Carregando

Concorrência das especialidades cirúrgicas na ISCMSP 2022: relação candidato/vaga

Quer ter um dos maiores complexos hospitalares do nosso continente em seu currículo? Então é hora de se preparar e saber mais sobre a concorrência das especialidades cirúrgicas na ISCMSP 2022!

A Santa Casa é referência em atendimentos de alta complexidade e pronto-socorro, a instituição está em atividade há mais de 4 séculos. Na área de Cirurgia, o trabalho tem a mesma excelência, e por isso é tão disputado por residentes de todo o país.

Se você está entre os interessados, então bora pra esse papo! A seguir, a gente comenta um pouco mais sobre a relação candidato/vaga da última edição.

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Santa Casa 2022: confira
Concorrência das especialidades cirúrgicas na Santa Casa 2022: confira

Concorrência das especialidades cirúrgicas na ISCMSP

Antes de mais nada, lembre-se de que as estatísticas da concorrência das especialidades cirúrgicas na ISCMSP não são definitivas. A cada ano, os números podem mudar um pouco. Portanto, é fundamental acompanhá-los de perto enquanto se prepara, para ter uma ideia de quantas pessoas precisa deixar para trás no processo seletivo. Veja a tabela!

Especialidade cirúrgicaCandidatosVagasCandidato/Vaga
Cirurgia do Aparelho Digestivo60415,00
Cirurgia Pediátrica26213,00
Cirurgia Plástica65232,50
Cirurgia Torácica18118,00
Cirurgia Vascular44411,00
Coloproctologia16116,00
Urologia34217,00

Embora seja tão requisitada, a instituição tem um número bem limitado de vagas. Por isso, a concorrência das especialidades cirúrgicas na ISCMSP é uma das mais apertadas.

Em 2022, o programa de Cirurgia Plástica lidera o ranking de procura. Uma tendência que tem se mostrado na maioria das instituições do país. Lá atrás está a Cirurgia Vascular, e ainda assim ela conta com um número considerável de concorrentes.

A prova para especialidades também é um pouco diferente das de acesso direto. No caso da Santa Casa, ela conta com 50 questões de múltipla escolha voltadas para temas específicos de Cirurgia Geral, e tem 3 horas de duração, sendo realizada no mesmo dia das demais provas de residência médica da instituição.

Ela tem sido considerada um tanto quanto puxada, como é o padrão das melhores residências do país. Sendo assim, é essencial se preparar bem, além de saber exatamente qual especialidade cirúrgica escolher para construir uma carreira de sucesso.

É isso!

Pra finalizar este texto, que tal só investir em um bom curso de R3 para turbinar sua preparação? Inscreva-se no Extensivo R3 de Clínica Médica para estudar com os melhores e ter acesso a materiais de qualidade ímpar que vão te ajudar a ter resultados incríveis nas provas!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.