Carregando

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022: relação candidato/vaga

Chegou um momento muito esperado por quem está de olho na residência médica. É hora de analisar a concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022!

Essa é uma das universidades mais procuradas do país, então de cara a gente adianta que os números são apertados. No entanto, ter noção das estatísticas é uma ótima maneira de se preparar para o que te espera na hora da prova.

Então, bora lá? Aqui, você encontra todas as informações sobre esse assunto. E ainda mais algumas dicas para fazer uma boa prova. Continue a leitura!

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022
Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022

Primeiro, vale lembrar que os números a seguir podem mudar de ano para ano, mesmo que seja pouco. As tendências na Medicina mudam, assim como o interesse por certas especialidades. E tudo isso influencia no resultado.

Sobre a concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022, a gente baseou os cálculos no documento com a quantidade de inscritos e no edital para saber o número de vagas disponíveis. E o que rolou está na tabela abaixo!

Especialidade cirúrgicaCandidatosVagasCandidato/Vaga
CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO 1543,7
CIRURGIA PEDIÁTRICA16116
CIRURGIA PLÁSTICA31215,5
CIRURGIA TORÁCICA818
CIRURGIA VASCULAR 2237,3
UROLOGIA31215,5

Para esse ano, a Cirurgia Plástica e a Urologia empataram em concorrência. Mas a campeã da lista foi a Cirurgia Pediátrica, que teve apenas 1 vaga oferecida, então não poderia ser diferente.

Lá atrás está a Cirurgia do Aparelho Digestivo, com uma procura bem moderada. O que não significa que você pode relaxar.

A prova da Unesp dessa vez contou apenas com uma prova objetiva, com temas específicos de Cirurgia Geral. Não teve prova prática ou análise de currículo, então se dar bem de primeira foi essencial para a classificação.

Sabe que quer investir na sua formação, mas não sabe qual especialidade cirúrgica escolher? A gente já falou sobre isso por aqui, e as dicas podem ajudar você a definir seu caminho. E também já fizemos uma outra análise sobre as especialidades mais concorridas na Unesp, que também é interessante dar uma olhada.

Quem tem medo da concorrência?

E então, o que você achou da concorrência das especialidades cirúrgicas na Unesp 2022? O programa que você deseja cursar apresenta um número mais alto ou moderado?

Independentemente do resultado, é muito importante deixar o medo e a ansiedade de lado e focar mesmo no que interessa. Não deixe para começar a se preparar em cima da hora! A prova da Unesp é puxada e tem um nível de cobrança alto. Foco nos estudos e pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.