Você Não Vai Estudar Tudo!

Tempo de leitura: 6 minutos

“Socorro, eu não dou conta, é muito difícil… quero desistir!”

Não fosse pelo finalzinho da frase, ela estaria completamente certa!

Amigo, você não vai estudar tudo!

De novo: Você não vai estudar tudo!

Acredite no que vou lhe dizer: para passar na prova e ser um excelente médico, você não precisa estudar tudo. Até porque isso seria impossível.

Se nem o especialista consegue estudar tudo dentro da própria área de atuação, imagine você que está na faculdade ou é recém-formado e tem todas as especialidades para estudar.

O problema de se incomodar com o excesso de conteúdo é que a cada vez que você se frustra por não ler tudo, ocorre um “baita” down regulation no seu SNC.

As consequências disso são a sensação de incompetência e o desestímulo ao estudo, e você certamente não quer isso para si.

Esse é apenas um dos 9 bloqueios que te impedem de alcançar a residência médica que você realmente quer. Se você quiser saber mais sobre cada um deles – e como solucioná-los, basta fazer o download do nosso Ebook!

Mas se você quiser saber o que precisa fazer com relação a esse primeiro bloqueio, continue lendo que já chegamos lá. Hoje é rápido!

Um Exemplo de Que Não Estamos Falando da Boca pra Fora

Um exemplo nosso, aqui da Medway, é o Micael Hamra – esse que vos fala.

Ele até tentou dar conta de todo o conteúdo do cursinho (bloqueio da leitura + bloqueio do especialista) nas primeiras semanas, no sexto ano, e óbvio, não deu certo.

A sorte dele foi ter percebido rápido que a frustração começou a prejudicar seu rendimento e até mesmo seu foco.

Já no final do segundo mês de cursinho ele nem lia boa parte das apostilas e só se dedicava a ir às aulas, prestar atenção integralmente e depois revisar os temas pelos vídeos e exercícios.

Nessa fase, a leitura de apostila ficava reservada para sanar uma ou outra matéria mal esclarecida.

Então, caro colega, pare de sofrer pelas páginas das apostilas que você nem descolou.

Ou melhor, pare de sofrer até pelas apostilas intocadas!

Se você está fazendo exercícios, provas, assistindo aulas e dando o seu máximo: ótimo, esse é o caminho!

E deixemos algo muito claro: não estudar tudo não é desleixo. É humildade e racionalidade.

De novo: Você Não Vai Estudar Tudo!

Você mesmo

Foque nas suas conquistas, não nas pendências.

Valorize o que você estudou, não o que ainda está por ser visto.

Caso contrário, você nunca perceberá evolução.

Veja os assuntos que faltam como oportunidade de aprender mais e fique orgulhoso por cada mísero exercício que fizer ou cada tema que ler. Eles configuram em mais um aprendizado agregado ao seu saber.

Acredite, quando você valoriza o que estudou em detrimento daquilo que ainda está pendente, sua mente vai funcionar positivamente.

Esse novo mindset gerará autoconfiança, percepção de crescimento e vontade de estudar mais.

Aí sim! Aí vem “o gás” pra seguir em frente nessa luta pela residência!

Não é Hora de Olhar para Trás

Não fique preso ao conteúdo que eventualmente você não ler ou assistir numa determinada semana.

Tem muita matéria pra ver e a fila tem que andar. Ou seja, mudou a semana, mudou o conteúdo. O que ficar para trás, ficou! (com exceção das apostilas de preventiva, GO e pediatria). 

O mesmo raciocínio vale para todos os assuntos que existirem pela frente, ou seja, muitos você vai conseguir estudar, mas alguns vão passar batido e isso é perfeitamente aceitável (com exceção das apostilas de preventiva, GO e pediatria!).

E isso é válido pra você e pra todos os seus concorrentes!

Qual o erro de muita gente?

Se prender às apostilas que ficaram atrasadas, estudando sempre com algumas semanas de atraso e deixando de estudar as apostilas atuais.

Mas qual o resultado disso? 

Você assiste a aula da semana e, em vez de aprofundar na apostila do assunto que acabou de ver, você vai para uma apostila em que não lembra de nada do assunto.

Não consegue nem entender suas próprias anotações, de tanto tempo que faz desde que as escreveu.

O resultado é óbvio – para nós, e espero que a partir de agora para você também: você não vai aprender tão bem a matéria da apostila atrasada, visto que não lembra mais da aula, e vai deixar de aprender bem a apostila da semana já que vai atrasar.

A partir de hoje estamos te proibindo de continuar com esse comportamento.

Até Parece que é Fácil deixar apostilas pra trás…

O caminho é árduo pra todo mundo: há mais conteúdo do que cérebro e tempo disponíveis!

E falando em tempo, para otimizar o uso do seu, confira a técnica que nós utilizamos pra obter as aprovações nas instituições mais concorridas do país e que pode aumentar em até 3x a sua produtividade clicando aqui!

Além disso, veja também como cada um de nós se preparou para conquistar a salva de aprovações no final de ano, neste artigo aqui.

Portanto, prezado, estabeleça metas factíveis para os seus estudos e tenha o compromisso de cumpri-las!

Você vai ver a mudança radical que esse mindset trará na sua rotina de aprendizado.

Ah, e aproveite que você leu até aqui e assista a esse nosso vídeo que trata exatamente do que conversamos até aqui:

Se curtiu esse conteúdo, não deixe de se inscrever na nossa Masterclass: “Como Passar na Residência Médica que Você Realmente Quer”. 

Serão 3 aulas, 100% online e 100% gratuitas, em que iremos te ensinar o caminho que os aprovados nas instituições mais difíceis do Brasil percorrem ao longo do ano.

Você vai entender o que diferencia aqueles que passam em “TUDO” daqueles que não passam “em lugar nenhum”, além de aprender estratégias e técnicas que te permitirão alcançar um desempenho superior a 80% no final do ano.

E ainda vai poder tirar dúvidas diretamente com a gente através dos comentários. Bom demais, né? Pra se inscrever é só clicar NESSE LINK!

Um abraço a todos e contem conosco!

Um forte abraço e votos de força e sucesso!

PS: Você não vai estudar tudo! Nem tente!