Prova do PSU: entenda como o processo seletivo funciona

Conteúdo / Residência Médica / Prova do PSU: entenda como o processo seletivo funciona

Para realizarem o tão aguardado sonho de ingressar na residência médica da instituição de preferência, muitas pessoas veem os concursos como um passo rumo à profissionalização. Pensando nisso, você sabe o que é a prova do PSU?

O processo seletivo do PSU é um dos mais concorridos da região e engloba uma série de programas de residência médica. Quer dar um passo à frente na sua preparação para as provas e conhecer todos os detalhes sobre ele? Então, confira as informações necessárias neste artigo! 

O que é o PSU-MG?

Com o maior número de instituições participantes de um concurso de residência médica no Brasil, realizado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG), o Processo Seletivo Unificado (PSU-MG) é o maior concurso público do estado do Sudeste.

O PSU-MG reúne a participação de mais de 60 instituições de Minas Gerais, oferecendo programas de residência. Entre elas, podemos citar entidades públicas e privadas, assim como órgãos federais, estaduais e municipais de todo o estado.

AREMG

O AREMG foi fundado em 2002 com o objetivo de estimular e expandir oportunidades para a residência médica em Minas Gerais. Ele impulsiona o crescimento da qualidade dos programas de residência.

As inscrições para a prova do PSU são realizadas pela internet, por meio do site da organização, no qual você verifica todas as informações sobre o processo seletivo, como requisitos, valor da taxa de inscrição e orientações sobre o envio de documentos necessários.

Você pode começar a direcionar os seus estudos para a prova do PSU conferindo o nosso Guia Estatístico do PSU-MG. Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar na hora da prova. Não perca tempo e baixe gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!

Informações sobre o processo seletivo

Se você quer entender mais sobre a prova do PSU e como o processo seletivo funciona, a gente mostra o caminho! A princípio, o concurso é dividido em duas etapas: prova objetiva e avaliação curricular. Continue lendo para compreender os detalhes.

Divulgação do calendário

Geralmente, a instituição divulga o calendário do processo seletivo no início de cada ano. Nele, você tem acesso ao cronograma com todas as datas do concurso, referentes ao período de inscrição, à entrega de documentos, às etapas da avaliação e à divulgação do gabarito.

Prova objetiva

Equivalente a 90% da nota final do concurso, a primeira etapa do processo seletivo corresponde à prova objetiva. Nessa fase, as avaliações são estruturadas de acordo com cada especialidade, divididas entre as de acesso direto e as com pré-requisitos.

Na avaliação para as especialidades de acesso direto, a prova apresenta 100 questões de múltipla escolha, divididas entre especialidades como Clínica Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Medicina Preventiva e Social.

Entretanto, para a avaliação de especialidades com pré-requisitos, você realiza uma prova com 50 questões, sendo 10 questões abertas, que abordam temas específicos de cada área da residência médica.

Avaliação curricular

Por meio de um formulário concedido pelo processo seletivo no ato da inscrição, se você for classificado na primeira etapa, passa pela fase de análise do currículo e dos documentos enviados.

Os detalhes do currículo devem ser padronizados de acordo com o edital disponibilizado pela edição vigente do PSU. Por isso, é sempre importante verificar todos os requisitos para o preenchimento correto do currículo on-line.

Aprovação de candidatos

Para ser aprovado no concurso, você deve obter uma nota mínima de 50% da prova do PSU. Após a totalização do resultado, é possível verificar a classificação na lista divulgada no site do AREMG.

Como se preparar?

Se você vai prestar a prova do PSU e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que é possível chegar ao fim do ano com chances reais de ser aprovado. Para isso, estude com foco e direcionamento para as instituições que você deseja.

Com o Intensivo Minas Gerais, você tem aulas focadas nos assuntos que mais caem no PSU-MG e na Santa Casa de BH, incluindo guias estatísticos completos para direcionar os estudos! Ainda tem dúvidas se esse é o curso certo para você? Então, inscreva-se para testar grátis por sete dias!

Fique por dentro dos calendários de provas com nossa ajuda!

Gostou de conhecer todos os detalhes sobre a prova do PSU? Agora, é o momento de iniciar sua preparação. Para isso, faça tudo direitinho e estude de forma direcionada para essa instituição.

Outro ponto importante é ficar atento às datas dos processos seletivos, como a liberação dos editais e cada etapa. Para ajudar com essas informações, reunimos tudo o que você precisa para não deixar nada passar no Radar Medway

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor