E aí, galera que está prestes a embarcar na incrível jornada da residência médica! Bora falar sobre uma novidade que surgiu no último mes? Alguns processos seletivos extemporâneos de residência médica apareceram, trazendo uma chance extra de conquistar aquela vaga tão sonhada.
Neste texto, vamos bater um papo sobre o que são esses processos, por que não são muito comuns e o que pode estar por trás desse fenômeno.
Antes de mais nada, bora entender o que é esse tal de processo seletivo extemporâneo. Ele é basicamente uma seleção que acontece fora do cronograma tradicional das residências médicas, que geralmente rolam uma vez por ano. Ou seja, é uma chance extra para vocês brilharem e garantirem uma vaga em um programa de residência médica em uma data inusitada.
Olha, é importante deixar claro que os processos seletivos extemporâneos não são algo que ocorre todo ano, tá? Não é sempre que surge essa oportunidade fora de época. Mas relaxa, isso não quer dizer que eles não possam acontecer em determinadas situações especiais. Normalmente, os processos extemporâneos são organizados quando há demandas específicas ou necessidades urgentes por parte das instituições de saúde.
Ah, e só pra lembrar: nem todas as instituições aderem aos processos seletivos extemporâneos, tá? Cada uma decide se vai ou não participar. E isso pode depender de vários fatores, como a quantidade de vagas disponíveis, a demanda por especialidades específicas e até mesmo os recursos que eles têm para realizar o processo.
Agora vem a parte interessante, meu povo! Por que será que estão surgindo esses processos seletivos extemporâneos? Vamos dar uma olhada nas possíveis causas, saca só:
Sabe quando rola uma necessidade urgente de médicos em uma especialidade específica? Então, é uma das razões para os processos extemporâneos. Em algumas regiões ou áreas da medicina, pode ter uma demanda alta por profissionais em determinada especialidade. Aí, as instituições de saúde lançam esses processos fora de época para preencher as vagas o mais rápido possível e suprir essa necessidade.
Outra situação é quando as instituições têm vagas sobrando. Pode ser por desistências, abertura de novos programas de residência ou redistribuição de vagas. Aí, para preencher essas vagas de forma eficiente, elas podem optar por realizar um processo seletivo extemporâneo. É uma forma de aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do caminho e oferecer a chance para candidatos talentosos que estão em busca da residência médica.
Se você quer se preparar para as provas de residência médica venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!
Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo
Você também pode gostar