Carregando

Notas de corte da residência médica na UFG 2022

Ei, você, que prestou a prova de residência médica da UFG para ingresso em 2022! Já conferiu o resultado definitivo da primeira fase? É pois isso que viemos aqui: para te contar quais foram as notas de corte da residência médica na UFG 2022 por especialidade! Pronto para saber? Então, vamos lá! 

Notas de corte da residência médica na UFG 2022
Notas de corte da residência médica na UFG 2022 por especialidade

A prova de residência da UFG 2022

As provas e residência da UFG se mantiveram no mesmo padrão de anos anteriores, com a correção das questões da prova objetiva feita por meio eletrônico. A prova objetiva é classificatória e eliminatória, e aqueles candidatos que não conseguiram obter no mínimo, (50% do total de pontos) são eliminados do processo seletivo. 

Logo, se você quer saber a nota de corte, é só fazer as contas: a nota total da prova objetiva é de 100 pontos e para se classificar, então, você deve acertar 50 pontos ou mais, ok?

Sendo assim, é necessário conseguir 50% de acertos para ser automaticamente encaminhado para a segunda fase, que consiste em uma análise do currículo do candidato. Os critérios são uniformes para todos os concorrentes às áreas e especialidades.

Foi pra segunda fase?

A análise de currículo faz parte de grande parte dos processos seletivos de residências médicas. Na UFG, ela é a segunda fase. Essa etapa consiste na análise do currículo do candidato, no qual serão pontuados, de acordo com os critérios estabelecidos no edital, sua trajetória acadêmica, sua participação em programa oficial de estudo, pesquisa ou extensão e também monitorias. 

As publicações de artigos completos em periódicos ou capítulos de livro em editora podem receber até 10 pontos! Conta também como pontos a mais a apresentação de trabalhos científicos – seja a apresentação em eventos científicos ou a publicação em anais científicos. 

Pra quem já esteve como diretor de centros acadêmicos, ligas acadêmicas ou representação estudantil na Instituição de Ensino, é possível receber 5 pontos por cada um dos itens, 

Ah, e contam-se 2 pontos pela participação e aprovação em Curso de Suporte Avançado à Vida para comprovação final em um dos seguintes cursos de nível avançado: 

  • ATLS;
  • ACLS;
  • BLS;
  • PALS;
  • PHTLS; 
  • PNRS.

Mas é preciso atenção, pois os certificados devem estar dentro dos respectivos prazos de validade. E quaisquer outros cursos de urgência e emergência recebem um ponto.

Se você ainda não pensou no currículo e ainda está na graduação, saiba que você tem tempo para acumular experiências importantes para sua formação e que podem impulsionar seu currículo nas entrevistas e análises de residência médica. 

É válido lembrar que cada edital, das diferentes instituições de ensino, detalha os itens importantes para a análise curricular. Por isso, é muito importante listar atenciosamente, conforme as orientações, todas as experiências que você julgar mais importantes para sua vida profissional e o exercício da residência que escolheu. 

No edital da UFG, a etapa de análise do currículo é somente classificatória, com pontuação equivalente a 10% da pontuação final e os documentos têm data para envio no site. Mas não se esqueça de manter aos seus cuidados todos os originais, pois caso seja necessário, vai precisar enviá-los para a confirmação da veracidade das informações.

E aí? Passou para a segunda fase da prova de residência da Universidade Federal de Goiás 2022? Se, infelizmente, a resposta não for positiva, não desanime. Lembre-se de que a jornada não termina aqui! E que uma melhor preparação vai te ajudar a chegar mais calmo e confiante ! Você está crescendo a cada experiência e sempre pode contar com a gente!

E aí, curtiu saber mais sobre as notas de corte da residência médica na UFG 2022?

Então, se liga nessa dica: quer mais conteúdo gratuito e de qualidade para os temas mais relevantes das residências médicas de todo o país? Então, vai lá na Academia Medway, que você vai encontrar tudo o que precisa! 

Agora que você já sabe sobre as notas de corte na residência médica na UFG 2022, que tal aprender a utilizar as metodologias de estudo corretas para atingir mais de 80% nas provas e ser aprovado na residência dos seus sonhos? 

Inscreva-se na Mentoria e alcance sua melhor performance nos estudos para a residência médica com uma metodologia padrão-ouro. É isso, pessoal! Agora, vamos todos juntos pra cima?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.