Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP 2022: relação candidato/vaga

Conteúdo / Residência Médica / Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP 2022: relação candidato/vaga

Fala, moçada! Está no ar tudo o que você precisa saber a respeito da concorrência das especialidades cirúrgicas na USP 2022, além de algumas dicas essenciais para você conquistar a tão sonhada vaga em um desses programas.

Como a USP é uma das universidades mais disputadas e procuradas por estudantes de Medicina, observar as estatísticas é fundamental para se dar bem. Mesmo que, a cada processo seletivo, elas possam mudar um pouco.

Portanto, vamos lá! A seguir a gente mostra a tabela, um apanhado geral sobre a prova e deixa aquele incentivo especial para você encarar seus concorrentes. Confira!

Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP 2022
Confira a concorrência das especialidades cirúrgicas na USP 2022

Concorrência das especialidades cirúrgicas na USP

A concorrência das especialidades cirúrgicas na USP é bem alta, como já era de se esperar. Ainda que o número de vagas disponíveis seja um pouco maior em comparação à outras instituições paulistas, é justamente isso o que atrai mais gente e deixa tudo mais acirrado. Olha só!

Especialidade CirúrgicaCandidatoVagaCandidato/Vaga
Cirurgia do Aparelho Digestivo77711,00
Cirurgia Pediátrica17117,00
Cirurgia Plástica145720,71
Cirurgia Torácica3866,33
Cirurgia Vascular53413,25
Coloproctologia15115,00
Urologia58511,60

O programa que saiu na frente da concorrência das especialidades cirúrgicas na USP 2022 foi a Cirurgia Plástica. A especialidade tem sido a mais concorrida não apenas nesta, mas em outras várias universidades ao redor do país. Com o menor índice, a Cirurgia Torácica chega em último lugar do ranking, mas ainda assim 6,33 candidatos por vaga é um número expressivo.

A prova de especialidades deste ano contou com nada menos que 100 questões de múltipla escolha, e teve peso 9. A princípio, a prova prática estava descrita no edital do processo seletivo, mas acabou sendo excluída oficialmente dessa edição.

Dessa maneira, o peso 1 que sobrou passou para a análise de currículo. Algo super comum nas instituições paulistas, então quem reuniu boas experiências ao longo dos anos de estudos conquistou de vez a banca avaliadora e se classificou para a matrícula.

Quem tem medo da concorrência?

E então, você tem medo da concorrência das especialidades cirúrgicas na USP? Se sim, coloque essa insegurança de lado e concentre seus esforços em sua preparação. Não vale a pena sofrer por antecipação, e a gente te ajuda no caminho para a realização desse sonho.

Se você encarou o pré-requisito de Cirurgia Geral, inclusive tem uma ideia do que precisa encarar e fazer para passar na prova. Se não chegou lá ainda, vale reforçar que o nervosismo é natural, mas o melhor é tentar ao máximo deixá-lo de lado se quiser obter bons resultados.

Para completar, se tiver dúvida sobre qual especialidade cirúrgica escolher, é só consultar o que falamos sobre o assunto outro dia. E também rola conferir mais a fundo a prova e o gabarito das especialidades cirúrgicas, que é um excelente meio de começar a estudar.

Mas, para se jogar ainda mais nos estudos, venha estudar com a gente! Escolha entre o CRMedway Online ou CRMedway Online+Presencial e aproveite para estudar com os melhores professores e materiais para tirar mais essa etapa da residência médica de letra.

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway