Carregando

Como estudar para a prova multimídia de residência médica

Cada vez mais os recursos multimídia fazem parte das provas de residência médica. Isso fica ainda mais evidente na tendência de adoção desses recursos nas segundas fases de grandes instituições. Mas, com a novidade, vem também a dúvida: afinal, como estudar para a prova multimídia? Bom, não é tão complicado assim! Então, vem com a gente que te damos algumas dicas nesse artigo.

Como estudar para a prova multimídia de residência médica
Confira a seguir dicas de estudo para prova multimídia!

Antes de mais nada, o que é a prova multimídia?

Você pode estar familiarizado com as provas práticas de residência médica. Aquele modelo em que o candidato é colocado em uma simulação de um caso clínico, com atores fazendo as vezes do paciente. Nesse tipo de exame, é necessário fazer o atendimento a partir da situação enquanto a banca avalia o seu desempenho. Aqui, pode ser necessário fazer a anamnese, o diagnóstico e sugerir um tratamento, por exemplo.

É uma forma interessante de avaliar o conhecimento prático do estudante. Contudo, ela exige um grande esforço logístico e um determinado investimento financeiro. Então, como uma alternativa, surgiram as provas de multimídia.

Nelas, o candidato é exposto a um outro tipo de situação. São apresentados recursos multimídia, como imagens e vídeos. A gama de possibilidades é muito grande. Você pode se deparar com uma imagem radiológica, um vídeo de uma cirurgia, uma imagem descritiva de um atendimento ou uma série de outras possibilidades.

Os conteúdos audiovisuais são acompanhados de um enunciado. Normalmente, o candidato precisa escolher uma alternativa objetiva ou dar uma resposta discursiva à pergunta. As provas tendem a ter um tempo bem limitado para a resposta dessas perguntas, e é aí que entra a importância da preparação.

Então, fica de olho nas 3 dicas que nós trouxemos para te ajudar na preparação para a prova multimídia de residência médica!

Como estudar para a prova multimídia de residência médica

Bom, você já conseguiu entender bem como funciona esse tipo de exame, certo? Com isso, já dá pra ter alguma ideia do básico de como estudar para a prova multimídia de residência médica. O negócio vai ser se preparar justamente para reconhecer elementos audiovisuais e ser capaz de, em pouco tempo, compreender a pergunta e chegar à resposta.

Que tal elaborarmos melhor sobre isso?

Estude por questões

Se você acompanha a Medway, já deve estar acostumado a ouvir isso. Aqui, nós sabemos que para ter os melhores resultados, não tem saída: o negócio é estudar por questões. Isso porque esse tipo de estudo ativo garante que você fixe o conteúdo e, acima de tudo, compreenda onde estão suas dificuldades e qual é o seu avanço.

E esse não é o único fator que vai te ajudar. A partir de um estudo ativo, baseado em questões, você também passa a identificar o padrão de cobrança das instituições. Veja: as faculdades possuem tendências, o que significa que é comum que alguns temas e estilos de perguntas sejam mais recorrentes. Isso se aplica à prova teórica, mas também à multimídia. 

Agora, uma coisa já deve estar clara: você vai precisar fazer o máximo de questões com imagens que conseguir. Uma dica: procure por simulados de provas multimídia. Além de ter a possibilidade de estudar ainda mais questões, você vai começar a se adaptar melhor ao tempo de prova e não vai se sentir tão pressionado ao chegar lá, beleza?

Conheça as imagens clássicas

Olha, essa é uma dica que tem tudo a ver com a anterior. Ainda que cada instituição tenha as suas próprias características e possa ter uma tendência maior a cobrar determinados temas, reconhecer um padrão geral também vai ser um grande diferencial nos seus estudos.

Mas o que a gente quer dizer com isso? É o seguinte: você vai cansar de encontrar alguns tipos particulares de imagens nas provas multimídias, independentemente da instituição. O ECG é um grande exemplo disso, mas existem diversos outros. Isso significa que você deve ficar esperto e ser capaz de rapidamente interpretar esse tipo de imagem cobrado recorrentemente. Vale lembrar que o tempo médio de resposta para uma prova de multimídia não costuma ser tão alto.

Junto, vale também ficar bem ligado para reconhecer prontamente as patognomônicas mais comuns. Quando estiver fazendo seus estudos, busque encontrar uma coerência nas provas em geral, no sentido de observar imagens que são recorrentes em todas elas — e se prepare, pois a chance de encontrar algumas delas no dia D é altíssima.

Aprimore o tempo

Nós passamos brevemente por esse aspecto anteriormente, mas vale falar mais um pouquinho sobre ele. É o seguinte: existem diferentes modelos de prova multimídia. Em alguns deles, o tempo para cada questão é controlado pela banca, enquanto em outros você mesmo decide quanto pode gastar em cada uma.

São particularidades que você deve estar preparado e levar em consideração nos seus estudos, principalmente porque, independente de qual for o caso, o tempo tende a ser curto. Mas sem desespero, ok? As provas multimídia são assim mesmo, e não são feitas para que você não consiga responder às questões. Portanto, com preparação, é plenamente possível concluí-las no tempo.

Agora, como considerar isso nos seus estudos? Bom, simulando! Recorra a provas multimídia antigas e simulados de cursinhos para compreender como está o seu desempenho no tempo que é determinado para cada instituição. Conte o tempo e avalie o seu progresso no desempenho para chegar preparado na hora H, ok?

Saiba mais como estudar para a prova multimídia de residência médica

Olha, o que nós oferecemos nessas dicas foi uma visão geral, um encaminhamento, de como se preparar para a sua residência médica. Agora, para te guiar da melhor forma possível por esse caminho, minha sugestão é ter acesso a um conteúdo completo e direcionado.

Se você está pensando em prestar algum dos processos seletivos de residência médica do estado de São Paulo, o CRMedway pode ser o seu guia. São mais de 300 checklists na íntegra e mais de 40 estações simuladas para você imergir na prova prática, além de um Atlas Multimídia para você estudar e revisar imagens e muito mais. É ideal para você tirar de letra qualquer prova de habilidades ou multimídia. Faça já sua inscrição no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial clicando AQUI!

E tem mais! Pra ter acesso a um conteúdo rico completamente gratuito, você pode entrar na Academia Medway. Por lá você encontra diversos e-books e materiais complementares ao seu estudo. E com certeza um deles vai te ajudar muito na preparação para a prova multimídia: o nosso Simulado de Multimídia da Unifesp 2021! São 50 questões do processo seletivo da Unifesp, com imagens e vídeos. Além disso, você também conta com todas as questões comentadas pelos nossos professores no final da prova. Não vai perder, né?

Bora lá!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.