As tão esperadas férias do internato estão aí! E ter um momento de calmaria depois de uma rotina super caótica como a desse ciclo deixa muito estudante de Medicina perdido! Afinal, o que fazer nas férias, o que priorizar e como usar esse tempo precioso a seu favor?
Não tem nenhum segredo e nem fórmula mágica. Se você se organizar bem e cuidar do seu dia a dia, seu período de descanso, além de satisfatório, poderá ajudar a agilizar muita coisa que estava meio de lado por causa das obrigações do estágio.
Mas para turbinar suas ideias e dar aquele incentivo para você curtir essas férias ao máximo, a gente deixa aqui algumas sugestões. Confira, a seguir, o que você pode fazer e escolha suas atividades preferidas!
O interno passa muito tempo de pé ao longo dos estágios. Especialmente em determinadas especialidades, que precisam de mais dinamismo e agilidade na prática da Medicina. Isso, além do cansaço usual causado pela rotina, pode gerar muitas dores no corpo.
E pela falta de tempo, nem todo estudante tem como manter os exercícios físicos em dia para ter mais qualidade de vida. Ou seja, as férias do internato são ideais para que você retome esse hábito tão importante.
Volte para a academia, ande de bicicleta no parque, faça uma caminhada ao ar livre ou invista em um esporte diferente. São muitas opções para você se manter em movimento e garantir mais qualidade de vida.
Durante o internato você passa horas e horas dentro do hospital. É um ambiente agitado, e as situações que você encara por lá muitas vezes são desgastantes.
Na dúvida sobre o que fazer nas férias, considere viajar. É sempre uma boa pedida conhecer um lugar diferente e se afastar um pouco de um espaço que você vê em excesso e que fará parte da sua vida para sempre.
Lembre-se que nem sempre você precisa ir para um destino muito elaborado. Por vezes, a calmaria de uma cidade pequena ou alguns dias na fazenda são suficientes para repor as energias e ter novas experiências.
Certeza que a rotina intensa como interno deixou todas as suas séries preferidas em atraso! Sendo assim, que tal aproveitar as férias do internato para colocar os episódios em dia?
Faça uma pipoca, convide os amigos ou a família, e faça algumas sessões de streaming ao longo da semana. Rola também assistir a um filme diferente, ou até mesmo a um documentário.
E se bater a saudade da Medicina, não se preocupe. Muitos desses conteúdos são baseados na vida médica, e é fácil achar opções por lá que inclusive podem acrescentar muito conhecimento aos seus estudos.
As férias também podem ser usadas para que você encontre um novo hobby. Será ocasionalmente a oportunidade perfeita para que você pense fora da caixa e tente algo que sempre teve vontade, mas que faltava coragem.
Por exemplo, aprender a fazer receitas de uma cozinha internacional. Ou ainda, se dedicar a aprender algum esporte radical. Ou mesmo entrar para aulas de um idioma que você ainda não domina.
Tudo isso permite que você não só se distraia, mas desenvolva novas habilidades e competências. Descobrir o prazer do aprendizado é um estímulo e tanto para, depois, retornar ao internato com muito mais gás.
Simplesmente descanse! Em alguns momentos, tudo que você precisa é pausar todas as atividades, inclusive as de lazer, e ter algumas horas para fazer nada.
É hora de deitar no sofá de pernas pra cima e colocar, finalmente, o sono em dia. Acordar tarde um dia ou outro, e assistir televisão com tranquilidade.
Limpe a mente de todas as preocupações e respire fundo. Suas energias serão recarregadas para aproveitar o restinho das férias e recomeçar o internato com mais disposição.
A leitura é um hábito importante para qualquer estudante. Ela ajuda a desenvolver a concentração, aumenta o vocabulário e garante muitos aprendizados que a universidade não ensina.
Você provavelmente estará meio cansado de ler um monte de apostilas e materiais da graduação. Então, leia coisas diferentes: livros de ficção, de autoajuda, quadrinhos, revistas.
Uma dica é fazer isso por alguns minutos antes de dormir. É uma ótima forma de tranquilizar a mente, relaxar e ter uma noite de sono muito melhor.
Faça um curso nas férias! Pode ser tanto algo relacionado à Medicina, que complemente seu currículo, ou a outro tema que seja de seu interesse.
Existe muita coisa interessante na internet, até mesmo de graça, que você pode apostar sem medo e aprender bastante. Fique de olho naqueles que tenham certificado, para comprovar sua experiência.
Você ainda pode escolher fazer vários cursos de curta duração ou um de longa duração, que ocupe todo o período de férias. Nunca é tarde para aprender uma coisa nova!
Se você já sabe o que quer fazer para a residência médica, pode conciliar o lazer com os estudos. É só criar um cronograma equilibrado e começar a se preparar para as provas nas férias.
Se você ainda não se decidiu sobre qual especialidade cursar, o tempo pode ser usado para pesquisar. Assista a vídeos, acesse o site das instituições que oferecem bons programas e leia o depoimento de residentes.
De um jeito ou de outro, você começará a direcionar seu foco para essa outra fase. Que, assim como o internato, é de extrema importância para a sua carreira.
E pronto! No mais, aproveite ao máximo as férias do internato. Depois de tanto trabalho, atividades práticas intensas e muitas informações para absorver, você merece esse período de descanso, que é indispensável para continuar a exercer a profissão com segurança e tranquilidade.
Gostou do que viu por aqui? Caso você tenha se inspirado principalmente em iniciar a preparação para a residência médica, fica outra dica: conheça o Extensivo Medway, faça a sua inscrição, e venha estudar para as provas com os melhores!
Nascida em Belém do Pará no ano de 1992. Formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2017, com residência em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Paraná, concluída em 2020. Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Santa Casa de Limeira-SP. "Lembre-se: seu foco determina a sua realidade" (Qui-Gon Jinn em 'Star Wars: A Ameaça Fantasma'). Siga no Instagram: @laracochete