Requisitos mínimos da residência médica em Mastologia

Conteúdo / Residência Médica / Requisitos mínimos da residência médica em Mastologia

Fala, pessoal! Chegamos para falar de uma residência médica que vem crescendo nos últimos anos. A Mastologia é a especialidade que cuida das mamas, sendo quaisquer condições ou patologias relacionadas a essa área do corpo. 

Se seu desejo é seguir nessa área, logo você precisa estar preparado para conhecer muitas áreas e, principalmente, ter muita empatia e habilidades interpessoais. 

Segue com a gente para mostrarmos quais são os requisitos mínimos no programa de residência médica em Mastologia.

Afinal, quais são os requisitos mínimos do programa de residência médica em Mastologia? 

Antes de iniciar pensar nesse programa, você precisa saber que Mastologia é uma especialidade de pré-requisito em Ginecologia e Obstetrícia ou Cirurgia Geral. Se você ainda não está em nenhuma residência médica, não tem problema! É sempre bom planejar seu futuro com antecedência.

Por isso mesmo, segue os requisitos mínimos que os residentes de Mastologia precisam realizar no seu período na especialização durante os dois anos!

Unidade de internação de Mastologia

Em ambos os anos de especialização, o residente mastologista exige no final do ano, no mínimo, 20% da carga horária na unidade de internação. Nesse treinamento, a atividade deve observar uma proporção de 1 leito para cada médico residente.

Durante o treinamento, você trabalhará com admissão, pré e pós-operatório e início do processo de reabilitação pós-câncer de mama. Além das habilidades clínicas, o médico residente precisa exercer a habilidade de comunicação de forma excelente, isso porque essa área lida com a psicológico dos pacientes também. 

Ambulatório

Triagem, anamnese, exame físico, biópsias, solicitação e interpretação de exames, pré-operatório, evolução pós-operatório e seguimento são as atividades desenvolvidas nesse treinamento. Por ser uma demanda enorme de trabalho em um único treinamento, você usará 30% da carga horária anual aqui no primeiro ano.

No ano seguinte, o residente vai ficar no ambulatório de Mastologia, uma área mais específica da especialidade. A triagem, a primeira consulta, o pré e pós-operatório,  o seguimento e a reabilitação são as atividades principais que serão realizadas dentro de 20% da carga horária anual no R2.

Centro cirúrgico de Mastologia

Atividade que requer 20% da carga horária anual do mastologista, ela tem uma diferença em cada ano da especialização. No R1, você terá que realizar, pelo menos, 50 cirurgias como auxiliar e 25 como cirurgião, e no ano seguinte, a sua atuação como cirurgião principal aumenta para 50, diminuindo o auxílio para 25.

Os casos cirúrgicos envolvendo as mamas são, geralmente, casos difíceis. Assim, as cirurgias de Mastologia são classificadas como médio ou grande porte.

Estágio obrigatório

Essa é uma especialidade que precisa de muitos conhecimentos específicos, como Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia, Ultrassonografia, Cirurgia Geral, Oncologia, Cirurgia Plástica, Genética, Biologia Molecular, Medicina Nuclear, Radioterapia, Psicologia e Fisioterapia. 

A intenção do estágio é mostrar os conhecimentos que serão essenciais para a sua atuação profissional na residência médica em Mastologia e no restante da carreira. Assim, no primeiro ano você fará:

  • Psicologia aplicada;
  • Fisioterapia aplicada;
  • Mamografia;
  • Ultrassonografia;
  • Medicina Nuclear
  • Endocrinologia ginecológica (para formados da Cirurgia Geral) ou técnica cirúrgica (para formados da Ginecologia). 

No segundo ano, seu foco estará mais voltado para as cirurgias, como vimos anteriormente, então fique preparado para isso refletir no estágio. Oncologia (quimioterapia), Radioterapia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica e Anatomo-Patologia. 

Pronto, agora você sabe quais são os requisitos mínimos do programa de residência médica em Mastologia!

Finalizamos mais um texto sobre os requisitos mínimos das especialidades. A residência médica em Mastologia é a especialização perfeita para aqueles que têm uma paixão em fazer de tudo um pouco. Espero que tenha gostado!

É uma área muito sensível, principalmente por se dedicar a uma área do corpo do ser humano que envolve a autoestima, além dos casos de violência. Em todo caso, é uma área que está sendo bastante disputada nos últimos anos.

Quer entrar para a residência dos sonhos antes de pensar em R+? O próximo passo é dar um gás na sua preparação. Para isso, inscreva-se no Intensivo Medway e comece seus estudos! 

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando