Carregando

Concorrência da residência médica na Unifesp 2021 por especialidade

Também conhecida como “Paulista”, a Escola Paulista de Medicina (EPM) conta com alguns dos programas de residência médica mais disputados de SP. Não à toa os números de concorrência da residência médica da Unifesp sempre são altos, não é?

Quer ser residente aqui? Então vem descobrir como está a concorrência da residência médica da Unifesp
Quer ser residente aqui? Então vem descobrir como está a concorrência da residência médica da Unifesp

Além do Hospital São Paulo, localizado no bairro Vila Clementino, na zona Sul de São Paulo, a instituição conta com vários endereços no entorno do Hospital que funcionam como Departamentos ou cenários de prática para atividades ambulatoriais – estrutura que é o sonho de qualquer residente!

Mas como estão os números de concorrência da residência da Unifesp 2021? Tradicional e de ótima qualidade, é de se esperar que se especializar por lá seja o sonho de muita gente e que, por isso, a concorrência entre os residentes para 2021 esteja bem alta. Tá pronto pra saber?

Mas antes, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! Em breve, vamos abrir inscrições para a Mentoria 2022, nosso curso que ensina as melhores metodologias de estudo e te ajuda a potencializar seus resultados. Pra explicar a fundo o que a Mentoria oferece, faremos uma live no dia 22 de novembro, na qual também vamos oferecer condições especiais para quem quiser voar nas provas de residência médica em 2023! Pra ficar por dentro das novidades do curso, inscreva-se na nossa lista de espera. Bora brilhar na residência!

Concorrência da residência médica na Unifesp 2021: relação candidato/vaga

É exatamente disso que viemos falar hoje! Comparando com a relação candidato/vaga da Unifesp em 2020, dá para perceber que a maioria esmagadora das especialidades teve aumento na concorrência no processo seletivo de residência médica da Unifesp 2021.

A Psiquiatria, que no processo seletivo de 2019 apresentou uma relação candidato/vaga de 17, em 2020 está com 24!

A Neurocirurgia então, nem se fala! Em um ano, a concorrência já alta de 38 saltou para admiráveis 54!

Já entre as especialidades que tiveram diminuição da concorrência – embora não muito expressiva –, encontramos Cirurgia Cardiovascular, Medicina Esportiva e Patologia, somente.

Concorrência nas áreas básicas e de acesso direto da Unifesp 2021

ProgramaDuraçãoVagas PrevistasRelação candidato/vaga
Acupuntura02 anos33
Anestesiologia03 anos531
Área Cirúrgica Básica02 anos1721
Cirurgia Cardiovascular05 anos217 
Cirurgia Geral03 anos619 
Clínica Médica02 anos4815
Dermatologia03 anos729
Genética Médica03 anos212 
Infectologia03 anos5
Medicina de Emergência03 anos613 
Medicina de Família e Comunidade02 anos411 
Medicina de Tráfego02 anos1
Medicina Esportiva03 anos513 
Neurocirurgia05 anos254
Neurologia04 anos533
Obstetrícia e Ginecologia03 anos1221 
Oftalmologia03 anos1021 
Ortopedia e Traumatologia03 anos159
Otorrinolaringologia03 anos724 
Patologia03 anos4
Patologia Clínica e Medicina Laboratorial03 anos2
Pediatria03 anos1812 
Psiquiatria03 anos1324
Radiologia e Diagnóstico por Imagem03 anos1211 
Radioterapia04 anos2

Caso tenha olhado a tabela paquerando a residência de Cirurgia Geral, a gente tem uma boa dica pra ter dar! Aqui no Blog você pode encontrar conteúdos ricos sobre a residência nessa especialidade. Que tal dar uma olhada em como é essa especialização na Unifesp?

Concorrência da residência médica na Unifesp: quanto precisa tirar para entrar na Unifesp

Quem tem medo da concorrência?

É claro que bate aquela insegurança vendo esses números, mas nada disso deve abalar quem está preparado! Já falamos tudo sobre como é a prova de residência da Unifesp aqui no blog, então você já sabe que o nível de dificuldade das questões costuma ser elevado.

Treinar com a resolução de provas dos anos anteriores é a melhor forma de estar preparado para enfrentar os temas mais cobrados da prova da Unifesp. O destaque vai para assuntos queridinhos da banca, como as especialidades cirúrgicas.

Quer fazer um último treino antes da prova? Então baixe já o material que preparamos com 20 questões comentadas de cirurgia na Unifesp!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.