Carregando

ANMR: conheça sua importância para a residência médica

Em especializações de diversas áreas, é comum encontrarmos associações que representam toda uma categoria de profissionais. Com isso mente, você sabe o que é a ANMR e qual é o papel dela na residência médica do Brasil?

A associação representa um movimento de luta pela valorização dos médicos residentes em âmbito nacional para a melhora do sistema de saúde como um todo. Continue a leitura para compreender mais sobre a associação no artigo que preparamos aqui, no blog.

O que é ANMR?

A Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) é um órgão representativo da categoria que tem como principal objetivo garantir os direitos dos profissionais de medicina e as atividades relacionadas à residência médica no país. Fundada em 1967, a associação acompanhou o reconhecimento da profissionalização do ramo.

Assim, o movimento atua diretamente na luta contra a desvalorização dos profissionais que sonham em ser residentes e a favor dos direitos dos médicos no período de formação, levando em consideração a legislação que regulamenta a categoria de residência no Brasil.

Representando os interesses dos residentes, a ANMR participa de congressos e atua juntamente às entidades médicas reguladoras do país, como a CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), que regulamenta o funcionamento de programas de residência médica. Confira abaixo as pautas do movimento:

As pautas da ANMR

A associação dos médicos residentes desenvolve propostas para a regulamentação da profissão e luta para garantir seus direitos, como a proposta de redução de anuidade aos médicos em início de carreira, apresentada para o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Historicamente, o órgão protagoniza a participação de diversas mudanças da área de medicina e transformações importantes para a residência médica desde que foi reconhecida no país. Confira abaixo algumas pautas já desenvolvidas pela ANMR:

Qualidade dos programas

A associação dos médicos é contra a abertura de programas em residência médica que não ofereçam qualidade e estrutura suficiente para seu funcionamento, como também a disposição de profissionais qualificados para o ensino e atuação no cotidiano de qualquer instituição.

Fiscalização

A ANMR promove a fiscalização dos programas já existentes e se apresentou a favor da ampliação do diálogo entre as instituições para as decisões relacionadas à residência médica.

Benefícios

Como forma de garantir todos os direitos dos médicos residentes, a ANMR já atuou a favor de diversos benefícios para os profissionais, como o fim da carência de dez meses do INSS, a oficialização do auxílio-moradia, entre outros.

A importância da residência médica no Brasil

Os programas de residência médica se tornaram a melhor maneira de profissionalizar um médico recém-formado e fazê-lo vivenciar a rotina, colaborando nos procedimentos que irá desempenhar ao obter o título de especialista na área desejada.

Por ter um número de vagas limitado nas instituições, ser aprovado em um programa de residência médica é o sonho de muitas pessoas que buscam ingressar na medicina. São inúmeras oportunidades para diferentes especialidades em diversas instituições de saúde espalhadas pelo país.

Enquanto algumas delas podem ser cursadas logo após o fim da graduação, conhecidas como especialidades de acesso direto, outras possuem pré-requisitos para realizar o concurso. Nesse caso, as especialidades com pré-requisitos exigem que o candidato possua uma especialização prévia, normalmente em uma das áreas-base da medicina.

Após o recebimento de título de especialista, o profissional estará apto para atuar na área escolhida com todo o treinamento recebido na fase de residência, conhecendo o dia a dia de profissionais capacitados há mais tempo e que já estão consolidados na especialidade.

Prepare-se para as principais provas

Mas o caminho para a residência médica não é dos mais fáceis. Como citado, as principais instituições possuem números de vagas limitadas que, geralmente, são bastante concorridas. Por esse motivo, se preparar com uma rotina de estudos eficaz e com foco é ideal para garantir a aprovação nas principais provas. Nessa etapa, nós te ajudamos!

Extensivo Medway

Na preparação para as principais provas de São Paulo, é possível contar com o Extensivo Medway, um curso preparatório com duração de 1 a 2 anos com foco nas principais instituições que oferecem programas de residência no estado. 

Nesse curso, você tem acesso a aulas audiovisuais, mapas de estudos, simulados originais e diversas utilidades. Com um app para acessar por meio de smartphones ou computadores, você tem acesso a todo o conteúdo independentemente de onde estiver!

CRMedway

Para a prova prática, uma etapa importante dos principais processos seletivos da área, o CRMedway utiliza mais de 40 estações simuladas de habilidades, sendo uma forma de imergir nos procedimentos de maneira eficiente e se tornar um médico especialista.

Conte com a nossa ajuda para melhorar seu desempenho!

Agora que você já conheceu o papel da ANMR na história da residência médica e sua atuação no combate à desvalorização da categoria dos residentes, que tal conferir outros materiais do nosso blog? Aqui, na Medway, você acompanha o andamento dos principais processos seletivos e tem as informações necessárias para ajudar na sua aprovação.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MarcosMarangoni Junior

Marcos Marangoni Junior

Paulistano nato, criado nas ruas do Ipiranga, médico ginecologista e obstetra formado na UNICAMP, mestrando em Saúde Reprodutiva pela UNICAMP, e professor da Gineco-Obstetrícia da Medway. Só nasce grande filhote de monstro.