Carregando

Aplicativos para estudar Medicina: 5 funcionalidades para ficar de olho

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de colocar a matéria em dia. Um ótimo exemplo disso são os aplicativos para estudar Medicina. Com apenas alguns cliques, você tem acesso a um conteúdo completo, prático e atualizado. E em diversos formatos, como questionários, cronogramas, vídeos e muito mais.

Como a tendência é que a gente fique cada vez mais conectado, ainda dá para consultar o material disponibilizado pelo app a qualquer momento e de qualquer lugar. Ou seja, você consegue deixar o que precisa em dia, acompanha novidades sobre processos seletivos e se organiza no próprio celular.

A área médica exige bastante concentração e dedicação, não apenas pelo nível de dificuldade de certas disciplinas, mas também pela quantidade de informações que é preciso absorver corretamente. Neste sentido, algumas funcionalidades dos aplicativos podem ajudar — e muito. Veja só quais são elas!

1. Use aplicativos para estudar Medicina com banco de doenças

Um banco de dados extenso sobre doenças e com explicações detalhadas e confiáveis é uma mão na roda para qualquer estudante de Medicina. Afinal, são muitas particularidades para interpretar e garantir que o diagnóstico de seus futuros pacientes seja impecável.

Portanto, o ideal é contar com um aplicativo que permita segmentar as doenças de uma maneira fácil e intuitiva. Assim, você encontra o que precisa com facilidade, sem precisar perder muito tempo e acabar se distraindo ao mexer no celular. Um app que pode ajudar muito nessa missão é o Medscape, vale a pena conferir!

Não é à toa que esse é o app médico mais baixado do mundo. Isso porque ele mostra alertas de aprovações da FDA, que regula medicamentos nos EUA, permite acesso a mais de seis mil medicamentos de marca e oito mil monografias. Ele ainda possibilita que você treine seu inglês, já que ainda não tem uma versão em português. E lembre-se, outra língua é um diferencial e tanto na carreira médica.

2. Confira se há uma funcionalidade que fale sobre Medicamentos

Existem vários aplicativos para estudar Medicina que oferecem uma lista de medicamentos, com bula e outras indicações importantes. O Medscape é, mais uma vez, um ótimo exemplo para ser citado, pois também cumpre com esse tópico muito bem ao disponibilizar o drug interaction checker.

Ele permite que o estudante confira que existem interações entre medicamentos e faça um monitoramento frequente. O MedSUS, por sua vez, é ideal para quem precisa dar uma olhada nos medicamentos que estão disponíveis na rede pública de saúde.

Mais tarde, quando você já estiver com um emprego garantido ou com a residência médica a todo vapor, pode e deve continuar com esses apps baixados no celular. Eles ajudarão bastante na verificação rápida de medicações de diversos tipos de pacientes, caso você tenha alguma dúvida e precise de uma confirmação segura imediatamente.

3. Invista em apps de calculadoras médicas

Quer ganhar tempo em cálculos médicos, desses que são indispensáveis no dia a dia da profissão? Invista em aplicativos para estudar Medicina de calculadoras médicas. O Medscape e o UptoDate são alguns dos que têm essa função bem demarcada e simples de usar.

Mas se você quiser um aplicativo ainda mais completo e funcional, vale a pena baixar o CliniCalc. Ele conta com mais opções de cálculos e funções que colaboram para resultados precisos, como cálculo de déficit hídrico, manejo de infusão, taxa de produção urinária, variação no sódio sérico, cálculo da área corporal, entre outros.

Você ainda consegue visualizar uma série de conteúdos médicos separados por sistemas orgânicos. Tudo é muito fácil de visualizar, para que não se perca nem um minuto de uma rotina que já é bastante corrida.

4. Realize questões de provas para residência médica

E por falar neste assunto, se o seu foco está nas provas para residência médica, que tal buscar por apps que permitam que você veja quais questões estão em alta nas mais famosas instituições? É possível encontrar provas de anos diferentes, comparar a evolução das provas ao longo dos anos, ver o que cai mais, entre outros detalhes que contribuem para que você conquiste a vaga.

Para completar, usar um aplicativo é uma ótima maneira de estudar com foco e poupar muito tempo de filtro e seleção. O conteúdo costuma ser atualizado com frequência, de acordo com as novas provas que saem, então você pode testar seus conhecimentos sem demora.

Fazer questões de provas para residência médica é o que te ajuda a conhecer seus pontos fortes, fracos e entender o que a instituição de sua escolha vai cobrar de você. Assim, na hora do processo seletivo, você estará bastante afiado!

5. Melhore seu desempenho com simulados

Esta é outra funcionalidade muito importante para quem está concentrado na residência médica. O estudante pode aproveitar questões inéditas e simulados pelo próprio app. É uma forma não apenas de repassar o conteúdo, mas também de começar a cronometrar o tempo de resolução de cada questão e da prova como um todo.

Alguns apps até mesmo checam a sua resposta automaticamente, além de fornecer uma explicação sobre o motivo pelo qual você errou a resposta. Com isso, você entende melhor onde e o que está errando e pode refazer as provas quantas vezes quiser para confirmar se realmente compreendeu a questão e seus detalhes.

Um app voltado para simulados é ideal para que você melhore seu desempenho e conheça melhor os desafios de provas sérias e bem elaboradas. Quanto mais você se testa, mais fica por dentro dos assuntos importantes, não apenas para passar, mas para atuar de verdade dentro de um hospital no futuro.

E aí, vai baixar esses aplicativos para estudar Medicina?

Para essas duas últimas funcionalidades, um dos melhores aplicativos para estudar Medicina, focando completamente na residência médica, é o aplicativo da Medway. Além de um acervo enorme de questões, você ainda conta com a opção de trilhas personalizadas. Dessa forma, tem em um só lugar questões com focos na instituição e temas desejados por você.

Ah, e temos uma outra dica para quem está se preparando para a residência. Se você quer aprofundar um pouco mais nos estudos e descobrir melhores técnicas, a gente também te ajuda. Na Academia Medway, você encontra conteúdos ricos que vão dar um gás na preparação, como o e-book Os 15 Bloqueios Que te Impedem de Ser Aprovado na Residência. E aí, bora lá?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.