdade. Além de ter sido a primeira mulher negra a concluir a graduação na área médica, ela também foi a pioneira em se tratando de pessoas negras do gênero feminino lecionando Medicina. Suas aulas aconteciam na Faculdade de Medicina da Bahia. 

Celina Turchi 

A especialista em doenças infecciosas Celina Turchi liderou a pesquisa que descobriu a relação entre o vírus da zika e a microcefalia. Ela, inclusive, esteve entre os cientistas mais importantes do mundo de acordo com a revista Nature em 2016. 

Formada pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, Celina teve apoio de pediatras, neurologistas, epidemiologistas e biólogos especialistas em reprodução. 

Agora você já conhece algumas médicas brasileiras que fizeram história! 

Curtiu conhecer algumas médicas brasileiras que fizeram história? Tenho certeza de que cada médico faz história na vida das pessoas que atende e é capaz de salvar e transformar vidas. 

Está a fim de ser residente no Brasil? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios que vão fazer a diferença nos seus estudos! 

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway