Saiba o que pode influenciar as atividades para preparação na residência médica

Conteúdo / / Saiba o que pode influenciar as atividades para preparação na residência médica

Você sabe quais atividades para preparação na residência médica não podem faltar, pois fazem diferença no processo? Essa é uma dúvida recorrente tanto no estudo para as provas quanto na conciliação com a graduação, o internato e os compromissos pessoais. 

Com a divulgação do e-book com dicas para um currículo padrão-ouro, muitos futuros residentes procuraram a gente para tirar dúvidas como essas. Se você ainda não sabe como se preparar para a residência médica e precisa de dicas que vão além do conteúdo a ser estudado e das atividades que pontuam, continue a leitura.

Indo além das atividades para preparação na residência médica, contaremos as lições aprendidas durante os processos seletivos. Assim, você fica sabendo os principais pontos de atenção e evita erros que podem prejudicar seu desempenho pessoal! 

Exercite sua autorresponsabilidade

Ao pensarem na quantidade de atividades para preparação na residência médica, os estudantes têm dificuldade com a organização da rotina. Alguns desejam participar do centro acadêmico no quinto ano da graduação e entram em conflito interno por adicionar mais uma tarefa, que compete atenção aos estudos, por exemplo. 

Nessa fase, é comum que alguns alunos não percebam o que realmente é uma prioridade e o que pode dificultar os estudos. Na maioria das vezes, basta organizar os compromissos para nenhum atrapalhar o outro, sem ter que abrir mão das tarefas. 

Como diz a Lei de Parkinson: “o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a realização”. Ou seja, ter muito “tempo livre”, paradoxalmente, pode ser pior que ter pouco, de modo que é necessário administrá-lo de uma forma produtiva e confortável. 

A primeira lição em decorrência da escolha das atividades é: ninguém vai fazer por você aquilo que está ao seu alcance. Busque modos de educar o seu cérebro a fazer o que precisa, seja as tarefas pessoais, seja as atividades acadêmicas. Para a gente, isso se chama autorresponsabilidade!

Priorize atividades acadêmicas

Com inúmeras atividades para preparação na residência médica, desde aulas e questões a leituras complementares, você não quer uma preocupação extra. Portanto, não deixe tarefas acadêmicas para os últimos anos da graduação, em que você já sabe que deve se dedicar aos estudos para as provas. 

Como é preciso elaborar um artigo científico, a maior lição de quem já o concluiu é a realização em anos mais leves, como o quarto e o quinto. Isso porque, durante o internato, o TCC pode deixar as emoções à flor da pele e dividir o foco, o que, muitas vezes, compromete a qualidade do trabalho e dos estudos. 

É essencial pensar sobre o que pode estar tirando seu foco da tão sonhada aprovação. Mais que isso, é preciso ter incentivos para a determinação e a dedicação diárias, como seguir um plano de estudos para a residência médica, que detalha os passos semanais e mensais rumo aos processos seletivos.  

Conte com um curso preparatório

Percebeu que não sabe por onde começar a estudar, nem quais atividades são indispensáveis no seu planejamento? Conte com um cursinho para residência médica, programado para cobrir todas as temáticas de maior recorrência nas diferentes instituições e direcionar o cronograma. 

Evite mudanças repentinas durante a preparação

Durante a preparação para a residência médica, alguns estudantes passam por mudanças de cidade para ter melhores oportunidades de trabalho, pela proximidade com as instituições e outros motivos pessoais. Essa fase costuma ser estressante e levar bastante tempo para organização. 

Fazer a mudança e trabalhar podem parecer grandes consumidores de tempo, por isso, só faça os dois ao mesmo tempo se for uma escolha que não pode ser adiada. Muitas vezes, essa alternativa serve para estar mais próximo de amigos e familiares, evitando a solidão durante essa fase tão difícil. 

Porém, lembre-se: é possível crescer onde você não imagina se usar situações adversas a seu favor. Portanto, use o objetivo da aprovação como foco para continuar estudando e não desistir, por mais que a jornada seja cheia de desafios.

Faça revisões periódicas

A maior lição de todas durante a execução das atividades para preparação na residência médica é que dá para acertar mesmo errando. Isso só acontece de forma positiva se você fizer uma autocrítica e revisar seus resultados com honestidade, além de corrigir sua rota quantas vezes forem necessárias até o dia da prova.

Para ter noção dos seus erros e acertos, é preciso treinar o conhecimento teórico na prática. Isso significa que não adianta apenas ler, participar das aulas e ver as provas antigas das instituições desejadas, mas resolver exercícios, como simulado de residência médica

Quanto mais questões forem resolvidas, mais fácil é o processo de identificar assuntos que precisam ser revisados, cronometrar o tempo e se familiarizar com os diferentes moldes de prova. 

Prepare-se para as provas com a gente!

Quer treinar na prática as atividades para preparação na residência médica? Matricule-se em um dos nossos cursos, que reúnem materiais exclusivos, metodologia padrão-ouro e time de professores de diferentes especialidades. Todos eles já trilharam esse caminho e podem dar dicas únicas de sucesso!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor