Carregando

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp 2022: relação candidato/vaga

Atenção, atenção! Assunto importante no post de hoje, galera! É dia de falar sobre a concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp 2022 e apresentar a relação candidato/vaga de todos os programas.

Essa, além de ser uma das instituições mais renomadas do país, ainda é referência quando se trata do pré-requisito em Cirurgia Geral. Ou seja, dá para imaginar que a disputa para as subespecialidades da área é bastante acirrada, não é mesmo?

Por isso, é importante ficar de olho todo ano para saber o que te espera quando chegar a sua vez de prestar a prova. Agora, vamos aos detalhes!

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp 2022: relação candidato/vaga
Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp 2022: confira a relação candidato/vaga!

Concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp

A concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp muda um pouco todo ano. O que não muda mesmo é a grande procura pelos programas: além de residentes que concluem a Cirurgia Geral na própria instituição, chega ainda muita gente de outras regiões do Brasil. 

Veja só as estatísticas para descobrir por que você deve estudar, e muito, para conquistar sua vaga.

Especialidade CirúrgicaCandidatosVagasCandidato/Vaga
Cirurgia de Cabeça e Pescoço12112,00
Cirurgia do Aparelho Digestivo42410,50
Cirurgia do Trauma422,00
Cirurgia Geral – Programa Avançado313,00
Cirurgia Pediátrica19119,00
Cirurgia Plástica53226,50
Cirurgia Torácica919,00
Cirurgia Vascular31310,33
Coloproctologia13113,00
Urologia44314,67

Quem sai na frente da concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp 2022 é a Cirurgia Plástica. E, lá atrás, os candidatos da Cirurgia do Trauma tiveram uma concorrência relativamente tranquila. 

Por outro lado, aqueles que se candidataram para Cirurgia Pediátrica e Urologia também tiveram que ficar mais espertos. O restante ficou dentro da média dos últimos anos.

A prova das especialidades cirúrgicas, assim como das especialidades clínicas, aconteceu em dezembro de 2021. Ela contou com peso 9 na nota final, e os candidatos puderam resolver as questões em um período de 5 horas. O conteúdo se aprofundou em temas específicos do pré-requisito em Cirurgia Geral.

Na segunda fase, os candidatos encararam a análise de currículo com peso 1. Portanto, se você vai prestar essa prova, lembre-se de que ao longo do seu primeiro programa de residência é importantíssimo continuar a rechear o currículo.

Quem tem medo da concorrência?

E esses foram os números da concorrência das especialidades cirúrgicas na Unicamp em 2022! E aí, rolou aquele frio na barriga ao pensar na galera que você precisa deixar para trás quando chegar a sua vez de fazer a prova?

Não deixe que ele te domine! Se você concluiu a residência médica em Cirurgia Geral, conseguiu percorrer metade da jornada com muito sucesso. E já sabe o que acontece na hora da prova, certo? Portanto, agora é só estudar pra valer.

Se ainda rolar aquela dúvida sobre qual especialidade cirúrgica escolher, a gente também te ajuda, porque já falamos sobre o assunto por aqui. Para completar, também mostramos a prova e o gabarito das especialidades cirúrgicas da última prova da Unicamp, uma ótima forma de se preparar para esse processo.

Pra finalizar este texto, que tal só investir em um bom curso de R3 para turbinar sua preparação? Inscreva-se no Extensivo R3 de Clínica Médica para estudar com os melhores e ter acesso a materiais de qualidade ímpar que vão te ajudar a ter resultados incríveis nas provas!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.