Para ser eficiente nos estudos, é preciso fugir dos erros feitos durante a preparação para residência. Estudar não é fácil, sabemos disso. Mas estudar errado é quase tão ruim quanto não estudar.
Afinal, você acha que está avançando e, na verdade, fica para trás — ou mesmo acaba se frustrando por não chegar nos resultados esperados. Por isso, hoje vamos tentar fazer algumas orientações nesse sentido. Como aprovação é com a Medway, não podemos deixar de te ajudar.
Nesse texto, vamos falar sobre os 6 maiores erros que os alunos cometem durante a preparação para a residência médica. Confira!
Errar na preparação pode causar desmotivação, baixo rendimento e estresse ao estudante. Para evitar esses sentimentos ruins, confira os seis maiores erros feitos durante a preparação para residência.
O primeiro passo para não errar nos seus estudos é ter uma rotina organizada e um planejamento eficiente de estudos. Uma boa dica para começar a desenhar o seu dia a dia de preparação é ter noção dos seus compromissos.
Anote, onde preferir, os seus compromissos fixos. Após isso, é o momento de encaixar a rotina de estudos dentro da sua rotina diária.
No entanto, aqui vale priorizar: os seus estudos para a residência são muito importantes para o seu futuro. Então sempre os coloque à frente de outros compromissos que podem ser adiados, delegados ou até mesmo declinados.
Se liga! Um dos maiores erros feitos durante a preparação para residência é saber quais assuntos você vai estudar. Falando sobre prioridades, nem todos os temas têm a mesma recorrência de cobrança, e a importância que você deve dar a cada um vai ser diferente.
Por isso, algo muito importante é resolver tantas questões quanto possível. Ao fazer questões da banca organizadora do seu certame e também simulados, você percebe o padrão de cobrança da prova que você está prestes a fazer.
Essa ordem de importância é mais bem-feita por meio de cursos que direcionem os seus estudos. O Extensivo Medway, nesse sentido, tem três opções para quem deseja se preparar para as provas de residência:
É difícil dar conta de tanto conteúdo, nós sabemos. Entretanto, você precisa ter algo em mente: é impossível saber de tudo e quanto mais você tentar alcançar a perfeição, mais provável de se frustrar durante a preparação.
Existem alguns cursos preparatórios que oferecem um conteúdo com várias apostilas. Mais de 50! Isso não faz sentido, já que o candidato não vai conseguir ler todas. E mesmo se conseguir, absorver todo aquele conteúdo e revisá-lo eficientemente é impossível. Além de não ser possível, nem é necessário.
Procurar saber todo o conteúdo antes de uma prova vai prejudicar mais do que ajudar. Na preparação para os exames, o seu maior lema deve ser valorizar o que já foi estudado e não o que ainda deve ser visto. Desse modo, você chega na prova sem nervosismo e com confiança.
O estudo para a residência médica deve ser intenso. No entanto, alguns candidatos levam essa intensidade ao pé da letra e se prejudicam. Nosso corpo não é uma máquina e há uma quantidade limitada de informações que conseguimos absorver por dia.
Não respeitar os seus limites é um dos grandes erros feitos durante a preparação para residência. Afinal de contas, você pode acabar tendo um efeito contrário: não conseguir estudar no dia seguinte ou até mesmo ter um burnout.
Por isso, procure saber dos seus próprios limites e respeite-os, de modo que você consiga ser produtivo todos os dias e estudar, conciliando a sua preparação com seus demais compromissos.
Pensar que o momento de preparação não deve incluir lazer é incorreto. É claro que estudar deve ser a sua prioridade; e colocar a diversão na frente disso pode acabar te prejudicando. No entanto, você também precisa de momentos diferentes em sua rotina.
Não deixe de encaixar o lazer na sua semana. Saia com seus amigos, namorado ou namorada, família e quem mais quiser. É importante apenas cuidar para que isso não se torne a regra. Sair em uma segunda-feira à noite? Pode não ser uma boa ideia. Programe os seus fins de semana para o lazer e faça algo de que gosta.
Distrair a mente serve, inclusive, para que você tenha um melhor rendimento nos estudos. Quando você voltar a estudar, é mais provável que as suas energias estejam recarregadas para enfrentar a semana de compromissos e preparação.
O último dos erros feitos durante a preparação para residência, que é bem recorrente, é não ter algum modo de aplicar, no seu dia a dia, o conteúdo que foi aprendido nos estudos. Você sabia que é muito fácil esquecer tudo aquilo que a gente aprende?
Podemos fazer isso por meio do estudo ativo. Para entender esse conceito, primeiro vamos te explicar o estudo passivo, que costuma ser o mais realizado por alunos desde a escola.
No estudo passivo, o estudante se limita a ler o material, esperando aprender o material por repetição e insistência. Isso gera uma falta de profundidade nos estudos, o que gera maior taxa de esquecimento.
No estudo ativo, por sua vez, o foco é em aprender e consolidar. Bons métodos são: se fazer perguntas acerca da matéria, tentar relacionar os temas em sua mente (uma espécie de resumo mental) e resolver questões do assunto antes de revisá-lo na apostila. Desse modo, você força seu cérebro a lembrar do conteúdo de uma forma realmente ativa, ao invés de apenas ler o que está no material.
Para estudar corretamente, além de saber o que não fazer, te ajudamos com dicas e materiais úteis. Por exemplo, a Academia Medway! Nela, postamos materiais gratuitos que vão te ajudar na jornada até a sua aprovação.
São e-books, minicursos e diversos outros materiais. Não deixe de conferir!
Além disso, a Medway tem o próprio aplicativo. No App da Medway, temos mais de 10 mil questões de residência para que você estude de onde for mais conveniente, com tudo o necessário:
Quer fazer um estudo ativo de verdade? A Medway está com você!
Dentre os maiores erros feitos durante a preparação para residência, cometer qualquer um pode te atrasar. Por isso, o melhor é evitar e estudar certo desde o começo.
Gostou de saber mais sobre os mais recorrentes erros feitos durante a preparação para residência? Lembre-se de que temos a Academia Medway e o app Medway, opções excelentes para que você estude corretamente para as provas!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway