Como lidar com as finanças na residência médica? Confira!

Conteúdo / Residência Médica / Como lidar com as finanças na residência médica? Confira!

Lidar com as finanças na residência médica é uma das principais preocupações da galera que acaba de conquistar uma vaga na especialidade dos sonhos. Ou então, que está se preparando para a prova e para essa experiência tão importante da vida profissional.

Mas calma! É claro que é muito importante levar esse ponto em consideração, mas não é preciso se desesperar. Com algumas dicas em prática, fica mais fácil administrar a grana e se adaptar a uma nova realidade, que embora desafiadora, é também muito massa.

Então, vamos lá? Estamos aqui para te ajudar com mais essa questão. Continue a leitura, aprenda tudo sobre o assunto, e aproveite a sua residência com mais tranquilidade!

Maiores desafios

Para começar, é indispensável conhecer os maiores desafios que surgirão em seu caminho nessa nova fase. Assim, fica mais fácil visualizar a distribuição de finanças na residência médica e planejá-las com antecedência. Vamos lá?

Mudar de cidade

Mudar de cidade pode ser uma decisão significativa e impactante em sua vida. Ao fazer residência, talvez seja preciso enfrentá-la.

Afinal, tudo depende da instituição em que você quer estudar: dá para prestar a prova em qualquer lugar do país. Ou mesmo da especialidade, que pode estar restrita a certas instituições mais distantes de você.

Sendo assim, certifique-se de considerar todos os aspectos relacionados a esse grande passo. Como a qualidade de vida na nova cidade, o custo de vida, a proximidade de familiares e amigos, a mobilidade caso você queira ir pra casa em feriados e férias, entre outros.

Também lembre-se de que o processo de mudança por si só também acarreta gastos. Talvez você tenha que transportar suas coisas em um caminhão, comprar móveis para mobiliar um apartamento e assim por diante.

Aluguel caro

Se o aluguel na nova cidade for alto, como é em São Paulo, considere diferentes opções de moradia, como dividir o aluguel com colegas de residência ou procurar áreas mais acessíveis. É interessante fazer essa pesquisa com antecedência, para conseguir visitar os lugares e ver o que se encaixa melhor para você.

Caso o local for em uma região longe da instituição, não se esqueça de incluir o transporte em seus cálculos. Essas serão despesas fixas, das quais você não vai se livrar até concluir a residência.

Então, é preciso escolher bem. Pode ser que, eventualmente, você acabe se mudando ao longo do tempo para um lugar melhor, ou na medida que faz seu dinheiro render, tenha a chance de se estabelecer com mais conforto.

Manter o estilo de vida anterior

Nem sempre você vai conseguir manter o estilo de vida que levava antes. Para quem morava com os pais, por exemplo, pode ser uma experiência diferenciada controlar tudo.

Mas não é apenas uma questão de finanças. Durante a residência, a carga horária de trabalho é naturalmente mais pesada do que a que é estabelecida na graduação.

Ou seja, você terá que abrir mão de lazer ou de refeições mais caras até mesmo por falta de tempo. O mais importante é não usar o dinheiro que sobra nessa economia para outras finalidades.

Assim, você evita passar aperto. E lá na frente, poderá contar com essa grana para entregar o local em que mora ou se fazer uma nova mudança.

Como lidar com as finanças na residência médica

Mas, afinal, como lidar com as finanças na residência médica? Acredite, é possível deixar tudo em ordem com alguns passos simples, que refletem de forma positiva até mesmo quando você concluir sua formação. Veja só!

Conheça seus pontos fracos

Para começar, visualize o que você mais gasta. Será que é preciso mesmo pedir comida por aplicativo todos os dias? Que tal trocar o lanche da cantina da instituição por algo que você leva de casa?

São em pequenas ações cotidianas que você consegue fazer uma economia significativa e evitar gastar mais do que o proposto por mês. Observe seus hábitos e transforme o que achar necessário para gastar só o que realmente pode.

Anote suas compras durante um mês

Para facilitar a dica anterior, também é interessante anotar suas compras durante um mês. Coloque data, valor e estabelecimento, e inclua separadamente as contas fixas de casa, com o valor que você recebe da bolsa ou que tenha disponível para usar.

Com isso, você terá uma ideia do dinheiro que entra e do que sai. E pode, a partir de então, fazer cortes ou redistribuir as finanças para que sejam melhor aproveitadas.

Faça plantões

Quem quiser tirar um extra pode sempre apostar nos plantões. É comum que os residentes façam os famosos “plantões por fora”, para receber bonificações por tempo e ganhar mais aprendizado e experiência.

É puxado? É! Mas em programas com uma carga obrigatória menor ou inexistente de plantões, como é o caso da Medicina Nuclear ou da Medicina do Trabalho, vale a pena se dedicar um pouco mais para ter uma graninha.

Fique de olho em bons investimentos

Investir sabiamente pode ajudá-lo a aumentar seu patrimônio ao longo do tempo. Portanto, procure um consultor financeiro ou pesquise opções de investimento que se adequem ao seu perfil de risco e objetivos financeiros.

Hoje, é fácil estudar sobre o assunto na internet ou encontrar profissionais de confiança que passem as orientações corretas sobre o que pode ser interessante para você. Comece com pouco, para se familiarizar com esse universo e descobrir suas ambições para o futuro.

Além disso, mantenha-se informado sobre oportunidades de investimento, como ações, imóveis, fundos mútuos, entre outros. Sempre de acordo com o dinheiro que você realmente pode aplicar, para evitar prejuízos e golpes.

Assim você vai melhorar suas finanças na residência médica!

Viu só como não é difícil lidar com as finanças na residência médica? No começo é normal ficar um pouco perdido, mas na medida em que você entende sua nova vivência e o que pode ou não fazer com seu dinheiro, administrá-lo de forma consciente se torna mais simples.

E aí, nunca passa perrengue! No mais, a preparação para a prova, como você sabe, também é longa e depende de muito estudo. Bora para o Extensivo SP, porque depois de aprender sobre dinheiro, só falta dar um gás nos estudos para arrasar na residência!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor