Os melhores apps para estudar para a residência médica

Às vezes, a jornada para a residência médica pode parecer bastante complicada. Estudar tantos conteúdos e acumular uma quantidade tão grande de conhecimentos em um ou dois anos soa – justificadamente – como um desafio e tanto. É comum se sentir sozinho! Essa sensação pode gerar uma desmotivação considerável, que nos faz perder um tempo precioso de preparação. Felizmente, hoje em dia é possível encontrar muitas ferramentas que podem ajudar nesse processo; aplicativos de celular são um bom exemplo. Mas como saber quais são os melhores apps para estudar para a residência médica?

Agora pode respirar aliviado que a gente tá aqui pra te ajudar a saber quais são os melhores apps para estudar para a residência médica! No post de hoje vamos te mostrar alguns dos apps que achamos mais interessantes para maximizar seu rendimento nos estudos para as provas de residência – independentemente do bloqueio que você está enfrentando: de concentração, de organização ou de memorização. No final, ainda temos um bônus que também pode te interessar! Mas um passo de cada vez, né?

Vamo lá?

Concentração e foco

Focus Booster

É muito provável que você já tenha ouvido falar da famosa técnica Pomodoro. Muito reconhecida quando o assunto é produtividade e foco, ela consiste em, basicamente, dividir o tempo de estudo em blocos de 25 minutos com intervalos curtos entre eles (geralmente, de 5 minutos). Após quatro blocos, o descanso aumenta, variando entre 15 e 30 minutos.

O Focus Booster é um dos melhores apps para estudar que trabalham com a metodologia Pomodoro.

“E onde entra o Focus Booster nisso tudo?”, você me pergunta. É simples: ele é um dos melhores apps para estudar que trabalham com essa metodologia. Além de otimizar seu tempo por já ser configurado com os períodos de tempo estipulados pela técnica Pomodoro, ele formula relatórios que te ajudam a identificar no que você está melhorando e o que precisa ser trabalhado.

Aqui na Medway nós já comentamos que, apesar do prestígio da técnica Pomodoro, nós preferimos o uso das HLP, as Horas Líquidas Produtivas, que são similares ao método Pomodoro mas menos rígidas no limite de tempo – e o Focus Booster também atende a essa demanda, pois permite que você personalize os tempos de intervalo e foco!

Para você que tem dificuldades em medir a produtividade, o Focus Booster é um dos melhores apps para estudar que tem por aí. Experimenta!

Forest

Esse é um aplicativo com uma abordagem um pouco menos convencional. Ao invés de trazer um sistema rígido de contagem de tempo, o Forest traz… árvores

Apesar da abordagem diferenciada, o Forest está entre os melhores apps para estudar quando o assunto é concentração.

Soa estranho, mas a abordagem é a seguinte: basicamente, você define um período de tempo para ficar focado em determinada tarefa (podendo até ser o tempo de um ciclo Pomodoro ou de HLP). E é isso! Enquanto você faz a tarefa e o tempo passa, a ferramenta faz com que uma árvore cresça na tela do seu celular – mas se você mexer nele, a árvore morre. O objetivo é que você, ao longo do dia, plante várias árvores, até ter uma floresta própria. 

Além disso, o app busca te incentivar durante os períodos de produção, mostrando frases como “não olha pra mim”, “mantenha o foco” ou “volte ao trabalho”. Apesar da abordagem um pouco diferente, achamos válido incluí-lo entre os melhores apps para estudar para a residência, pois ajuda a estabelecer uma “recompensa” mais fácil de visualizar por manter a concentração.

Organização de estudos

Evernote

Um aplicativo bastante conhecido, muita gente que usa concorda que é um excelente app para a organização de estudos. Leva um tempinho para se acostumar, pois a quantidade de funcionalidades torna o primeiro contato meio complexo, mas depois que você pega o jeito, o leque de opções se torna um benefício ao invés de um obstáculo.

Considerado um dos melhores apps para organização dos estudos, o Evernote é amplamente bem avaliado por seus usuários

Algumas das coisas que você pode fazer no Evernote são, por exemplo, armazenar e tornar pesquisáveis anotações e checklists que fizer, organizar documentos, fotos, áudios e artigos da internet, além de poder discutir com outras pessoas sobre seu trabalho em um chat oferecido pelo aplicativo – tudo isso de maneira multidispositivos, pois o Evernote suporta tanto smartphones quanto tablets e computadores.

Sunrise Calendar

Ter um local para guardar as anotações dos estudos é muito bom, mas também é extremamente útil saber quando estudar cada coisa – ter uma trilha de estudos, por assim dizer. Nesse sentido, o Sunrise Calendar pode ser uma boa pedida: ele é um dos melhores apps para distribuição de tempo, pois funciona como um calendário que integra todas as suas agendas – Google Calendar, iCloud, Microsoft Exchange –, além de possibilitar a importação de compromissos do próprio Evernote, que mencionamos acima, do Facebook e de outros apps. 

O Sunrise Calendar também está entre os melhores apps para estudar para a residência, no quesito organização

Com o auxílio do Sunrise Calendar, é possível estipular períodos mais bem definidos de estudo, sem precisar abrir mão de outros compromissos – afinal, simplesmente sair devorando todo o conteúdo sem mais nem menos não significa que você vai ser aprovado

Memorização

Fit Brains Trainer

Este é um app que também poderia ter sido mencionado na parte de concentração e foco, pois também auxilia neste aspecto. No entanto, acreditamos que seu maior benefício se mostra no quesito da memorização.

O Fit Brains exige um pouco mais de dedicação, mas não deixa de ser uma ótima opção de aplicativo
Logo do Fit Brains Trainer

Basicamente, o Fit Brains Trainer é um aplicativo para você “malhar” o seu cérebro, com várias sessões de treinamento que têm como objetivo aprimorar o raciocínio lógico, a concentração e, obviamente, a memória.

Pode ser que você pense que isso é conversa pra boi dormir, mas vale mencionar que um dos diferenciais que torna o Fit Brains Trainer um dos melhores apps para estudar no quesito memorização é que ele foi criado por um professor de Cirurgia Neurológica – ou seja, alguém com propriedade no assunto.

Anki

O Anki, por sua vez, é um app baseado na memorização por repetição espaçada, com uma proposta similar à dos flashcards, mas de maneira um pouco mais automatizada – embora ainda tenha o contra de você precisar montar os cards. Muita gente o utiliza no aprendizado de idiomas, mas ele pode ser adaptado para o estudo para as provas de residência médica.

O Anki é mais um ótimo app para auxiliar nos estudos para a residência médica

De forma geral, ele te oferece pequenos testes, que funcionam da seguinte forma: se você responde corretamente, ele separa esse teste para que ele seja enviado a você novamente dentro de um período grande de tempo. Caso você erre, no entanto, o teste reaparece mais cedo, para que você seja levado a exercitar com mais intensidade apenas os conhecimentos em que você tem dificuldade, sem perder tempo com conteúdos já aprendidos – algo que nós sempre reforçamos quando o papo é revisão de conteúdos.

Para que você faça bom uso do Anki, é importante que cada carta seja o mais simples e direta possível, mas que contenha informações que auxiliem na memorização. Além disso, não vai ficar fazendo carta daquele assunto complexo, mas que foi cobrado só em uma prova de 8 anos atrás, né? Seguindo essas recomendações, é bem provável que dentro de algum tempo você também veja o Anki como um dos melhores apps para memorização de conteúdos.

Bônus: o aplicativo da Medway!

Recentemente, nós aqui da Medway lançamos um aplicativo de questões de residência médica, projetado especialmente pra você, que quer passar na residência dos sonhos! O Medway Residência Médica, disponível para smartphones Android e iOS, é voltado para os alunos do Intensivo e do Extensivo São Paulo, nossos cursos de preparação para as provas teóricas.

Com mais de 10 mil questões comentadas das principais de instituições de São Paulo – USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras –, além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ, o aplicativo busca te dar o direcionamento necessário para o exame que você quer, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar as questões por tema e foco, com a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway também oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, específicos por instituição! Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, incluindo novos desafios que são publicados no feed.

O aplicativo de questões de residência médica também permite que os alunos se comuniquem de mais uma forma com os professores, podendo tirar dúvidas sobre conteúdos dentro do próprio aplicativo. E é muito simples: ao finalizar a compra do nosso curso Intensivo ou do Extensivo, você já recebe um acesso para o app, com acesso a todos os recursos.

É isso!

Como dissemos no começo do texto, estudar para as provas de residência pode ser uma jornada bastante árdua. Por isso, é importante selecionar as melhores ferramentas para te auxiliar. E não se engane: não existe um aplicativo que vai resolver todos os seus problemas. A ideia é que você escolha entre os melhores apps para estudar de cada categoria com o fim de que eles se complementem, pois cada um traz uma proposta diferente.

Aliás, se você se interessou pelo app da Medway, vale mencionar que temos vagas tanto no Extensivo São Paulo 2021 quanto no Intensivo São Paulo – todos desenvolvidos pelo nosso time de professores para te oferecer os melhores recursos para chegar nas provas das instituições em que você sonha fazer seu R1 tirando mais do que 80% e pronto para ser aprovado e conquistar sua vaga na residência médica!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.