Carregando

3 dicas para os checklists da prova prática de residência médica

Ah, a prova prática… vai ano, vem ano e ela segue sendo um grande fator de insegurança e ansiedade para quem está prestando um processo seletivo para residência médica. E você sabe: pra lidar com todo esse nervosismo, o negócio é sempre estar bem preparado. Agora, como a gente não é de trazer problemas sem solução, é claro que vamos te dar uma mãozinha. Fica ligado nas 3 dicas para os checklists da prova prática de residência médica aqui!

Mas calma! Antes de mais nada vamos reforçar um ponto. A preparação para a prova prática não deve ser apressada e você certamente não pode parar por aqui. Esse texto é uma introdução, mas o importante é continuar estudando para essa fase até ela acontecer. Não vamos esquecer: o peso dessa etapa é muitas vezes o mesmo da prova teórica e, portanto, deixá-la de escanteio pode ser um grande erro.

Tudo isso pontuado, vamos para as 3 dicas para os checklists da prova prática de residência médica!

Dicas para os checklists da prova prática de residência médica

Dica 1: Seja educado (e isso vale pontos)

Olha, eu não estou querendo dar uma de mãe aqui, mas a real é que ser educado na prova prática, assim como em todas outras circunstâncias, é fundamental. Veja, não estamos falando isso à toa. Ao entrar na sala para fazer sua prova prática, os examinadores já estarão tentando entender se você se encaixa naquele serviço. Afinal, esse é um dos principais objetivos desse momento.

Mas, é claro que “ser educado” é um parâmetro extremamente subjetivo. Para você ter uma ideia melhor do que estamos falando, é melhor nos apoiarmos nos checklists, certo? Então, bora entender alguns critérios que podem ser avaliados na sua conduta e entram nesse tópico.

  • Cumprimentar o paciente e se apresentar adequadamente: em diversas tarefas de prova prática, esse é um dos primeiros itens a serem avaliados durante a estação. Afinal, você falou qual é o seu nome e se apresentou como um Médico daquele hospital? Isso com certeza vai valer pontos.
  • Perguntar o nome do paciente e tratá-lo por ele ao longo da consulta: sim, esse também é um item com alguma recorrência nos checklists de estações.
  • Acolher o paciente de maneira adequada: mas, afinal, qual é essa tal maneira adequada? Nada mais do que ser gentil — alguns itens do checklist vão, inclusive, citar a palavra gentileza. Convidar o paciente a se sentar, sorrir de maneira afetuosa, desejar bom dia, boa tarde ou boa noite… Esses são alguns exemplos do que pode ser avaliado.
  • Gestos: em alguns itens do avaliados você também encontrará observações sobre o gestuário. Olhar o paciente nos olhos ou não manter os braços cruzados, por exemplo.

Vale lembrar: tudo o que indicamos acima foi retirado da bíblia dos checklists do curso CRMedway. Isso significa que não tem invenção de moda; todos esses itens de avaliação pintaram por alguma prova prática de 2020.

Dica 2: Atente-se às orientações fornecidas pela banca

É provável que você já saiba, mas não custa relembrar: a maioria das estações da prova prática possuem um tempo definido para serem feitas. Algumas vezes você conseguirá medir esse tempo e, em outras, não terá acesso. O importante é manter a calma, ler bem as orientações que a banca forneceu e atuar a partir disso.

O negócio aqui não é fazer só o que a banca pediu nas orientações, mas ser capaz de identificar e ter um direcionamento do que você precisa e pode fazer dentro do tempo que tem. Tenha em mente a estrutura básica da anamnese e, a partir dela, direcione para a tarefa que foi exigida de você para aquele caso específico.

Dica 3: Aja como em uma situação real

Sim, é uma simulação e, naturalmente, você deve agir como em uma situação real. Mas você realmente está fazendo isso? O que eu quero dizer é que, muitas vezes, nós pulamos etapas ou simplesmente não nos ligamos de que, no fim das contas, devemos estar atuando na prova prática.

Se exigiram que você faça uma ligação, por que você não pegou o telefone? Se está falando com um paciente, por que usar termos técnicos? Você deve lembrar que a banca está avaliando várias capacidades e, por isso, nem toda ação na simulação deve ser pensando em se expor para os avaliadores, mas sim considerando o que a situação hipotética exige.

A dica de ouro é: leia com muita atenção a descrição da estação e se porte de acordo com ela! Humor, linguagem, comunicação não-verbal ou qualquer outro aspecto devem ser adaptados. 

Gostou dessas 3 dicas para os checklists da prova prática de residência médica?

Se você gostou desse conteúdo, é bom saber que a segunda fase do exame faz toda a diferença na sua nota final. É isso mesmo! Ela pode, inclusive, te colocar em várias posições à frente dos concorrentes! E nessa parte da prova, é o CRMedway que irá te dar o necessário para mandar bem. São mais de 300 checklists na íntegra e mais de 40 estações simuladas para você ficar por dentro de tudo que rola na prova prática, além de ter em mãos um Atlas Multimídia para estudar por meio da revisão de imagens e muito mais! Faça já sua inscrição no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial clicando AQUI!

E se você ainda não está satisfeito com essas dicas sobre os checklists da prova prática de residência médica, tem mais! Entre na Academia Medway e confira o nosso e-book Como brilhar nas provas práticas de residência médica. Lá você tem acesso a um conteúdo rico para complementar os seus estudos para essa etapa.

Ufa! Benefícios não faltam, né? Então se liga e comece já a aproveitá-los. Bora lá!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.