Carregando

Concorrência da residência médica na UFPA 2021: relação candidato/vaga

Antes de falarmos da concorrência na residência médica da UFPA, vamos falar um pouquinho da instituição? A UFPA (Universidade Federal do Pará) é uma das instituições mais respeitadas e prestigiadas do país e da América Latina. Sua sede é localizada na capital do estado do Pará, Belém. Seu foco é o desenvolvimento sustentável e a educação consciente! Enfocando sempre na preservação ambiental, principalmente, na Amazônia. Para a UFPA a ética, a biodiversidade, o respeito e a pluralidade são essenciais.

Além de ter um ensino público e gratuito de excelência, a UFPA viabiliza diversas metodologias de ensino flexíveis, mantém o pensamento democrático no ambiente estudantil e tem muitos programas de pesquisas e investigações. Para as residências médicas a universidade oferece várias oportunidades de ouro para o desenvolvimento acadêmico e profissional do médico.

Você gostaria de fazer a sua residência médica na UFPA? Então, continue lendo nosso post para saber sobre a concorrência da residência médica na UFPA!

Concorrência da residência médica na UFPA: relação candidatos/vagas

O processo seletivo de residência da UFPA é composto por duas fases. No primeiro momento do exame, o candidato faz uma prova objetiva de cem questões e, na segunda etapa, a universidade analisa o currículo do médico. Para manter as normas de biossegurança determinadas pelo Ministério da Saúde, muitas universidades passaram a usar a análise curricular como uma forma de avaliação. Mas, a prova teórica continua.

Devido a sua alta qualidade de ensino e infraestrutura, médicos do Brasil inteiro almejam ser residentes da UFPA. Dessa forma, a concorrência da residência médica na UFPA aumenta mais a cada edição anual. Embora sejam muitas vagas e muitas opções de especialidades médicas, a universidade não comporta o número exorbitante de candidatos e essa situação fomenta a competitividade entre os participantes.

É recomendável que, durante todo o decurso do seu processo de preparação e estudos para a prova de residência, você esteja consciente da demanda e da oferta de vagas que a UFPA oferece para a área que você deseja. Pois, saber como é a concorrência facilita o estudante a planejar uma rotina de estudos eficaz e direta. Perceba os seus pontos fracos e concentre boa parte da sua dedicação nesses aspectos.

A relação candidatos/vagas não deve ser motivo para pavor ou ansiedade. Você tem que ser esperto e usar essas informações como fatores que te ajudam a enxergar melhor como se deve proceder para conseguir uma das vagas. Lembrando sempre que, para quem estuda, não há motivos para pânico! Procure formas de relaxamento e não pense todo o tempo sobre a concorrência da residência médica na UFPA.

Concorrência nas áreas básicas e de acesso direto da UFPA 2021

No ano de 2021, só no município de Belém, a UFPA ofertou o total geral de 57 para 14 especialidades médicas diferentes. Contudo, a demanda foi muito maior que a oferta, porque 425 candidatos realizaram a prova de residência médica. Ou seja, foi uma edição bem concorrida desse exame e, infelizmente, muita gente ficou de fora.

As melhores universidades são realmente muito disputadas, porque todo mundo quer aprender com os melhores profissionais da área e nas melhores instituições do país. Portanto, encare essa concorrência como algo natural na vida de um acadêmico que busca ser especialista em sua área favorita. Também, não deixe de pesquisar sobre como é a concorrência de cada especialidade.

Na área de Oftalmologia, por exemplo, a oferta foi de 4 vagas para a demanda de 78 candidatos. Porém, há especialidades como Medicina de Família e Comunidade que a oferta é um pouco mais alta mas, ainda sim, a demanda continua superando o número de vagas. Para perceber as seguintes informações, observe a tabela abaixo:

ESPECIALIDADESCIDADE  OFERTA  DEMANDA DEMANDA/OFERTA
ANESTESIOLOGIABelém34414,67
CIRURGIA GERALBelém22311,50
CIRURGIA BÁSICABelém382,67
CLÍNICA MÉDICABelém57214,40
DERMATOLOGIABelém35117,00
ENDOCRINOLOGIABelém294,50
GERIATRIABelém273,50
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIABelém6386,33
INFECTOLOGIABelém4112,75
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADEBelém10191,90
OFTALMOLOGIABelém47218,00
OTORRINOLARINGOLOGIABelém34916,33
PEDIATRIABelém8172,13
PNEUMOLOGIABelém252,50

Como apontam os dados, a concorrência da residência médica na UFPA 2021 foi altíssima! Mas, é importante que você entenda que a demanda/oferta varia de acordo com a edição. Use esses dados para se basear e não como uma realidade absoluta e inalterável. Todos os anos são diferentes uns dos outros e isso é refletido de forma direta nos números, informações e mudanças do exame.

De qualquer forma, essas mudanças não fazem com que o valor e a estima da UFPA diminuam. E sim o oposto disso, a prova fica cada vez mais imparcial e adaptada às necessidades dos candidatos e da própria instituição. O processo seletivo de residência médica sempre mantém o seu padrão de transparência e equidade para todos os candidatos e colaboradores que fazem o exame acontecer.

É perceptível que a cada ano cresce o número de médicos que querem ser residentes na UFPA. Se observarmos os números da edição atual e compararmos com as edições anteriores, é possível notar esse aumento na demanda. Por essas razões, a universidade vem se modernizando a cada dia e oferecendo novas oportunidades para os profissionais e acadêmicos da área das ciências médicas.

Levando esses dados em consideração, você estará pronto para encarar a próxima edição da prova. A tabela acima exemplifica muito bem que a concorrência da residência médica na UFPA é bem elevada. Mas, não tenha medo! Você tem tudo para mandar bem. Não se esqueça de escrever um ótimo currículo que acentue o brilhantismo das suas habilidades e experiências. Boa sorte!

Você curtiu o texto? Já se sente pronto para começar a se preparar e, depois, fazer a prova de residência médica da UFPA? Então, faça parte da Academia Medway! Lá, os médicos que estão buscando pela preparação para a residência médica podem encontrar conteúdos ricos sobre estudos e instituições. Por exemplo, o informativo e-book “Os 15 Bloqueios Que te Impedem de Ser Aprovado na Residência”. Essa é uma oportunidade de ouro! Não deixe essa chance escapar!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.