Requisitos mínimos do programa de residência médica em Neurologia

Conteúdo / Residência Médica / Requisitos mínimos do programa de residência médica em Neurologia

As preferências e as tendências variam muito de pessoa para pessoa, não é mesmo? Felizmente, a Medicina abrange uma ampla variedade de opções para o médico que deseja se especializar.

Caso você se interesse em entender o que é dor e as formas de minimizá-la e combatê-la e, ainda, sinta desejo de conhecer e tratar problemas que afetam o cérebro, os nervos, os músculos e a medula espinhal, a Neurologia é a especialidade certa.

Mas é importante que você faça sua especialização em uma instituição confiável, que cumpra todos os requisitos legais.

Para ficar mais esclarecido sobre o assunto, leia nosso artigo. Vamos falar quais são os requisitos de residência médica em Neurologia, conforme disposto na Resolução CNRM nº 2/2006.

Afinal, quais são os requisitos do programa de residência médica em Neurologia?

O programa de residência médica em Neurologia tem a duração de três anos, ou seja, R1, R2 e R3. Confira os requisitos mínimos de residência médica em cada um deles:

Primeiro ano – Clínica Médica – R1

No primeiro ano de residência médica em Neurologia, o médico terá uma carga horária anual a cumprir, dividida em diferentes atividades, que podem ser obrigatórias ou opcionais (estágios opcionais).  Veja a seguir como essa carga horária anual é dividida:

  • 6 semanas em Ambulatório de Clínica Médica;
  • 6 semanas em Enfermaria de Clínica Médica;
  • 6 semanas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
  • 4 semanas em serviços de urgência (Pronto Socorro);
  • 4 semanas em Unidade Básica de Saúde.

Além desses requisitos, a instituição deve oferecer plantões semanais em serviços de urgência, bem como a possibilidade de estágios opcionais, os quais devem ser, preferencialmente, nas seguintes áreas: Psiquiatria, Medicina Física e Reabilitação, Infectologia e Oncologia Clínica. O residente deve ter 22 semanas para dedicar a esses estágios.

Segundo e Terceiro anos – Programa Específico – R2 e R3

No segundo e no terceiro anos, os requisitos de residência médica em Neurologia são os mesmos, conforme apresentamos a seguir:

a) Unidade de internação

O residente que se especializa em Neurologia deve cumprir um percentual mínimo de 30% da carga horária anual em atividades em unidade de internação.

b) Ambulatório

Durante a R2 e a R3, o programa específico destina um mínimo de 20% da carga horária anual do residente ao ambulatório. As atividades ambulatoriais envolvem casos menos complexos, mas fundamentais para garantir um atendimento de boa qualidade à população. 

Devemos ressaltar que o tratamento de casos menos complexos ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas mais graves. Assim, as atividades ambulatoriais são, assim, valiosas ferramentas para a prevenção contra situações piores.

c) Urgência e emergência

O residente também deve dedicar uma parcela de sua carga horária (15% da carga anual) ao trabalho em Pronto-Socorro (PS), prestando atendimento a casos de urgência e emergência.

d) Estágios obrigatórios

Entre os requisitos de residência médica em Neurologia, estão também os estágios obrigatórios, cujo percentual mínimo é de 15% da carga horária anual. Os estágios obrigatórios contemplam as seguintes áreas:

Eletroencefalografia

Eletroencefalografia, também conhecida como EGG, é um método usado para registrar a atividade elétrica no cérebro. É um método geralmente não-invasivo que dispõe eletrodos no couro cabeludo.

Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia é um exame que serve para analisar lesões que afetam os músculos e os nervos, como ocorre em certas patologias (neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo, esclerose lateral amiotrófica, entre outras).

Neurorradiologia

A Neurorradiologia é uma área da Neurologia que estuda anomalias no sistema nervoso, pescoço e cabeça, unindo conhecimentos tanto de Neurologia quanto de Radiologia.

Neuropediatria

A Neuropediatria estuda, diagnostica e trata problemas no Sistema Nervoso Central (SNC) e no Sistema Nervoso Periférico (SNP) das crianças.

Laboratório de líquido cefalorraquidiano

Nesse laboratório, o médico trabalha com o LCR (líquido cefalorraquidiano), conhecido também como fluido cérebro-espinhal ou líquor.

É um fluido corporal, incolor, estéril, que se encontra no espaço subaracnóideo na medula espinhal e no cérebro. O LCR apresenta teor baixo de células e proteínas, funcionando como amortecedor para a medula e para o córtex.

e) Estágios opcionais

Além dos estágios obrigatórios, estão entre os requisitos de residência médica em Neurologia, os estágios opcionais. O médico residente deve contar com as seguintes opções:

Neuro-Oftalmologia

A Neuro-Oftalmologia estuda: as doenças que afetam os nervos e as vias ópticas, os quais começam no cérebro e terminam na região do cérebro responsável pela visão; as mudanças na via eferente motora da visão, que controla e movimenta os olhos e a abertura/fechamento das pálpebras e as doenças que prejudicam o sistema pupilar.

Otoneurologia

A Otoneurologia é uma área da Otorrinolaringologia que estuda o equilíbrio do ser humano e a audição. Ela diagnostica e trata problemas como desequilíbrio, tontura, perda auditiva e zumbido.

Medicina Física e Reabilitação

A Medicina Física e Reabilitação, também chamada de Fisiatria, concentra sua atenção na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e na reabilitação de pacientes que ficaram incapacitados por distúrbios, lesões ou doenças.

f) Instalações e equipamentos

Encerrando esses requisitos de residência médica em Neurologia, é importante destacar que a Resolução CNRM nº 2/2006 também enfatiza a importância das instalações e dos equipamentos necessários para a especialização. 

Nesse sentido, algumas instalações e itens que não podem faltar são o laboratório de líquido cefalorraquidiano, a máquina de Eletroencefalografia, o Eletromiógrafo e outros itens relacionados às patologias.

Pronto, agora você sabe quais são os requisitos mínimos do programa de residência médica em Neurologia!

Agora, você já sabe os requisitos mínimos do programa de residência médica em Neurologia. Assim, fica mais fácil avaliar as instituições e entender mais a fundo como será a residência médica em seus três anos de duração.

A partir dos requisitos de residência médica em Neurologia, você pode ter uma noção de quais são os requisitos mínimos de programas de RM de outras especialidades. É comum que se repitam alguns deles, como unidade, ambulatório, PS e estágios opcionais.

Prepare-se bem para o exame de residência médica! Elabore seu cronograma, defina prioridades, respeite seus limites. E faça cursos preparatórios, pois eles oferecem dicas e orientações preciosas, que podem fazer toda a diferença no dia da prova. Aproveite e saiba mais sobre os nossos cursos preparatórios. 

O Intensivo SP da Medway te prepara para diferentes instituições do Brasil, está atualizado e vai ao encontro das necessidades dos médicos que desejam fazer especializações.

MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway