ESPECIALIDAES MÉDICAS
Muita gente confunde a Medicina de Emergência com a Medicina Intensiva. Ambas lidam com situações críticas, mas têm diferenças importantes. Vamos entender quais são elas?
01
A Medicina de Emergência é uma especialidade focada no atendimento inicial de pacientes em estado crítico, atuando nos momentos mais decisivos para salvar vidas.
02
Já a Medicina Intensiva é uma especialidade dedicada ao cuidado contínuo e especializado de pacientes gravemente enfermos já hospitalizados.
03
Emergencistas atuam em prontos-socorros, UPAs e hospitais gerais, enquanto intensivistas trabalham, principalmente, em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
04
Emergencistas precisam de decisão rápida, capacidade de lidar com múltiplos casos, conhecimento técnico e resiliência emocional.
05
Os médicos intensivistas devem dominar terapias complexas, trabalhar bem em equipe e tomar decisões precisas com base em análises detalhadas.
06
A residência em Medicina de Emergência dura 3 anos e é de acesso direto. Os residentes enfrentam rodízios em diversos cenários críticos, como prontos-socorros, ambulâncias e centros de trauma.
07
A residência em Medicina Intensiva dura 2 anos, sendo comum que o ingresso aconteça após a conclusão de uma especialidade base. Os residentes passam a maior parte do tempo nas UTIs, monitorando condições graves.
E aí, conseguiu entender a diferença entre essas duas especialidades? Saber as características de cada uma delas pode te ajudar na escolha certa, de acordo com o seu perfil e objetivos.
E se você está se preparando para as provas de residência, não perca a oportunidade de experimentar o teste grátis de 7 dias dos Extensivos Medway e ter acesso aos recursos que levaram a mais de 7.600 aprovações em todo o Brasil!
residência
residência
residência
PROVAS