Carregando

Concorrência das especialidades clínicas na Unesp 2022: relação candidato/vaga

Quem aí está a fim de saber mais sobre a concorrência das especialidades clínicas na Unesp 2022? Aqui é o lugar certo para descobrir tudo o que rolou no último processo seletivo da instituição.

É essencial entender um pouco mais sobre a relação candidato/vaga, um ponto importante a se observar durante a sua preparação para essa etapa da residência médica. Isso porque a Unesp é, sem dúvidas, uma das universidades mais procuradas do Brasil quando o assunto é Medicina.

Então, vamos lá? A seguir, preparamos um quadro com essas informações e deixamos mais algumas dicas para quem vai enfrentar essa prova em um futuro próximo e quer saber mais. Confira!

Concorrência das especialidades clínicas na Unesp 2022: relação candidato/vaga
Confira a concorrência das especialidades clínicas na Unesp 2022

Concorrência das especialidades clínicas na Unesp 2022

Bom, antes de mais nada, vale a pena lembrar que esses números podem mudar de ano para ano. Mas é importante acompanhá-los para saber o que te espera no futuro e dar aquele gás na sua preparação. 

No quadro abaixo, a gente mostra tudo sobre a concorrência das especialidades clínicas na Unesp 2022, então fique de olho no programa que você quer!

Especialidade ClínicaVagasCandidatosCandidato/Vaga
Cardiologia5234,6
Endocrinologia e Metabologia3279
Gastroenterologia4225,5
Geriatria2115,5
Hematologia e Hemoterapia3227,33
Nefrologia8253,125
Oncologia Clínica133,00
Pneumologia294,5
Reumatologia273,5

Na Unesp, o programa campeão de inscritos foi a Endocrinologia e Metabologia, com folga. Ou seja, se esse é o caminho que você quer seguir, fique esperto, porque o número de vagas foi bem limitado! Pouco atrás esteve a Cardiologia, com um pouco mais de vagas, o que diminui a concorrência.

O programa de Oncologia Clínica foi o que teve menos procura. Embora a prova para programas com pré-requisito seja mais simplificada, isso não quer dizer que sejam fáceis.

Esse ano, nenhuma especialidade teve prova prática ou análise de currículo, então, ir muitíssimo bem na prova se mostrou fundamental. Pode ser que esse esquema mude nos próximos anos, mas por via das dúvidas, é bom focar em ter um excelente desempenho logo de cara.

É isso!

Pra finalizar este texto, que tal só investir em um bom curso de R3 para turbinar sua preparação? Inscreva-se no Extensivo R3 de Clínica Médica para estudar com os melhores e ter acesso a materiais de qualidade ímpar que vão te ajudar a ter resultados incríveis nas provas!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.