Carregando

Residência médica na USP 2022: envio de currículo para entrevistas termina hoje (3)

Fala, galera! Nessa correria em meio às inscrições e às etapas do processo seletivo para residência médica, é fácil se perder com tanta informação. Coisa que não pode acontecer de forma alguma, afinal, nada de se prejudicar por alguma confusão! Por isso, estamos aqui para deixar um lembrete muito importante: o envio de currículo para residência na USP 2022 termina hoje!

É isso mesmo! Hoje, segunda-feira, dia 03 de janeiro, às 16 horas, essa etapa da 2ª fase da residência da USP deste ano se encerra. Então, é muito importante entender como mandar seu documento da maneira certa e cumprindo as regras indicadas no edital, para conseguir a classificação em mais uma fase e ficar mais próximo de entrar no programa da universidade.

Quer se garantir nos detalhes e conquistar sua vaga na especialidade dos seus sonhos? Então, se liga nas nossas orientações sobre isso e demais datas do calendário da USP 2022!

Envio de currículo para residência médica na USP 2022

E aí, como deve ser feito o envio currículo para residência na USP 2022? Primeiro, é importante frisar que todos devem ser enviados pela internet. Quem não cumprir esse direcionamento será automaticamente eliminado do processo seletivo.

Mas, atenção! Não vale simplesmente enviar por e-mail ou por links que estejam fora das permissões do edital. É preciso acessar os sites www.fm.usp.br ou www.tekyou.com.br, e acessar o link Curriculum Vitae. A banca não aceitará currículos que cheguem por outros meios.

Por fim, vale lembrar que os treineiros não podem participar da etapa de arguição do currículo, mesmo se estiverem classificados. Sendo assim, vale a pena considerar se é mesmo interessante realizar esse envio, visto que ele não trará nenhuma pontuação sem a arguição. O peso dessa etapa do processo é 1, sendo que o restante está dividido entre a prova objetiva e a prova prática.

Não se esqueça de caprichar em seu currículo, certo? Turbine o documento com as principais informações sobre a sua carreira acadêmica e não se esqueça de ser bastante transparente. Afinal, na entrevista você será questionado a respeito de suas experiências, e é sua autonomia ao conversar a respeito delas que garantirá seu sucesso ao longo dessa etapa.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que o formato adequado para o envio do currículo é PDF. Depois do envio, verifique se há necessidade de salvar ou imprimir algum tipo de comprovante, ou se outra indicação será dada para prosseguir. Leia com atenção para não perder nada e correr o risco de ser desclassificado por besteira.

Calendário da residência médica USP 2022

Depois de enviar o currículo para residência médica na USP 2022, não dá para relaxar. É fundamental ficar de olho nas demais datas importantes do calendário, para não perder as etapas seguintes. Veja só!

Entrevistas

As entrevistas para arguição do currículo acontecerão do dia 10 ao dia 14 de janeiro de 2022. Pouco antes do início desse período, as demais orientações sobre a convocação para as entrevistas serão divulgadas.

Sendo assim, é fundamental ficar de olho em qual será sua data, onde e como ela será realizada (se presencialmente ou por videochamada), entre outros detalhes para que você se organize com antecedência.

Divulgação da nota da 2ª fase

Segure a ansiedade! A nota da 2ª fase será divulgada somente no dia 20 de janeiro de 2022. Posteriormente, haverá o tempo para que os concorrentes entrem com recurso se necessário.

Convocação para matrícula dos aprovados

A convocação para matrícula dos aprovados acontece ainda mais para a frente: no dia 3 de fevereiro de 2022. Portanto, fique de olho nessa divulgação para ter a certeza absoluta de que você está dentro da residência médica da USP 2022.

Período da matrícula

Por fim, o tão aguardado momento de matrícula acontece de 8 a 10 de fevereiro. São apenas dois dias para que você concretize esse sonho de vez, com a organização de seus documentos e cumprimento das demais orientações que finalmente garantirão a sua estadia nessa renomada universidade, no programa de residência da especialidade que você escolheu.

Essas são as principais datas para acompanhar, no que diz respeito ao processo seletivo da USP 2022. Entretanto, você pode conferir outras informações e atualizações no calendário completo.

A USP é uma prova muito tradicional, que tem a concorrência afiada. Diante disso, fica a dica: esteja sempre com o edital e todas as datas na ponta da língua. Não adianta ter uma boa nota e escorregar com prazos e informações importantes e acabar por perder a grande chance da sua carreira médica.

Ainda é interessante ressaltar que algumas coisas no processo seletivo, como um todo, mudam com a pandemia. Embora a flexibilização permita que a prova tenha alguns protocolos alterados, ainda há detalhes que serão mantidos para a segurança dos candidatos e de todos os envolvidos na aplicação das provas e entrevistas.

E aí, preparado para a reta final da USP 2022?

A gente sabe que a prova da USP na 1ª etapa foi desafiadora (como sempre é, afinal, é considerada uma das mais difíceis do país, com notas de corte bem altas), mas depois de encará-la e ser classificado, suas chances de conquistar uma vaga são bem altas. Por isso, prepare-se também para essa reta final.

O envio de currículo para residência médica na USP 2022 é apenas o começo: treine sua oratória para a entrevista, trabalhe sua segurança e sua confiança e mande ver na hora H! Confie no seu taco, porque assim, o reconhecimento vem. E logo, logo, você estará a todo vapor com as vivências da residência médica. Boa sorte!

E para se dar bem em cada uma dessas etapas, você já sabe, não é mesmo? Venha para o Intensivo SP! A partir dele, é possível dar aquele gás final nos estudos e chegar para as provas de residência super preparado e com foco total na sua instituição de escolha.Ah! E mais uma dica: a prova da USP conta com a famosa prova prática na 2ª fase, ou seja, não é só currículo e entrevista. Se preparar para esse tipo de prova é com o CRMedway, então vem com a gente nessa!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."