Carregando

O que é PSU? Entenda como a prova de residência médica funciona

Para realizarem o tão aguardado sonho de ingressar na residência médica da instituição de preferência, muitas pessoas veem os concursos como um passo rumo à profissionalização. Pensando nisso, você sabe o que é PSU?

Com o maior número de instituições participantes de um concurso de residência médica no Brasil e realizado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG), o Processo Seletivo Unificado (PSU-MG) é o maior concurso público do estado do Sudeste.

O PSU reúne a participação de mais de 60 instituições, oferecendo programas de residência médica destinados a uma grande diversidade de instituições de Minas Gerais. Entre elas, podemos citar entidades públicas e privadas, assim como órgãos federais, estaduais e municipais de todo o estado.

Informações do processo seletivo

Se você quer entender o que é PSU e como a prova de residência funciona, a gente te mostra o caminho! A princípio, o concurso é dividido em duas etapas: prova objetiva e avaliação curricular. Continue lendo para compreender os detalhes.

Divulgação do calendário

Geralmente, a instituição divulga o calendário do processo seletivo no início de cada ano. Nele, você tem acesso ao cronograma com todas as datas do concurso, referentes ao período de inscrição, entrega de documentos, etapas da avaliação e divulgação do gabarito.

Prova objetiva

Equivalente a 90% da nota final do concurso, a primeira etapa do processo seletivo corresponde à prova objetiva. Nessa fase, as avaliações são estruturadas de acordo com cada uma das especialidades, sendo divididas entre as de acesso direto e as especialidades com pré-requisitos.

Na avaliação para especialidades de acesso direto, a prova apresenta 100 questões de múltipla escolha, divididas entre especialidades como: clínica geral, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, pediatria, medicina preventiva e social.

Entretanto, para a avaliação de especialidades com pré-requisitos, você realiza uma prova com um total de 50 questões, sendo 10 questões abertas, que abordam temas específicos de cada área da residência médica.

Se você vai prestar a prova de residência médica do PSU-MG este ano e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que dá sim para chegar ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado – só que para isso você precisa fazer TUDO certo, e isso inclui estudar com foco e direcionamento para as instituições em que você quer ser aprovado.

Para isso, a Medway fez o Intensivo Minas Gerais! Lá você vai ter aulas focadas nos assuntos que mais caem no PSU-MG e na Santa Casa de BH, incluindo guias estatísticos completos para direcionar os seus estudos! Ainda tem dúvidas se o curso é pra você? Então inscreva-se para testar o Intensivo Minas Gerais grátis por 7 dias!

Avaliação curricular

Por meio de um formulário concedido pelo processo seletivo no ato da inscrição, se você for classificado na primeira etapa, passa pela fase de análise do currículo e dos documentos enviados.

Os detalhes do currículo devem ser padronizados de acordo com o edital disponibilizado pela edição do PSU em vigência. Por isso, é sempre importante verificar todos os requisitos para o preenchimento correto do currículo on-line.

Aprovação de candidatos

Para ser aprovado no concurso, você deve obter uma nota mínima de 50% da prova. Após a totalização do resultado, é possível verificar a sua classificação na lista divulgada no site do AREMG.

Saiba mais sobre o AREMG

Agora que você entendeu o que é PSU, precisa conhecer o órgão que desenvolve as edições do concurso. O AREMG foi fundado em 2002 com o objetivo de estimular e expandir oportunidades para a residência médica em Minas Gerais. Dessa forma, impulsiona o crescimento da qualidade dos programas de residência.

As inscrições para o concurso são realizadas pela internet, por meio do site da organização, no qual você verifica todas as informações sobre o processo seletivo, como requisitos, valor da taxa de inscrição e orientações sobre o envio de documentos necessários.

Defina as instituições de preferência

O processo seletivo permite que você defina mais de uma instituição participante, uma vantagem para alcançar o sonho de atuar como médico residente. Nesse caso, é possível escolher a quantidade desejada de programas em que deseja ingressar.

No entanto, para cada programa escolhido, deve ser realizada uma inscrição diferente, conforme prevê o edital do concurso. Assim, é possível aumentar as chances de garantir sua aprovação, com base na relação de candidato e vaga, disponível no edital do processo seletivo.

Não se preocupe: mesmo que tenha realizado a inscrição para mais de um programa do concurso do PSU, você realiza apenas uma prova, seguindo o mesmo procedimento da avaliação objetiva e da análise de currículo, conforme os critérios do edital.

Saia na frente da concorrência

Fez a prova e quer encontrar uma maneira prática de avaliar o seu desempenho? Nós realizamos a correção da avaliação objetiva ao vivo, como realizado no PSU 2022. Além disso, é possível encontrar a cobertura de todas as provas de residência e a apresentação dos recursos da avaliação.

Para mandar bem na prova, você sempre pode contar com a nossa ajuda! Aqui, você se prepara com antecedência por meio do curso preparatório para a residência médica. Essa é uma oportunidade de sair na frente da concorrência, seja para as instituições do PSU ou de outras instituições desejadas.

Prepare-se com a gente!

Se você vai prestar a prova de residência médica neste ano e tem medo de que não dê tempo de se preparar, fique sabendo que temos a solução perfeita para acabar com os seus problemas! No entanto, pra que isso aconteça, é preciso fazer tudo direitinho, estudando de forma direcionada para as instituições onde quer ser aprovado. 

Por isso, aproveite para conhecer nossos Intensivos Enare e Estaduais, que vão ser direcionados para quem quer estudar fora de São Paulo. E você já sabe qual é o padrão Medway, certo?

E pra finalizar, fique com mais uma dica: você pode começar a direcionar os seus estudos para o PSU-MG 2023 conferindo o nosso Guia Estatístico do PSU-MG. Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar na hora da prova. Que tal? Não perca tempo e baixe-o gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.