Carregando

Cantoplastia: como realizar esse procedimento?

Fala, pessoal! O assunto de hoje é cantoplastia! Bom, unha encravada é uma coisinha chata demais. Só quem sofre ou já sofreu desse mal sabe do que vamos falar aqui. A onicocriptose, nome de verdade da doença, é quando uma porção da unha cresce de forma desordenada para as laterais, causando lesão na lateral dos dedos, podendo formar pequenos granulomas e abscessos, além de causar uma dor terrível. 

Para resolver casos moderados a graves, o auxílio de um profissional médico é fundamental. Cirurgiões Gerais, Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas são quem tem mais experiência no tratamento de tal condição. A proposta em geral é de uma cantoplastia

A cantoplastia consiste na remoção cirúrgica da unha e fazemos um passo a passo, removendo a lateral afetada, conforme veremos abaixo, para garantir resolução do problema e menor número de recidivas. Esse é um procedimento feito em caráter ambulatorial com anestesia local, ou seja, em consultório mesmo.

Passo a passo da cantoplastia

  1. Vamos iniciar o procedimento com a antissepsia de todo o local afetado, inclusive dos demais dedos e da porção distal do pé. 
  2. Em seguida vamos fazer um bloqueio digital com Lidocaína 1% sem adrenalina, circundando toda a base do dedo afetado, para garantir um bloqueio nervoso adequado.
  3. Vamos prevenir sangramentos realizando um hemostasia na base do dedo. Pode ser com uma liga bem apertada ou amarrando uma fita cardíaca, qualquer coisa pra não deixar o sangue passar.
  4. Utilizando-se de uma tentacânula ou de uma pinça hemostática vamos fazer a eversão da unha encravada. Para isso, inserimos ela abaixo da lateral afetada e trazemos toda a porção da unha envolvida para fora. 
  5. Em seguida vamos seguir com a onicectomia lateral propriamente dita. Vamos seccionar a unha envolvida até sua base e avulsionar ela dando um bom e velho puxão com o auxílio de uma pinça hemostática.
Passo a passo da cantoplastia.
  1. No leito ungueal exposto, devemos curetar, ou fazer uma raspagem, a fim de retirar restos de tecido de granulação. Podemos usar nitrato de prato para esse fim também,
  2. Se estivermos com sangramento controlado e sem excesso de tecidos, a cirurgia acaba por aqui, vamos fazer uma boa limpeza e um curativo apertado e orientar os cuidados! Caso tenhamos tecidos, podemos removê-los e usar a sutura como controle hemostático de eventuais sangramentos.

Pós-operatório

Os cuidados pós procedimento devem ser com limpeza e desinfecção diária com lavagem com água e sabão no banho, bem como uso de antissépticos tópicos como o peróxido de hidrogênio. O uso de pomadas como bacitracina ou mupirocina está autorizado também.

O que sabemos é que o uso de antibioticoterapia oral não tem nenhum benefício em reduzir o tempo de tratamento nem as morbidades pós operatórias, sem influência nas taxas de reinfecção.

Vamos acompanhar o paciente com 4 dias de pós operatório, para verificar se nenhuma espícula ungueal se formou. E seguiremos com uma consulta de follow-up em 4 meses. O mais importante é orientarmos os cuidados a esse paciente, principalmente a deixar a unha reta na hora de cortar, para evitar que encrave novamente.

Agora que você já está dominando tudo sobre cantoplastia, que tal dar uma conferida na Academia Medway? Nesse espaço você vai encontrar vários e-books para ajudar nos seus atendimentos e no seu estudo, como o de ECG e vários conteúdos sobre os temas mais prevalentes encontrados nos seus plantões de emergência!

Além disso, disponibilizamos o nosso Guia de Prescrições para você ficar totalmente seguro na hora de prescrever as medicações no seu plantão com todas as medicações mais frequentemente utilizadas na palma da sua mão!

E, antes de encerrar a sua leitura, se estiver procurando uma forma de se preparar de forma efetiva e segura para os seus atendimentos de emergência, recomendo que você conheça o PSMedway, nosso curso de emergência totalmente voltado para a sua preparação para um cenário de emergência!

Ficou interessado? Então, aproveite o conteúdo do curso por 7 dias gratuitos! Assim, você terá um gostinho de tudo o que pode aprender com a gente e aproveita para turbinar seus conhecimentos. Inscreva-se clicando AQUI!

Beleza, galera? Espero que esse post ajude a esclarecer suas dúvidas na cantoplastia! Abraço e brilhem muito!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.