Carregando

Uma homenagem da Medway ao Dia do Pneumologista

Hoje, dia 02 de junho, é o Dia do Pneumologista. Esses profissionais da Medicina, especializados em patologias dos pulmões e vias respiratórias, merecem todo reconhecimento. Especialmente por sua importância no enfrentamento à pandemia do coronavírus na atualidade.

Você já pensou em fazer a prova de residência médica para Pneumologia? Ou, quem sabe, você já se prepara com essa área em mente? De qualquer modo, esse post vai ser interessante para você decidir a sua residência, ou saber mais informações sobre o que você já se prepara.

Pensando no Dia do Pneumologista, nós, da Medway, resolvemos fazer um apanhado de conteúdos do nosso blog que são relacionados à Pneumologia. Se você se interessa pelo assunto, confira a homenagem da Medway ao Dia do Pneumologista!

Uma homenagem da Medway ao Dia do Pneumologista
Feliz Dia do Pneumologista!

Agora, fiquem com a nossa homenagem ao Dia do Pneumologista!

A Pneumologia tem uma grande importância. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), uma das maiores causas de óbitos por infecções respiratórias é a pneumonia.

No entanto, o pneumologista não se limita apenas ao tratamento do pulmão. Ele é o profissional responsável por tratar e diagnosticar doenças em vias respiratórias, desde a falta de ar até as cirurgias mais complexas. A Pneumologia inclui tudo isso. 

Por isso, a SBPT reconheceu o dia 02 de junho como o Dia do Pneumologista, uma data para homenagear esses profissionais e conscientizar a população em geral sobre as doenças respiratórias. A seguir, veja alguns conteúdos de nosso blog que envolvem esse profissional tão importante. Vamos lá!

O que é Pneumologia: saiba tudo sobre essa especialidade

Antes de mais nada, você sabe o que é Pneumologia? Essa especialidade, que é um tanto quanto nova e se encontra em plena ascensão, consiste no diagnóstico e tratamento das patologias que atingem as vias respiratórias em geral. Nesse sentido, incluem-se pulmões, brônquios, traqueias e demais regiões correlatas.

A rotina do profissional de Pneumologia pode ser das mais variadas possível: vai desde consultas de rotina e acompanhamento, no consultório, até os plantões e emergências em hospitais. Em geral, essa variação se dá de acordo com o nível de experiência do profissional e com a sua preferência.

Especialmente durante a pandemia, por exemplo, houve uma demanda bem maior de pneumologistas em emergências, para dar orientações a outros profissionais e atuar, de fato, na linha de frente. Por isso, é possível perceber como é ampla a atuação do especialista da área.

Para que você que está se preparando para uma residência médica e quer saber tudo sobre o assunto, e ou até mesmo seguir nessa carreira, a Medway preparou este conteúdo exclusivo sobre o tema, a rotina do profissional da área, a residência e o mercado de trabalho.

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): tudo o que você precisa saber

Seguindo, um assunto bem importante também é a SBPT, ou Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Para quem pretende se especializar em Pneumologia e passar pela residência, é muito bom conhecer a associação que tem por objetivo reunir os profissionais da área.

Desde 1978, a SBPT está em plena atividade. No entanto, anteriormente, os médicos que a criaram já tinham instituído duas fundações para reunir profissionais especialistas em tuberculose, doenças respiratórias e, mais tarde, Pneumologia no geral.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, hoje em dia, já tem mais de 3 mil médicos associados e serve como referência internacional. Suas diversas atividades contribuem com a evolução da comunidade médica de um modo geral, especialmente na área de pesquisa e especialidade.

Além de contar mais sobre a história da SBPT, no post sobre esse assunto, você vai descobrir o que faz a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, saber como se associar à SBPT, seus eventos e publicações, além dos detalhes sobre a residência médica nessa especialidade. É uma leitura obrigatória para quem deseja seguir na área!

As instituições mais buscadas para fazer residência em Pneumologia em SP

Você se interessou no assunto? Quer se especializar na área e se tornar um Pneumologista também? A Medway pode te dar uma mãozinha, em todos os aspectos! Além de disponibilizar os melhores cursos, temos este post mostrando quais são as instituições mais buscadas para fazer residência de Pneumologia em São Paulo.

Para ter uma boa especialização, é essencial escolher a instituição com cuidado. Dentre as mais buscadas em SP, temos cinco para destacar. Entre essas, ressaltamos os pontos fortes e benéficos de cada uma para você!

No post sobre o tema, você pode ver mais sobre as vagas disponibilizadas em cada instituição, a relação candidato/vaga, a carga horária, assim como as horas semanais, tão importante para quem se prepara para o futuro. Também tem tudo sobre os últimos exames, editais e o que mais interessa a quem pretende fazer a prova para essas instituições.

Além de tudo isso, a Medway também te dá informações sobre a nota de corte, um assunto essencial na hora de escolher onde você vai cursar a residência. Se você pretende seguir com o sonho e buscar a residência em Pneumologia, essa leitura vai ser muito útil. Recomendamos!

Saiba quanto ganha um pneumologista no Brasil

Além de tudo isso que mencionamos, um fator importante para decidir por uma residência pode ser a remuneração, não é mesmo?

Às vezes, você está em dúvida entre duas diferentes, ou está se perguntando se vale a pena passar pelo pré-requisito de Clínica Médica antes de tentar outra prova para Pneumologia. Por isso, em nosso conteúdo sobre o assunto, te contamos tudo.

Mas já adiantamos que os ganhos desse profissional podem chegar a R$ 12.000,00, a depender do estado de atuação. Vale ressaltar que, na residência, a bolsa recebida pelo médico residente costuma ser de cerca de R$ 3.000,00, certo? No entanto, esse valor pode variar de acordo com a instituição.

No post, ainda falamos sobre a possibilidade de jornada dupla, o que vai aumentar consideravelmente os ganhos do pneumologista

Comemore o Dia do Pneumologista com a gente!

Agora que você já sabe quando comemoramos o Dia do Pneumologista, além de todos os detalhes de sua atuação, você já pode comemorar esse dia conosco!

O Dia do Pneumologista é uma excelente oportunidade para que ressaltemos a importância dessa profissão. Especialmente durante essa época do ano, na qual a maioria das regiões do país apresenta um clima mais seco, é preciso reconhecer o quão relevante é esse especialista.

Apesar de o nome Pneumologista remeter à doença pneumonia, essa não é a única patologia atendida pelos profissionais da área. O profissional tem o encargo de cuidar de todas as doenças que atingem as vias respiratórias, por exemplo:

  • tuberculose;
  • pneumonia;
  • câncer no pulmão;
  • embolia pulmonar;
  • coqueluche;
  • transtornos respiratórios em geral.

Além do tratamento, a conscientização também faz parte da rotina do Pneumologista. Algumas doenças que esse profissional trata são causadas pelo fumo ou poluição, como a asma, a bronquite, o câncer de pulmão, a insuficiência respiratória, entre outras. Por isso, o esclarecimento da população em geral também é papel da Pneumologia.

Dia do Pneumologista: o papel do profissional durante a pandemia do novo coronavírus

Em tempos pandêmicos, é clara a importância desse profissional para o diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos com o vírus, que ataca principalmente o pulmão. Assim que a pandemia foi decretada, os especialistas da área foram colocados em uma posição de autoridade.

Pelas características da patologia, o Pneumologista pôde ajudar a embasar protocolos para outros profissionais, compartilhar conhecimentos, participar de pesquisas, assim como atuar diretamente na linha de frente.

A Covid-19 também é uma doença que deixa sequelas, a depender de sua intensidade e gravidade. Por isso, os profissionais de Pneumologia são essenciais na gestão de crise e mitigação dos danos ocorridos com os recuperados.

O Extensivo R3 de Clínica Médica

Se você leu o nosso conteúdo sobre o que é Pneumologia, já sabe que a residência médica na especialidade tem dois anos de Clínica Médica como pré-requisito. Exatamente por isso, estamos aqui para apresentar o nosso Extensivo R3 de Clínica Médica.

O Extensivo da Medway é uma forma de estudar direcionada para o R3. Isso mesmo! Esqueça o R1, é o momento de ter uma preparação específica para as provas de residência de Clínica Médica. Se você quer passar estudando certo desde o começo de sua preparação, esse é o caminho. Estude com quem mais aprova e quem já sabe o caminho das pedras!

Entre os benefícios de estudar com a Medway para o R3, estão:

  • videoaulas exclusivas ministradas por médicos egressos das grandes universidades do país;
  • conteúdo direcionado para o R3;
  • radiologia inclusa no conteúdo programático;
  • preparação para provas multimídia.

Na página do Extensivo R3, você tem acesso a outras informações, todo o conteúdo programático do curso, assim como depoimentos de aprovados da Medway.

É importante ressaltar que todos os profissionais da Medicina são importantes, e o Dia do Pneumologista é a oportunidade perfeita para falarmos um pouco mais sobre essa especialidade. Ainda mais no momento pandêmico em que nossa sociedade se encontra.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido informativo. Você já pensou em fazer a residência médica em Pneumologia? Esse é o seu momento! Não se esqueça do Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway e estude de modo direcionado para o R3. A sua aprovação está a cliques de distância!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.