Saiba tudo sobre a prova prática de residência médica da USP-RP

Conteúdo / Residência Médica / Saiba tudo sobre a prova prática de residência médica da USP-RP

Se o seu sonho é ser um especialista em alguma área da Medicina, você pode estar muito próximo de transformá-lo em realidade! O edital do processo seletivo da prova prática de residência médica da USP-RP de 2023 já está disponível. Esse é o momento certo de entender tudo sobre o exame!

Para facilitar, esclarecemos todos os detalhes sobre a prova prática de residência, incluindo como a seleção de alta concorrência funciona. Médicos de todos os estados brasileiros podem se inscrever para esse processo seletivo, portanto, é essencial saber como se preparar e mandar bem.

O processo seletivo da USP-RP em 2022

Em 2022, a prova prática de residência médica da USP-RP no formato multimídia voltou a ser aplicada. Em 2021, seguindo os protocolos de segurança sanitária da OMS, devido à pandemia do coronavírus, a prova foi suspensa. Somente a análise curricular foi feita na 2ª fase.

A empresa organizadora responsável pela prova de residência da USP-RP foi a Tekyou Soluções. A inscrição custou cerca de R$ 620,00. A prova objetiva contou com 100 questões de múltipla escolha, divididas em quantidades iguais para as 5 grandes áreas da Medicina, com peso 5 na avaliação final do candidato.

Na parte prática da prova, foram cobradas 10 questões audiovisuais, respondidas de forma curta. As 5 principais áreas foram representadas por 2 questões cada. No final, a etapa teve peso 5 na avaliação, dividido da seguinte forma: 4 (multimídia) + 1 (avaliação curricular).

No último edital de residência na USP-RP, os candidatos que realizaram o processo seletivo puderam escolher entre vagas de acesso direto e pré-requisito. Ao total, foram disponibilizadas 22 áreas de acesso direto e 48 opções de especialidades com pré-requisito.

A prova prática de residência da USP-RP de 2023

O processo seletivo da USP-RP para residência médica deste ano traz particularidades para algumas especialidades. Há áreas que exigem que o candidato seja aprovado em seleção de duas fases, enquanto outras pedem três fases. As especialidades com duas etapas são: 

As áreas citadas acima são compostas pelo exame escrito, de caráter eliminatório, simultâneo para todos os candidatos, com peso 0,5 (meio), e pela prova prática, classificatória, com peso 0,5 (meio) para os candidatos aprovados e classificados no exame escrito. 

Já as especialidades com três etapas são: 

  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Dermatologia;
  • Genética Médica;
  • Infectologia;
  • Medicina de Emergência;
  • Medicina Física e Reabilitação;
  • Medicina Intensiva;
  • Neurologia;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria;
  • Psiquiatria;
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
  • Radioterapia.

Para as áreas acima, há exame escrito para todos os candidatos (valendo 0,5), prova prática para os aprovados e os classificados na primeira etapa (valendo 0,4), assim como análise do currículo para os candidatos aprovados e classificados no exame escrito (com peso 0,1). Todas as etapas são classificatórias.

Detalhamento da prova prática

O edital explica que a prova prática de residência médica da USP-RP aborda situações sobre as cinco áreas básicas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria). 

Ela é realizada em ambientes sucessivos, montados no ambulatório geral do HCFMRP, no Campus Universitário. Além disso, é igualmente aplicada aos candidatos habilitados na primeira fase, independentemente da área em que eles se inscreveram. Os alunos são submetidos a cinco estações, pelo menos, uma de cada área básica.

As cinco estações são igualmente aplicadas a todos os candidatos e não divergem entre si na aplicação do exame. Cada candidato passa por somente uma estação por ambiente. Para entender melhor sobre as distribuições de vagas e especialidades médicas da residência médica na USP-RP, observe a tabela abaixo:

Como se preparar para a prova prática da USP-RP

Para se preparar para a prova prática de residência médica da USP-RP, é necessário criar uma rotina de estudos, organizar as matérias e fazer uma boa gestão do tempo. 

Essa etapa requer que o candidato seja dinâmico e pense muito rápido. Por isso, é importantíssimo treinar diariamente nos meses que antecedem a prova. Nos treinamentos, você pode simular as situações da segunda fase da prova de residência para tirar de letra no dia do exame.

Conquiste sua aprovação na prova prática da USP-RP com a gente!

Ser aprovado na prova prática de residência médica da USP-RP é um sonho para muitos estudantes. Além do CRMedway e dos conteúdos gratuitos do nosso blog, o Guia Definitivo da USP-RP pode ajudar você a conquistar uma vaga no processo seletivo. Não deixe essa oportunidade passar. Aproveite o material e tire suas dúvidas! 

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway